Conecte-se ao empreendedorismo

O que são registros de vendas e como oferecer serviços com um ERP online?

Tempo de Leitura: 4 minutos
O controle de vendas de um negócio é responsável por integrar as informações essenciais do seu empreendimento. Continue neste artigo e descubra como utilizar o ERP online para organizar esses registros.
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Os registros de vendas são responsáveis por organizar as informações necessárias de um negócio, englobando referências de estoque, finanças, comunicação externa, impostos e pagamentos. 

Esse controle é importante para integrar todas as informações em um só lugar, protegendo contra invasões hackers e perda de dados, além de possibilitar a tomada de decisões assertivas no empreendimento. 

A adoção de um sistema permite maior autonomia de sua equipe. Continue neste artigo e confira a importância do ERP online para a gestão das informações do seu negócio a partir dos seguintes tópicos:

 

O que são registros de vendas?

Os registros de vendas consistem no controle das ações da gestão de um negócio. Além da área comercial, estão integradas as áreas administrativa, financeira, jurídica e comunicativa. 

Algumas das ações relacionadas são o fluxo de caixa, emissão de notas fiscais, gerenciamento de estoques, controle de pagamentos e produção de relatórios.  

Essas atividades respeitam o fluxo de produção de sua empresa, englobando os primeiros passos para a obtenção do produto até o momento que ele chega na casa do consumidor final. 

Qual é a importância dos registros de vendas para o seu negócio?

Os registros de vendas são importantes para o sucesso do gerenciamento de seu negócio, englobando todas as informações necessárias para a sua administração. 

Esse conjunto de informações contribui para a tomada de decisões assertivas em seu empreendimento, possibilitando a previsão de acontecimentos devido ao histórico de dados

A utilização dos registros também permite o gerenciamento de riscos, permitindo a identificação de gargalos nos processos de produção e de logística e a busca por soluções para esses problemas. 

A transparência também é uma dessas vantagens. Os registros de vendas permitem que toda a equipe tenha acesso a essas informações sobre a empresa, possibilitando uma gestão do conhecimento. 

Outra vantagem é a programação de pagamentos para que eles sejam feitos em dia e, assim, não seja necessária a cobrança de taxas e de impostos em cima desses erros. 

A autonomia das equipes produtivas também é outro fator vantajoso. Elas têm acesso a informações importantes para a tomada de decisões, além de se despreocupar de ações manuais como pagamentos e emissões de notas fiscais. 

Isso permite o ganho de produtividade a essas equipes, aumentando o rendimento e a performance de cada funcionário e possibilitando que isso se converta em vendas e no melhor relacionamento com o cliente. 

Quais são as classificações dos registros de vendas de um negócio?

Finanças

O controle financeiro é responsável por administrar o fluxo de caixa, os pagamentos efetuados, os investimentos realizados e as contratações permitidas. 

Esse gerenciamento pode ser feito de maneira diária, mensal, bimestral, trimestral, semestral ou anual. 

Além disso, a partir desse controle, também é possível organizar quais são as formas de pagamento de cada cliente e como melhorar a sua experiência em relação a isso.

Andamento de pedidos

Os registros de vendas permitem o melhor acompanhamento de pedidos, desde a compra do produto, o processo de separação e a entrega ao consumidor final. 

A partir disso, os funcionários podem conferir todas as informações da negociação, como os dados do cliente, os produtos ou serviços escolhidos, e a forma de pagamento. 

Estoque

O controle de estoque é um dos mais importantes para empreendimentos que englobam produtos. Dados sobre a matéria -prima, utensílios e maquinários são essenciais para o gerenciamento da produção. 

No caso de empresas de prestação de serviços, é importante ter controle de todos os elementos presentes nos instrumentos de trabalho, desde aparelhos tecnológicos até as baterias e pilhas desses aparelhos, por exemplo. 

Essa documentação é importante para a definição certeira dos preços tanto dos produtos como dos serviços a serem prestados.

Emissão de notas fiscais 

A emissão de notas fiscais é imprescindível para as finanças de um negócio. Esse controle financeiro permite uma maior simplificação do processo jurídico e contábil da empresa. 

A adoção de um sistema para essa emissão é importante para que erros humanos não aconteçam. Ela pode ser programada para acontecer a cada mês, assim como os pagamentos. 

Além disso, automatizar esse processo permite que os funcionários da empresa se preocupem com problemas maiores do empreendimento que exigem maior planejamento estratégico na solução de problemas. 

Isso possibilita a definição de metas claras para o empreendimento ou para o processo considerado em questão, analisando a situação atual e o que deve ser implementado para alcançar as metas definidas. 

Comunicação externa

Os registros de vendas possibilitam a conferência de cada venda para cada cliente e, consequentemente, deixando seus clientes satisfeitos ou insatisfeitos. 

Essa ação é responsável por oferecer a melhor experiência para o cliente e, assim, fidelizá-lo para compras posteriores. Também possibilita a resolução de problemas no processo de venda. 

Como aplicar um ERP online em seu negócio?

O ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) permite maior integração das informações, documentando os dados de todas as vendas no sistema e possibilitando maior conhecimento dos seus clientes e dos clientes em potencial. 

O sistema da vhsys possibilita o controle dessas vendas, do estoque e das finanças de maneira conjunta, realizando a emissão de notas fiscais e de pagamentos programados. 

Com isso, é possível a elaboração de um funil de vendas e da jornada de compra do seu cliente, definindo quais ações devem ser tomadas para que a conversão aconteça. O sistema também permite a geração de relatórios com informações que possibilitem a tomada de decisões.

A sua adoção também permite melhor incorporação dos pagamentos e da emissão de notas fiscais em relação às Prefeituras e Secretarias da Fazenda (Sefaz), além de maior gerenciamento de projetos no geral, possibilitando a gestão de pessoas e dos recursos disponíveis de cada um. 

Ficou interessado? Teste gratuitamente o sistema da vhsys e alcance resultados incríveis para o gerenciamento do seu negócio, clique no banner abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!