Conecte-se ao conhecimento

Home office: como liderar uma equipe de trabalho a distância

O home office — trabalho a distância ou trabalho “remoto” — é uma tarefa remunerada que vem remodelando as relações de trabalho, aplicando mobilidade, flexibilidade e tecnologia na rotina empresarial. Além da flexibilidade de horário, o home office permite executar tarefas de qualquer lugar.

Mas e se você precisar gerenciar uma equipe por intermédio dos meios digitais? Como deve proceder? Acompanhe em nosso novo artigo.

O home office no Brasil

Uma pesquisa do Instituto Gallup de 2017, mostra que 57% das pessoas afirmam que mudariam de emprego para ter mais flexibilidade de horários. Além disso, 37% dos entrevistados da pesquisa dizem que mudariam de empresa, caso tivessem a oportunidade de trabalhar remotamente, pelo menos em parte do tempo. 

A crescente tendência é reflexo das mudanças culturais e sociais, com o advento da tecnologia e a procura pelo conforto no ambiente de trabalho, que proporciona o aumento da produtividade e da qualidade de trabalho.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Trabalho a distância

Apesar da tecnologia proporcionar maior ciclo de informações, ela também reduz o contato humano. Sendo assim, montar uma equipe de trabalho a distância pode realçar diferenças culturais, sociais e de metodologia de trabalho.

Sendo assim, ao criar uma equipe de trabalho virtual, tenha em mente que o gerenciamento exige a mesma metodologia aplicada nas empresas físicas para manter a equipe integrada de forma eficaz.

Liderando a equipe de trabalho virtual

Para trabalhar com home office, o colaborador precisa ser disciplinado em relação ao regime de trabalho. E para montar e liderar uma equipe, é necessário ter maturidade e responsabilidade com o trabalho a ser realizado.

Além disso, mesmo sendo home office, o trabalho tem a dinâmica de uma jornada tradicional de trabalho. Ou seja, precisa respeitar horários e prazos.

Dinâmica da equipe

Uma equipe que funciona bem é uma equipe que coloca o profissionalismo acima das diferenças pessoais. Um time em sintonia, responsável e maduro facilita o trabalho impessoal do home office.

Outro fator a levar em consideração é a clareza nas informações, definindo as responsabilidades individuais, as metas a serem alcançadas e o respeito entre os indivíduos.

Use a tecnologia a seu favor

Utilize aplicativos para controle de tarefas e de mensagens instantâneas para organizar seus afazeres com a equipe virtual. Chamadas via web e videoconferências, por exemplo, possibilitam reuniões eficientes sem precisar gastar dinheiro ou fazer longas viagens.

Estabeleça um horário para a equipe se reunir e selecione o programa de conversa mais adequado para as necessidades do seu negócio. Lembre-se de respeitar os horários alheios (não seja aquele chefe que manda mensagem de trabalho tarde da noite).

Agora que você já sabe como funciona uma equipe de trabalho remoto, você aplicaria a prática em sua empresa? Compartilhe sua opinião conosco!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assuntos relacionados

Cadastro Newsletter

Fique por dentro dos principais assuntos do mundo do empreendedorismo. Atualize seus conhecimentos, baixando materiais como ebooks, planilhas, vídeos e muito mais.