O home office — trabalho a distância ou trabalho “remoto” — é uma tarefa remunerada que vem remodelando as relações de trabalho, aplicando mobilidade, flexibilidade e tecnologia na rotina empresarial. Além da flexibilidade de horário, o home office permite executar tarefas de qualquer lugar.
Mas e se você precisar gerenciar uma equipe por intermédio dos meios digitais? Como deve proceder? Acompanhe em nosso novo artigo.
O home office no Brasil
Uma pesquisa do Instituto Gallup de 2017, mostra que 57% das pessoas afirmam que mudariam de emprego para ter mais flexibilidade de horários. Além disso, 37% dos entrevistados da pesquisa dizem que mudariam de empresa, caso tivessem a oportunidade de trabalhar remotamente, pelo menos em parte do tempo.
A crescente tendência é reflexo das mudanças culturais e sociais, com o advento da tecnologia e a procura pelo conforto no ambiente de trabalho, que proporciona o aumento da produtividade e da qualidade de trabalho.
Trabalho a distância
Apesar da tecnologia proporcionar maior ciclo de informações, ela também reduz o contato humano. Sendo assim, montar uma equipe de trabalho a distância pode realçar diferenças culturais, sociais e de metodologia de trabalho.
Sendo assim, ao criar uma equipe de trabalho virtual, tenha em mente que o gerenciamento exige a mesma metodologia aplicada nas empresas físicas para manter a equipe integrada de forma eficaz.
Liderando a equipe de trabalho virtual
Para trabalhar com home office, o colaborador precisa ser disciplinado em relação ao regime de trabalho. E para montar e liderar uma equipe, é necessário ter maturidade e responsabilidade com o trabalho a ser realizado.
Além disso, mesmo sendo home office, o trabalho tem a dinâmica de uma jornada tradicional de trabalho. Ou seja, precisa respeitar horários e prazos.
Dinâmica da equipe
Uma equipe que funciona bem é uma equipe que coloca o profissionalismo acima das diferenças pessoais. Um time em sintonia, responsável e maduro facilita o trabalho impessoal do home office.
Outro fator a levar em consideração é a clareza nas informações, definindo as responsabilidades individuais, as metas a serem alcançadas e o respeito entre os indivíduos.
Use a tecnologia a seu favor
Utilize aplicativos para controle de tarefas e de mensagens instantâneas para organizar seus afazeres com a equipe virtual. Chamadas via web e videoconferências, por exemplo, possibilitam reuniões eficientes sem precisar gastar dinheiro ou fazer longas viagens.
Estabeleça um horário para a equipe se reunir e selecione o programa de conversa mais adequado para as necessidades do seu negócio. Lembre-se de respeitar os horários alheios (não seja aquele chefe que manda mensagem de trabalho tarde da noite).
Agora que você já sabe como funciona uma equipe de trabalho remoto, você aplicaria a prática em sua empresa? Compartilhe sua opinião conosco!