Conecte-se ao empreendedorismo

Formatos e tamanho de imagens para redes sociais – 2021 [Guia completo]

Tempo de Leitura: 5 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Quem produz conteúdo para a internet e para as redes sociais sabe que as dimensões de fotos e vídeos contam muito na hora de manter a qualidade de suas publicações. 

Cada uma das redes possuem dimensões específicas para que possam se enquadrar no principal objetivo da plataforma, seja texto, imagem, vídeo etc.

Por isso, separamos aqui neste post as dimensões utilizadas em cada uma das principais redes sociais, para que você possa compartilhar imagens e vídeos de alta qualidade em suas redes. 

Confira:

Facebook

Hoje, o Facebook é considerado a maior rede social do mundo, com 1,18 bilhão de usuários ativos por mês.

Com a alta visibilidade da rede, fica claro a importância da presença digital dos negócios na plataforma. Mas assim como as outras redes, o Facebook também tem suas regras e seus padrões que devem ser seguidos por todos.

O tamanho das imagens para as redes sociais é indispensável para uma comunicação boa e de qualidade, pois elas determinam como as fotos serão exibidas em sua linha do tempo pessoal e como elas também serão exibidas no feed de notícias de um usuário.

Por isso, se você quer que a comunicação visual da sua empresa seja uma das melhores, certifique-se de escolher as dimensões corretas com base em onde deseja que a maioria dos espectadores vejam sua imagem.

Tamanho de imagens para Facebook

-> Imagem do perfil no Facebook (Fan Page)

  • Tamanho padrão: 180 x 180 px na proporção 1:1.

-> Imagem da capa no Facebook (Fan Page)

  • Tamanho padrão para imagem: 851 x 315 px;

-> Imagem do Feed no Facebook

  • Carrossel: 1080 x 1080 px na proporção 1:1;
  • Horizontal: 1200 x 630 px;
  • Vertical: 1080 x 1350 px.

-> Imagem dos Stories no Facebook

  • Tamanho padrão: 1080 x 1920 px, na proporção de 9:16 e limite de 15 segundos (no caso de vídeos).

-> Imagem da capa de Evento no Facebook

  • Tamanho padrão para imagem: 1200 x 628 px, aproximadamente 2:1;

-> Imagem da capa para Grupo no Facebook

  • Dimensão padrão: 1.640 X 856 px.

Tamanho de vídeos para Facebook 

-> Capa no Facebook (Fan Page)

  • Pelo menos, 1250 x 312 px e duração de 20 a 90 segundos.

-> Capa de Evento no Facebook

  • Mesmo tamanho da imagem (1200 x 628 px) e duração de 30 segundos a 5 minutos.

-> Vídeo do Feed no Facebook 

  • Posts em vídeo seguem as mesmas resoluções que em imagens. Porém, a duração máxima do vídeo deve ser de 240 minutos e o tamanho máximo do arquivo é 4.0 GB.

Instagram

Quando falamos em rede social focada em compartilhamento de fotos, o Instagram aparece como a mais popular. A plataforma é o melhor lugar para se trabalhar a criatividade visual.

O Instagram é baseado em recursos visuais, o que deve ser uma indicação de como é importante seguir essas diretrizes de tamanho de imagem, garantindo assim a qualidade das postagens. 

Veja quais são as dimensões dessa rede:

Tamanho de imagens para o Instagram

-> Imagem do Perfil no Instagram

  • Tamanho mínimo: 110 × 110 px;
  • Tamanho padrão: 720 x 720 px na proporção de 1:1.

-> Imagem do Feed no Instagram

  • Quadrado/Carrossel: 1080 x 1080 px;
  • Horizontal: 1080 x 566 px;
  • Vertical: 1080 x 1350 px.

-> Imagem dos Stories no Instagram

  • Tamanho padrão: 1080 x 1920 px.

Tamanho de vídeos para o Instagram

-> Vídeo dos Stories do Instagram

  • Resolução: 1080 x 1920 px;
  • Limite: 15 segundos na proporção de 9:16.

-> Vídeo do IGTV no Instagram

  • Resolução: 1080 x 1920 px na proporção 16:9 ;
  • Limite: de 1 a 60 minutos;
  • Imagem da capa: 420 x 654 px na proporção 1:1.55.

-> Vídeo do Reels no Instagram

  • Resolução: 1080 x 1920 px na proporção 16:9 ;
  • Limite: até 30 segundos.

-> Vídeo do Feed no Instagram

  • Duração do vídeo: até 60 segundos (em formato .MP4 ou .MOV);
  • Tamanho máximo do arquivo: 4GB;
  • Quadrado/Carrossel: 1080 x 1080 px;
  • Horizontal: 1080 x 566 px;
  • Vertical: 1080 x 1350 px.

-> GIF nos Stories do Instagram

  • Mesmas medidas de vídeo, porém, arquivo salvo na extensão .GIF;
  • Tamanho do arquivo: até 1,5 MB;
  • Duração de 3 segundos.

WhatsApp

Atualmente, o WhatsApp é um dos principais aplicativos para o envio de mensagens rápidas, além de ligações por voz e chamadas de vídeo.

A popularidade do aplicativo foi tão grande que até mesmo uma versão Business do WhatsApp foi desenvolvida, para melhorar a forma de contatos dos negócios, com programações de mensagens, etiquetas, estáticas e muito mais.

Conheça abaixo quais são os tamanhos de imagem para o WhatsApp:

Tamanho de imagens para WhatsApp

-> Imagem do perfil no WhatsApp

  • Tamanho padrão: 192 x 192 px.

-> Imagem do status no WhatsApp

  • Tamanho recomendado: 1080 x 1920 px.

-> Imagem do Thumbnail no WhatsApp (Conversa)

  • Tamanho recomendado: 600 x 600 px.

-> Texto no WhatsApp

  • Limite de 500 caracteres.

Tamanho de vídeo para WhatsApp

  • Assim como acontece com as imagens, os arquivos de vídeo também possuem um limite de 16 MB. Porém, a plataforma oferece a opção de cortar o vídeo antes do envio.

LinkedIn

Com 467 milhões de usuários, o LinkedIn é a maior rede profissional do mundo. Enquanto as demais redes sociais são ótimas para impulsionadores de tráfego e clientes, o LinkedIn em específico é ideal para conseguir ótimos funcionários e se conectar com outros profissionais do setor.

Conheça as principais especificações de tamanho de imagens para o LinkedIn:

Tamanho de imagens para o LinkedIn 

-> Imagem de perfil e capa no LinkedIn (Perfil Pessoal)

  • Tamanho do avatar: 300 x 300 px;
  • Tamanho da capa: 1584 x 396 px (até 8MB).

-> Imagem de perfil e capa no LinkedIn (Company Page ou Showcase)

  • Tamanho do avatar ou logo: 300 x 300 px (até 2MB);
  • Tamanho da capa: 1536 x 768 px (até 4MB).

-> Imagem do feed no LinkedIn

  • Tamanho recomendado: 1200 x 627 px
  • Tamanho de vídeo na horizontal: 1920 x 1080 px;;
  • Tamanho de vídeo na vertical: 1080 x 1920 px.

Sobre as imagens e vídeos no LinkedIn

  • Tamanho mínimo de 75KB e máximo até 5 GB;
  • Proporção do vídeo 1:2,4 – 2,4:1;
  • Duração mínima de 3 segundos e máxima de 10 minutos;
  • Extensões aceitas: ASF, FLV, MPEG-1, MPEG-4, MKV, WebM, H264/AVC, MPEG-4, VP8, VP9, WMV2 e WMV3;
  • A largura mínima para posts é de 200 px. Se ela for inferior a isso, não será exibida em formato de imagem maior, mas sim como uma miniatura à esquerda da publicação.

Twitter

Com cerca de  313 milhões de usuários ativos por mês, o Twitter é uma das redes de mídia social destinadas a discussões sobre diferentes tipos de assuntos. É no Twitter, por exemplo, que seus clientes vão falar e discutir sobre a sua marca. 

Veja quais são as dimensões de imagens usadas nessa rede:

Tamanho de imagens para o Twitter

-> Imagem do perfil no Twitter

  • Tamanho padrão: 400 x 400 px.

-> Imagem da capa no Twitter

  • Tamanho padrão: 1500 x 1500 px.

-> Imagem do feed no Twitter

  • Quadrada sem link: 1200 x 1200 px na proporção 1:1;
  • Quadrada com link 800 x 800 px na proporção 1:1;
  • Retangular sem link: 600 x 335 px na proporção 16:9;
  • Retangular com link: 800 x 418 px na proporção 1.91:1.

-> Imagem dos fleets no Twitter

  • Tamanho padrão: 1080 x 1920 px.

Sobre as imagens, vídeos e gifs no Twitter

  • Formatos aceitos de imagem: JPEG e PNG;
  • Formatos aceitos de vídeo: MP4 ou MOV;
  • Duração do vídeo: de 2 minutos e 20 segundos no máximo;
  • Tamanho do vídeo: 512 MB;
  • Duração do GIF: até 140 segundos (40 frames por segundo);
  • Tamanho do GIF: até 5 MB no mobile e 15 MB para web.

Tiktok

Apesar de seu crescimento recente, o Tiktok já ultrapassou a marca de um bilhão de downloads. Nesse aplicativo, os usuários conseguem fazer vídeos curtos com diferentes objetivos, dentre eles: as dublagens, as transições, os desafios, os duetos e as reactions.

Com muitos usuários ativos, o Tiktok já virou alvo de muitas empresas para suas campanhas de Marketing. E para alcançar bons resultados, é preciso agir conforme o formato da rede.

Veja então quais são as dimensões do Tiktok:

Tamanho de imagem para o Tiktok

  • Tamanho padrão: 200 x 200 px.

Tamanho de vídeo para o Tiktok

  • Tamanho padrão: 1080 x 1920 pixels; proporção 9:16.

Ficou com alguma dúvida sobre o tamanho das imagens para as redes sociais? Comente aqui abaixo:

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

2 respostas

    1. Muito obrigado pelo seu feedback positivo!

      A vhsys é uma empresa comprometida em fornecer soluções eficientes para o gerenciamento de negócios.

      Caso você tenha alguma pergunta adicional sobre a vhsys ou precise de mais informações sobre o assunto, estou à disposição para ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!