Home office: como liderar uma equipe de trabalho a distância

Fernando

O home office — trabalho a distância ou trabalho “remoto” — é uma tarefa remunerada que vem remodelando as relações de trabalho, aplicando mobilidade, flexibilidade e tecnologia na rotina empresarial. Além da flexibilidade de horário, o home office permite executar tarefas de qualquer lugar.

Mas e se você precisar gerenciar uma equipe por intermédio dos meios digitais? Como deve proceder? Acompanhe em nosso novo artigo.

O home office no Brasil

Uma pesquisa do Instituto Gallup de 2017, mostra que 57% das pessoas afirmam que mudariam de emprego para ter mais flexibilidade de horários. Além disso, 37% dos entrevistados da pesquisa dizem que mudariam de empresa, caso tivessem a oportunidade de trabalhar remotamente, pelo menos em parte do tempo. 

A crescente tendência é reflexo das mudanças culturais e sociais, com o advento da tecnologia e a procura pelo conforto no ambiente de trabalho, que proporciona o aumento da produtividade e da qualidade de trabalho.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Trabalho a distância

Apesar da tecnologia proporcionar maior ciclo de informações, ela também reduz o contato humano. Sendo assim, montar uma equipe de trabalho a distância pode realçar diferenças culturais, sociais e de metodologia de trabalho.

Sendo assim, ao criar uma equipe de trabalho virtual, tenha em mente que o gerenciamento exige a mesma metodologia aplicada nas empresas físicas para manter a equipe integrada de forma eficaz.

Liderando a equipe de trabalho virtual

Para trabalhar com home office, o colaborador precisa ser disciplinado em relação ao regime de trabalho. E para montar e liderar uma equipe, é necessário ter maturidade e responsabilidade com o trabalho a ser realizado.

Além disso, mesmo sendo home office, o trabalho tem a dinâmica de uma jornada tradicional de trabalho. Ou seja, precisa respeitar horários e prazos.

Dinâmica da equipe

Uma equipe que funciona bem é uma equipe que coloca o profissionalismo acima das diferenças pessoais. Um time em sintonia, responsável e maduro facilita o trabalho impessoal do home office.

Outro fator a levar em consideração é a clareza nas informações, definindo as responsabilidades individuais, as metas a serem alcançadas e o respeito entre os indivíduos.

Use a tecnologia a seu favor

Utilize aplicativos para controle de tarefas e de mensagens instantâneas para organizar seus afazeres com a equipe virtual. Chamadas via web e videoconferências, por exemplo, possibilitam reuniões eficientes sem precisar gastar dinheiro ou fazer longas viagens.

Estabeleça um horário para a equipe se reunir e selecione o programa de conversa mais adequado para as necessidades do seu negócio. Lembre-se de respeitar os horários alheios (não seja aquele chefe que manda mensagem de trabalho tarde da noite).

Agora que você já sabe como funciona uma equipe de trabalho remoto, você aplicaria a prática em sua empresa? Compartilhe sua opinião conosco!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações