Biometria, reconhecimento facial, aproximação, a tecnologia ganhou espaço quando o assunto é tendências de pagamentos para 2025. A digitalização dos meios de pagamento está cada dia mais presente no cotidiano dos consumidores e dos empreendedores.
O que você vai encontrar?
ToggleOs meios de pagamento são as formas disponíveis para realizar transações financeiras, ou seja, a maneira como você paga por um produto ou serviço. Eles podem ser físicos, como dinheiro em espécie, ou digitais, como transferências bancárias, cartões e aplicativos de pagamento. Cada um tem suas características, vantagens e momentos mais indicados para uso.
Principais tendências de meios de pagamentos para 2025
As ferramentas e meios digitais para realizar pagamentos, em contínuo crescimento permanecem neste ritmo como tendências em 2025. Sistemas, instituições e softwares se adequam e inovam para otimizar e levar rapidez para a hora do pagamento, mas paralelo a esse desenvolvimento, há a preocupação com a segurança nas transações.
Praticidade, personalização e segurança são palavras-chaves as tendências prevista para próximo ano:
- Carteiras digitais: a praticidade e segurança tendem a ser reforçadas para esse meio, com Biometria, reconhecimento facial, o uso do token. As carteiras digitais utilizam a aproximação, o contactless, leitura de QRCode com facilidade, seja pelo smartwatch ou celular.
- Pagamentos Invisíveis: o pagamento invisível se destaca pela agilidade, é usado frequentemente em aplicativos, como o Uber. O cadastro é feito de forma rápida e a finalização do pagamento de forma automática.
- Pagamentos Omnicanal: permite que os clientes realizem compras e pague de maneira integrada em diferentes canais — online e offline — de modo contínuo e unificado, como a compra em um aplicativo com retirada na loja.
- PIX Cobrança: o PIX se torna ainda mais forte, com pagamentos automáticos programados para contas recorrentes, como água e luz.
- TEF (Transferência Eletrônica de Fundos): com a digitalização acelerada, soluções de TEF estão se tornando mais simples e acessíveis para pequenas e médias empresas. Além de integrarem sistemas de gestão, permitem maior controle das vendas e reduzem custos operacionais.
- Cartão de crédito e débito: o tradicional cartão, rápido e seguro continua como um meio muito utilizado, porém dá cada dia mais espaço às carteiras digitais.
Principais perguntas sobre meios de pagamentos
A seguir vamos responder às principais dúvidas dos empreendedores sobre meios de pagamentos.
Por que oferecer mais de uma opção de pagamento?
Os diferentes meios de pagamentos atuais são acessíveis e práticos, chegando rapidamente a diferentes perfis de clientes de um mesmo nicho. Assim, oferecer mais de uma opção para finalização das compras auxilia para uma boa experiência do cliente, conforto e agilidade, o que pode levar à uma fidelização maior à empresa.
Quais os meios de pagamentos mais seguros?
A segurança é algo continuamente pensado para todas as tendências de meios de pagamento, o uso da biometria, reconhecimento facial e o uso do token tem sido fortificado cada dia mais para transações mais seguras. Além de ser importante também, a atenção do cliente na hora da compra e confirmação de dados.
Vale a pena investir em pagamentos por aproximação?
O pagamento por aproximação supõe agilidade e isso é procurado e valorizado pelo consumidor atualmente. Segundo um balanço feito pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), diariamente, 60 milhões de compras são pagas por aproximação (cerca de 2,4 milhões de pagamentos por aproximação por hora). A prática oferece agilidade também para o empreendedor na hora da venda.