Está entre as qualidades de um bom gestor saber como atrair e manter bons funcionários é uma das principais. Neste artigo vamos falar sobre como organizar uma planilha de cargos e salários definindo critérios de avaliação de desempenho para orientar seus colaboradores.
É relativamente comum pensar que oferecer aumento de salário é suficiente. No entanto, sem um bom plano de cargos e salários bem definidos, bem como avaliação periódica dos funcionários, essa ação torna-se vazia. Isso porque o plano de carreira não é uma tabela de normas e procedimentos, mas sim uma ferramenta de gestão.
Para montar sua planilha de cargos e salários é preciso entender que objetivo principal dela será nortear as ações e responsabilidades de cada integrante da equipe, culminando em crescimento profissional. O aumento de salário é apenas consequência.
Como estruturar a planilha de cargos e salários?
Existem diferentes maneiras de montar sua planilha, sempre observando a política da empresa. Abaixo, apresentamos um modelo simplificado de plano de cargos e salários da empresa fictícia “Guajira”.
POLÍTICA DE GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS |
Introdução Este Manual objetiva orientar todos os níveis de gestão, quanto àsdefinições, normas e procedimentos relativos à GUAJIRA. Os princípios e diretrizes aqui estabelecidas nortearão todas as decisões dos membros da equipe. Entendendo que o processo de gestão de pessoas é dinâmico, este manual está sujeito a revisões e complementações sempre que se julgar necessário, para manter-se adequado às estratégias, padrões e valores da Guajira. Objetivos Nesta parte apresentam-se os objetivos do manual, por exemplo: Fixar critérios que possibilitem a Gestão de Cargos e Salários da Guajirade forma profissional e impessoal. Atrair, reter e desenvolver os profissionais mais adequados as necessidades e prioridades da GUAJIRA frente ao mercado. Diretrizes gerais Este item traz quais são os pontos centrais que orientam o manual. Exemplos: A responsabilidade pela definição de procedimentos para a gestão de cargos e salários dos colaboradores cabe aos Recursos Humanos. Espera-se que os colaboradores participem das avaliações e traçem seu proprios planos de desenvolvimento pessoal. Administração dos cargos 3.1 Conceituação: aqui, ficarão expostos quais são os conceitos que orientam a leitura e interpretação do manual. Exemplo: Responsabilidade: relaciona-se às principais responsabilidade de um cargo. Qualificação: é a escolaridade mínima necessário ao cargo, exemplo, formação em Letras ou Literatura. Outros conceitos que podem aparecer nessa seção são: cargo, experiência, conhecimentos técnicos, habilidades e competências. 3.2 Estrutura dos cargos: Aqui devem figuram como estão divididos e estruturas os cargos. Exemplo: Auxiliar: Realiza trabalhos rotineiros preestabelecidos. Requer Ensino Médio e não exige conhecimento ou experiência específica. Deve receber orientação e supervisão constante. Cargos e salários Neste item devem aparecer listadas quais as normas que regem a política salarial da empresa, bem como quais os casos em que há possibilidade de alteração de salário, promoção e mesmo alteração de cargo dos colaboradores. Exemplo: Alterações salariais podem ser motivadas por: Aumento de caráter geral, concedido em função de Convenções Coletivas da categoria. Mérito: concedido ao colaborador, como forma de reconhecimento pelo desempenho apresentado na execução das atividades relacionadas ao seu cergo. A solicitação de aumento por mérito deve ser acompanhada por ficha de avaliação de desempenho. |
O modelo acima é um exemplo básico e pode ser facilmente adaptável de acordo com os requisitos da sua empresa! Montar uma planilha de cargos e salário com certeza colaborará para uma gestão mais eficiente do seu negócio, faça o teste!
Esse artigo foi útil? Comente.