Não é segredo para ninguém que, desde 2019, o mercado digital cresce exponencialmente e já tornou-se um hábito do brasileiro. Se antes a compra online era feita com receios, hoje ela já tem espaço o bastante para ter total atenção dos comerciantes.
O que você vai encontrar?
ToggleAfinal, dados divulgados pela Worldpay from FIS confirmam que o comércio eletrônico deve crescer 55,3% nos próximos anos, segundo relatório da Global Payments Report. O cenário é ainda mais animador quando os dados apontam que o Brasil deve avançar 95% das suas vendas de e-commerce.
Neste sentido, é preciso que os empreendedores entendam a importância deste canal e estejam por dentro das tendências para o e-commerce.
Por esse motivo, separamos algumas dicas e tendências para você investir dentro das vendas online!
Qual a importância de acompanhar as tendências de mercado?
Diante de um universo altamente dinâmico e em constante evolução que é a dos negócios online, todo esforço para estar alinhado com o mercado é importante.
Afinal, o e-commerce tem sido uma força disruptiva nos últimos anos, transformando a maneira como as pessoas compram e as empresas vendem produtos e serviços.
Para ser competitivo, é crucial estar alinhado às boas práticas e adaptar-se às tendências emergentes para não ficar obsoleto.
Afinal, à medida que as novas tecnologias surgem e a conectividade se expande, as preferências do consumidor também mudam, sendo assim, são criados novos hábitos de compra.
Para ficar mais simples, temos um exemplo: com o crescimento das experiências de compra por celular, o consumidor se acostumou a fazer compras e transações a qualquer hora, de qualquer lugar, com seu próprio dispositivo.
Neste caso, é visível que o investimento mais assertivo é na experiência do cliente via mobile, seja por apps ou pelo site.
Além do objetivo claro de seguir atendendo as demandas dos clientes, acompanhar as tendências do mercado de e-commerce é essencial para que as empresas encontrem boas oportunidades de impulsionar o crescimento.
Sejam novas ferramentas, plataformas, canais de aquisição ou soluções, há sempre algo de novo para melhorar a eficiência, experiência do cliente e alcance do público. Isso inclui as novidades relacionadas a inteligência artificial, análise de dados, chatbots, realidade aumentada e muito mais.
Ao estar atualizado sobre essas tendências, as empresas podem aproveitar as oportunidades para melhorar suas operações, otimizar processos e oferecer uma experiência excepcional aos clientes.
Quais são as principais tendências do e-commerce para 2023?
Agora que você já sabe qual a importância de estar antenado nas tendências do mercado de e-commerce, chegou a hora de saber em qual prática apostar esse ano!
Vamos lá:
Novas opções de pagamento
Essa tendência é uma forma de ampliar alcance e investir em acessibilidade para os consumidores, por isso, adicionar novas opções de pagamento tem chamado a atenção dos e-commerce. Cada pessoa tem suas preferências e necessidades quando o assunto é transação online.
Ao oferecer métodos de pagamento variados como os cartões de crédito, pix, transferências bancárias, carteiras digitais e até mesmo criptomoedas, os e-commerces conseguem atingir diferentes perfis de clientes.
Isso dá mais liberdade e flexibilidade para quem deseja comprar na sua loja online. Neste sentido, a taxa de conversão e reduzir a taxa de abandono de carrinho.
Produtos personalizados
Como você pôde perceber pela primeira tendência, a experiência do cliente é cada vez mais um fator determinante para a compra. Neste sentido, ter produtos personalizados permite que os e-commerces atendam ainda mais as necessidades individuais dos clientes, criando um vínculo ainda mais forte.
Além de aumentar a identificação e fidelização dos clientes, os produtos personalizados têm grande potencial para bombar em ocasiões especiais e servir como opção para presentes. Afinal, oferecer grandes experiências também está entre os desejos dos consumidores quando o assunto é presentear alguém.
Outro ponto importante é o destaque em frente a concorrência, afinal, dentro de um mercado tão competitivo, oferecer produtos personalizados pode ser um diferencial enorme. Dessa forma, é possível criar uma proposta de valor única, pois os clientes sabem que estão diante de algo exclusivo e especial.
Vale ressaltar que a tecnologia atual também facilita esse tipo de implementação, já que as ferramentas de personalização online estão cada vez mais acessíveis.
Aquisição orgânica
Um canal de aquisição que vem brilhando os olhos dos e-commerces que já se cansaram de investir tanto dinheiro em aquisição de clientes é o SEO.
Em um cenário digital altamente competitivo, ter uma presença online forte alcançando um bom posicionamento nos mecanismos de busca é uma maneira de fortalecer o branding e atrair cliques cada vez mais qualificados.
Com investimento em SEO, você adequa o site para que seja facilmente compreendido pelos motores de busca, como o Google, considerando o que é relevante para as palavras-chave específicas que os usuários pesquisam.
Com SEO, os e-commerces têm a oportunidade de aumentar sua visibilidade nos mecanismos de busca, o que pode gerar um tráfego orgânico consistente e valioso, sem precisar pagar por clique.
Outra vantagem do investimento é a construção de autoridade e reputação da marca. Quando um site está bem otimizado e posicionado nos resultados de busca, ele é visto como relevante e confiável pelos usuários.
Consumo verde
O consumo sustentável é uma tendência fortíssima para 2023, afinal, a conscientização sobre questões ambientais só aumenta e, consequentemente, os consumidores vêm mudando seus hábitos para serem cada vez mais sustentáveis.
Uma das vantagens dessa tendência é que é possível oferecer produtos e serviços de maneira mais nichada, já que o objetivo é atingir e reter clientes preocupados com o meio ambiente.
Além disso, ao impactar positivamente o público em questão, é possível conquistar muito mais do que a compra de produtos e, sim, o apoio do consumidor. Isso resulta em um aumento nas vendas, na satisfação do cliente e na construção de uma imagem de marca positiva.
Outro aspecto importante do consumo verde é a redução do impacto ambiental. Os e-commerces têm a oportunidade de adotar práticas de embalagem e envio mais sustentáveis e até fazerem parte das empresas ESG.
Afinal, as práticas sustentáveis não apenas ajudam a preservar o meio ambiente, mas também podem gerar economia de custos a longo prazo.
Realidade aumentada
A realidade aumentada é uma forma de ficar mais próximo dos seus clientes e é uma tendência que já ganhou o coração dos consumidores. Afinal, essa tecnologia permite que os consumidores experimentem produtos virtualmente, em tempo real, aliando elementos virtuais com o ambiente físico.
Ao implementar a realidade aumentada nas plataformas, os e-commerces transformam a experiência de compra e oferecem uma maneira interativa de avaliar a compra e visualizar os produtos.
Neste sentido, a realidade aumentada pode ajudar a superar uma das principais barreiras do e-commerce: a incapacidade de ver de perto os produtos antes da compra.
Com a RA, os clientes podem ter uma experiência próxima à de uma loja física, explorando detalhes e características dos produtos de maneira interativa. Eles podem visualizar como um móvel ficará em sua sala de estar, experimentar virtualmente roupas para ver como ficam no corpo ou até mesmo testar maquiagem virtualmente.
Simular a experiência do produto em mãos pode ser fator decisivo para a compra!
Inteligência de dados
Com os dados gerados pelas interações, transações e comportamentos de compra dos clientes, os e-commerces têm ouro em mãos. Por esse motivo, a inteligência de dados é uma das tendências mais fortes para o mercado em 2023.
Afinal, uma das principais vantagens de investir na inteligência de dados é a capacidade de entender melhor o perfil, as preferências e o comportamento dos clientes, baseados em informações reais.
Neste sentido, as empresas identificam as tendências do segmento em que estão inseridas, além de obter dados sobre os padrões de compra, características demográficas e preferências específicas dos consumidores.
Sendo assim, os e-commerces conseguem personalizar ofertas, aprimorar a segmentação de mercado e fornecer recomendações mais assertivas.
Além disso, a inteligência de dados pode ajudar os e-commerces a tomar decisões mais embasadas e estratégicas. Isso porque, ao analisar os dados de vendas, estoque, comportamento do cliente e métricas de desempenho, o negócio obtém insights sobre a eficácia de suas estratégias de marketing, a rentabilidade dos produtos e a eficiência das operações.
Além desses pontos, a inteligência de dados também analisa informações relacionadas aos processos de logística, estoque e demanda que toda loja online tem. Neste caso, também é possível melhorar a eficiência operacional através dessa ferramenta, por isso, é uma tendência tão forte!
Inteligência artificial
É impossível falar de tendências e não citar a Inteligência Artificial. Por esse motivo, ela também é bastante utilizada nos e-commerce e pode ser transformadora para algumas lojas online.
Afinal, uma das principais vantagens da inteligência artificial para os e-commerces é a capacidade de oferecer uma experiência de compra altamente personalizada.
Com o uso de algoritmos avançados, a IA pode analisar os dados dos clientes, como histórico de compras, preferências, comportamento de navegação e interações anteriores, para fornecer recomendações e ofertas personalizadas.
Isso aumenta a relevância das ofertas, melhora a satisfação do cliente e aumenta as chances de conversão.
Mas, mais do que fornecer dados qualificados e específicos, a inteligência artificial também aprimora o atendimento ao cliente. Por meio de chatbots e assistentes virtuais alimentados por IA, os e-commerces podem oferecer suporte e assistência em tempo real aos clientes, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Outra vantagem da inteligência artificial é a capacidade de analisar grandes volumes de dados de forma eficiente e precisa.
A IA pode processar informações em tempo real, identificar padrões, tendências e insights ocultos nos dados, fornecendo aos e-commerces informações valiosas para tomada de decisões estratégicas.
Neste caso, é possível melhorar as estratégias de marketing e também, identificar oportunidades de mercado e antecipar as demandas dos clientes.
Como aproveitar as tendências de comércio digital em seus negócios?
Com as novas tecnologias o consumidor está cada vez mais exigente, por isso a relação com o cliente online, deve ser feita de maneira assertiva.
Sites complicados, rede social desatualizada e pouca informação sobre seu produto ou serviço, principalmente nos seus canais oficiais de comunicação, podem afetar diretamente a decisão de compra do seu cliente.
Passar credibilidade para o seu cliente é fundamental. Comodidade, tecnologia e sustentabilidade devem estar ligados ao propósito da empresa e o objetivo é facilitar a jornada de cada um dos compradores.
Duas recomendações bônus que estão em alta também são:
- Live commerce
Crie transmissões ao vivo para mostrar seus produtos, recorra a influenciadores para construir ainda mais confiança com seu público.
- Entregas expressas
Os consumidores buscam cada vez mais produtos com melhores preços e menos prazo de entrega, adeque sua empresa para entregas expressas que ocorrem até no mesmo dia de compra.
A gente sabe que montar o seu site não é uma tarefa fácil e nem todo empreendedor tem recursos para isso. Mas você sabia que consegue vender online de uma forma muito simples e prática?
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