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Profissional de TI de sucesso: Dicas para garantir o alto desempenho do seu negócio

Tempo de Leitura: 5 minutos
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No momento que estamos vivendo, muitas empresas começaram a buscar constante inovação como diferencial competitivo no mercado.  Se você ainda não sabe como aplicar uma transformação digital na sua empresa, temos um artigo que poderá te ajudar muito.

Contudo, para atingir o momento de uma organização inovadora é necessário investir em tecnologia e em uma equipe qualificada, quanto mais tempo investido, melhor será o trabalho da empresa. 

Por isso, separamos algumas dicas para você, empresas de TI, Gestor de TI , profissionais da área,  ou empreendedores que oferecem produtos e serviços tecnológicos.

O que você encontrará por aqui?

O que é gestão de TI?

Se você é novo nessa área, deixa eu te explicar um pouco mais sobre. A gestão de TI é um conjunto de estratégias que são utilizadas pelo setor de TI, e o maior objetivo é melhorar a performance tecnológica de organizações. Toda estratégia e processo de TI é estruturada conforme o perfil da empresa, e assim garantem que os sistemas internos tenham a capacidade de atender todas as demandas com qualidade.

Dentre esses serviços de inovação, tecnologia e estrutura, podemos citar:

  • Processos de TI;
  • Manutenção;
  • Suporte;
  • Detectar e eliminar riscos;
  • Traçar estratégias para melhorar processos dentro da empresa;

Resumindo, um profissional de TI deve garantir que esses processos tornem a empresa mais competitiva e inovadora perante ao mercado.

Como uma boa gestão de TI pode impactar negócios

Existem muitas empresas e empreendedores que se perguntam quais são os benefícios que uma boa gestão de TI pode trazer para o seu negócio. Apesar de entenderem a grande importância de ter um processo de TI bem mapeado, a maioria das empresas que estão começando, precisam entender o impacto financeiro que isso pode causar na empresa. 

Por isso, separei algumas dicas e vantagens que você pode mostrar ao seu cliente e ainda oferecer como diferencial competitivo:

1. Aumento de produtividade:

Já pensou em ter que decorar vários números de telefone? É essa otimização que a tecnologia nos proporciona e com outras empresas não seria diferente. 

Sempre passe a visão para o seu cliente de quanto tempo os seus funcionários demoraram para fazer determinada ação. Logo após, mostre quanto o seu serviço de Gestão de TI diminuiria esse processo, e o aumento de produtividade que isso traria para a empresa e o colaborador.

2. Redução de custos

Logicamente que implementar uma boa Gestão de TI em alguma organização acarretará custos. Por isso, esse é o momento de demonstrar que as suas soluções trarão benefícios a médio ou longo prazo.

Dê exemplos para o seu cliente da produtividade do colaborador x entregas, mostre que as suas soluções evitam perdas ou gastos desnecessários, e o quanto isso poderá impactar ele positivamente em vários aspectos da empresa.

3. Segurança nas informações

Talvez o ponto mais importante dessas dicas, seja essa! Principalmente após a implementação da nova LGPD, caso você ainda não saiba de toda atualização, dê uma olhadinha nesse conteúdo aqui, nele explicamos um pouco mais como funciona.

Após essa implementação, lidar com informações se tornou extremamente importante para as empresas, tanto em relação quanto aos dados dos clientes e colaboradores. Por isso, é essencial você deixar isso bem claro para o seu possível cliente, que caso ocorra uma invasão de dados na empresa dele, certamente ele poderá perder a credibilidade perante ao mercado. 

4. Relacionamento e melhor atendimento aos clientes

Toda empresa precisa ter vários canais de comunicação com seus clientes, e é exatamente aí que entra uma boa Gestão de TI com inovação e tecnologia. O seu serviço nesse momento é de amarrar as pontas para que em nenhum momento o seu cliente perca contato com os seus leads. 

Sem um sistema que centraliza as informações, os colaboradores podem ficar sem referências do que está acontecendo com aquele cliente. Um serviço de TI eficiente permite que diversos setores tenham contato facilmente com o cliente sem nenhuma dificuldade técnica.

5. Facilidade de gestão e otimização de processos

Como dono de empresa ou empreendedor, o seu cliente deve conhecer  a importância do monitoramento dos números da sua empresa. Uma boa administração, afinal, exige que você acompanhe de perto os dados dos processos, custos mensais e inúmeras outras informações.

Uma gestão de TI eficaz significa que todas essas informações estão mais acessíveis e organizadas, facilitando a administração de todos os setores.

Ideias inovadoras e tendências para 2021

O ano de 2021 chegou, e trouxe diversos desafios para serem trilhados, principalmente nesse atual cenário que estamos vivendo, de pandemia e COVID-19. No entanto, o mercado de TI já tinha algumas previsões de tendências mapeadas para o ano de 2021, como computação em nuvem, inteligência artificial e robótica, e que certamente essas tendências mudariam bruscamente o mercado. 

Porém, com tudo que passamos do ano de 2020, muitas coisas se transformaram e grandes mudanças impactaram em diversos aspectos. Por isso, separamos as principais tendências desse ano e como elas farão um papel importante no mercado, nesse momento:

1. Trabalho home office

Com essa pandemia, o trabalho remoto tem se tornado cada vez mais comum nos dias atuais. A maioria das empresas tem reinventado suas operações, iniciando assim um processo de transformação para se adaptar a nossa realidade. Dessa forma, diversas empresas têm tido a necessidade de uma ótima estrutura para comportar seus colaboradores de forma produtiva e rentável. 

Aliás, caso a sua equipe esteja em office, dá uma olhadinha nesse conteúdo que pode te ajudar muito nesse momento.

2. Tecnologia 5G

Muito tem se falado sobre a evolução da internet móvel, e chegou o momento do 5G chegar no mercado para fornecer uma melhor conectividade para todos os dispositivos. Ajudando a aumentar a velocidade para download e garantindo uma conexão instável. 

Como os dispositivos 5G terão maior banda larga, a TI poderá fazer um uso dessa tecnologia em diversos processos e operações, em qualquer lugar. Isso significa que você poderá prestar suporte ao seu cliente em qualquer lugar de forma remota.

3. Inteligência Artificial 

Pode até parecer coisa de filme científico ou de ação, porém hoje em dia muitas empresas já têm implementado os benefícios que a Inteligência Artificial proporciona como uma forma de otimizar processos. 

A  Inteligência Artificial é uma tendência que cada dia mais cresce no mercado de tecnologia, principalmente por facilitar a criação de sistemas, de processos e de gestão, que aumenta a produtividade e facilita ainda mais a vida das pessoas. Lembrando que a AI em co relação com a engenharia e robótica para o desenvolvimento de grandes projetos físicos que otimizam o tempo, como por exemplo:

  • Robôs que ajudam em grandes processos manuais ou não manuais;
  • Aplicativos inteligentes que permitem automatização de tarefas;
  • Chatbots que ajudam na qualificação de clientes para o seu time de vendas;
  • E muito mais.

Então, se você pensa em oferecer um diferencial competitivo no mercado e para o seu cliente, já coloque a AI no seu portfólio de produtos.

4. Soluções em nuvem

Estamos no momento em que ouvimos muito sobre o trabalho remoto, e quanto as empresas estão precisando se adaptar ao novo modelo. Por isso, as soluções em nuvem têm tomado grande espaço no mercado. O termo ‘as-a-Service” (aaS), que na tradução significa “Como um serviço” refere-se diretamente a usabilidade da nuvem sem precisar de uma infraestrutura física. Muitas empresas já adotam esse modelo, como o software como o serviços (SaaS), para garantir maior desempenho dos colaboradores e da própria empresa. 

Ou seja, seus clientes podem usar tecnologia sofisticada em diversas áreas sem investir numa estrutura cara e com equipamentos especializados.

Agora, que tal saber como o nosso programa de parceria poderia te ajudar nessas tendências? Leia mais sobre nosso programa de canais para profissionais de TI, ou se cadastre que em breve entraremos em contato.

Redator vhsys

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