Empresas do Simples Nacional são excluídas do Refis 2017

Rosana Moraes

Um novo texto do Programa Especial de Regularização Tributária (Pert), mais popularmente conhecido como Refis, foi sancionado com vetos no dia 24 de outubro. Entre as regras que foram retiradas do projeto, está a que incluía as empresas optantes pelo Simples Nacional neste programa de parcelamento de dívidas.

Ou seja, as micro e pequenas empresas enquadradas no Simples Nacional não podem aderir a este novo Refis. A justificativa dessa decisão foi a de que não se pode alterar a legislação específica desse regime tributário por meio de uma lei ordinária (como no caso do Pert) e que os débitos abrangidos no projeto são relacionados a tributos federais, estaduais e municipais – que não são de competência da Receita Federal e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), e sim do Comitê Gestor do Simples Nacional.

Conheça o VHSYS e facilite a gestão da sua empresa!

Saiba mais sobre o Refis 2017

O Refis é o programa de parcelamento de dívidas do governo que traz condições especiais para que pessoas físicas e jurídicas quitem seus débitos. O antigo texto válido em 2017 foi feito por meio da Medida Provisória 783/2017 e perdeu sua validade em outubro. No entanto, a discussão para a criação de uma nova lei a respeito do Pert se prolongou durante o ano todo.

A lei aprovada, nº13.496/2017, prevê descontos que podem variar entre 50% a 90% sobre os juros, dependendo da modalidade escolhida, e de 25% a 70% para as multas. Estão inclusos no programa dívidas de natureza tributária e não tributária vencidas até 30 de abril de 2017.

Para aderir ao novo Refis é necessário se inscrever pelo Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC) até o dia 14 de novembro.

As empresas que já aderiram ao Pert não precisarão solicitar novamente sua opção à Receita Federal ou PGFN, pois seus débitos serão automaticamente migrados para a nova modalidade de parcelamento.

Controle a situação financeira da sua empresa

Contrair dívidas e não ter como pagá-las é o pesadelo de toda e qualquer pessoa, seja física ou jurídica. Para não prejudicar o futuro da sua empresa com uma situação dessas, é importante fazer um acompanhamento constante do desempenho financeiro do seu negócio.

Fluxo de caixa, contas a pagar e receber e conciliação bancária são algumas das tarefas essenciais para quem quer uma boa saúde financeira da empresa e, aliados a relatórios gerenciais detalhados, fazem toda a diferença entre um negócio sobreviver ou não no mercado. No entanto, realizar esses processos manualmente, usando planilhas e cadernos, pode ser arriscado: os dados podem se perder entre tantas contas e arquivos, e também o manuseio dos materiais não é prático e demanda tempo para preencher as informações e calcular cada variável.

Você pode ter mais controle, praticidade e agilidade nos processos financeiros da sua empresa: basta investir em um sistema de gestão como o VHSYS. Usando software, as operações são automatizadas – economizando assim o tempo seu e de seus colaboradores – e os dados cadastrados na plataforma são transformados em relatórios detalhados que irão te ajudar a visualizar melhor o desempenho de cada setor do seu negócio.

Além disso, com a ferramenta é possível fazer não só o controle financeiro da sua empresa, mas sim de todas as áreas, possibilitando realizar atividades importantes como emissão de notas fiscais e boletos, giro de estoque, serviços recorrentes, PDV online, orçamentos de vendas, cadastro de clientes e muito mais – tudo no mesmo sistema, com a praticidade de apenas alguns cliques e sem instalar nenhum software!

O VHSYS é voltado para micro e pequenas empresas, oferecendo planos flexíveis que se encaixam às suas necessidades e realidade financeira. Faça um teste gratuitamente com o software e tenha o controle do financeiro do seu negócio!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Rosana Moraes
Sobre o autor
Rosana Moraes
Assistente de Marketing de Conteúdo na VHSYS. Formada em Jornalismo pela PUCPR, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Positivo.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações

FECHAR

VHSYS - Sistema de Gestão Empresarial