SEBRAE pede ações sobre o Fim do Emissor para pequenas empresas

Recentemente o presidente do SEBRAE, Guilherme Afif Domingos, falou sobre o fim do emissor gratuito de NF-e, da SEFAZ, indicando a necessidade de se apresentar alternativas para empresas que são optantes do Simples Nacional. Vamos entender melhor a maneira como essa alteração afeta o cotidiano de empresas que comercializam produtos. A declaração Afif afirma que […]

Recentemente o presidente do SEBRAE, Guilherme Afif Domingos, falou sobre o fim do emissor gratuito de NF-e, da SEFAZ, indicando a necessidade de se apresentar alternativas para empresas que são optantes do Simples Nacional. Vamos entender melhor a maneira como essa alteração afeta o cotidiano de empresas que comercializam produtos.

A declaração

Afif afirma que a lei Geral de Pequena Empresa garante a unificação, simplificação e gratuidade do cumprimento de obrigações acessórias e que portanto, criar dependência de empresas privadas para o cumprimento de exigências do fisco é preocupante. Indicando ainda a necessidade de se encontrar alternativas para os empresários afetados pela decisão.

Fim do emissor: entenda

A partir de janeiro de 2017 o software gratuito de emissão de notas fiscal, de responsabilidade da SEFAZ, deixará de ser atualizado. Falamos melhor sobre isso, no seguinte artigo: Fim do emissor gratuito de NF-e do SEFAZ-SP

Quais empresas serão afetadas?

Serão afetadas as empresas que realizam a venda de produtos, em qualquer parte do Brasil, e que usam o software oferecido pela SEFAZ. Empresas do Distrito Federal que realizam a prestação de serviços também serão afetadas. Empresas que adotam o Simples Nacional, ou outros regimes tributários, também podem ser afetadas, caso optem por esse sistema de emissão. Isso porque o sistema fornecido é desenvolvido em São Paulo, mas serve para todos os estados.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Desde de 2006 o software vem sendo atualizado e atualmente, encontra-se na versão 2.0 A NF-e é um documento digital, que para ser legitimada, precisa ter o aval das secretarias de fazenda estaduais. De fato, a nota fiscal eletrônica agiliza a contabilidade e gestão da empresa. Por isso, é importante pensar em como se adequar às novas exigências.

Atualmente existem diferentes alternativas ao emissor gratuito da SEFAZ. A VHSYS, por exemplo, oferece um emissor de nota fiscal que garante que sua empresa não perca tempo. Integrado com todos os setores de sua empresa, ele permite uma navegação intuitiva e mais eficiente.

Entre as vantagens de contar com um sistema amplo é conseguir dar respostas mais precisas às demandas de seus clientes e, mesmo, de áreas diferentes de sua empresa. O cadastro de clientes, fornecedores e a gestão de estoque a um clique, possibilita o crescimento de sua empresa.

Esperamos que este artigo tenha ajudado a entender essas questões. Alguma dúvida/ Comente e compartilhe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assuntos relacionados

Cadastro Newsletter

Fique por dentro dos principais assuntos do mundo do empreendedorismo. Atualize seus conhecimentos, baixando materiais como ebooks, planilhas, vídeos e muito mais.