Recentemente o presidente do SEBRAE, Guilherme Afif Domingos, falou sobre o fim do emissor gratuito de NF-e, da SEFAZ, indicando a necessidade de se apresentar alternativas para empresas que são optantes do Simples Nacional. Vamos entender melhor a maneira como essa alteração afeta o cotidiano de empresas que comercializam produtos.
O que você vai encontrar?
ToggleA declaração
Afif afirma que a lei Geral de Pequena Empresa garante a unificação, simplificação e gratuidade do cumprimento de obrigações acessórias e que portanto, criar dependência de empresas privadas para o cumprimento de exigências do fisco é preocupante. Indicando ainda a necessidade de se encontrar alternativas para os empresários afetados pela decisão.
Fim do emissor: entenda
A partir de janeiro de 2017 o software gratuito de emissão de notas fiscal, de responsabilidade da SEFAZ, deixará de ser atualizado. Falamos melhor sobre isso, no seguinte artigo: Fim do emissor gratuito de NF-e do SEFAZ-SP
Quais empresas serão afetadas?
Serão afetadas as empresas que realizam a venda de produtos, em qualquer parte do Brasil, e que usam o software oferecido pela SEFAZ. Empresas do Distrito Federal que realizam a prestação de serviços também serão afetadas. Empresas que adotam o Simples Nacional, ou outros regimes tributários, também podem ser afetadas, caso optem por esse sistema de emissão. Isso porque o sistema fornecido é desenvolvido em São Paulo, mas serve para todos os estados.
Desde de 2006 o software vem sendo atualizado e atualmente, encontra-se na versão 2.0 A NF-e é um documento digital, que para ser legitimada, precisa ter o aval das secretarias de fazenda estaduais. De fato, a nota fiscal eletrônica agiliza a contabilidade e gestão da empresa. Por isso, é importante pensar em como se adequar às novas exigências.
Atualmente existem diferentes alternativas ao emissor gratuito da SEFAZ. A VHSYS, por exemplo, oferece um emissor de nota fiscal que garante que sua empresa não perca tempo. Integrado com todos os setores de sua empresa, ele permite uma navegação intuitiva e mais eficiente.
Entre as vantagens de contar com um sistema amplo é conseguir dar respostas mais precisas às demandas de seus clientes e, mesmo, de áreas diferentes de sua empresa. O cadastro de clientes, fornecedores e a gestão de estoque a um clique, possibilita o crescimento de sua empresa.
Esperamos que este artigo tenha ajudado a entender essas questões. Alguma dúvida/ Comente e compartilhe!