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Dicas para realizar um controle de vendas completo e eficiente

Tempo de Leitura: 4 minutos
O controle de vendas é responsável pela definição de estratégias para análise dos resultados sobre as vendas realizadas. Confira neste artigo como tornar esse processo completo e eficiente, reduzindo custos e desperdícios.

A realização de um controle de vendas é indispensável se você possui o seu próprio empreendimento. Ele garante maior crescimento de sua empresa, a partir da identificação de processos a serem otimizados e, em consequência, o alcance de resultados anteriormente traçados.

Existem algumas informações primordiais a serem levadas em conta no controle de vendas. Já que a melhora ou a queda do desempenho de vendas não acontece por causa de fatores isolados, mas sim, por todo um sistema integrado.

O armazenamento dessas informações deve ser realizado também de forma eficiente. Continue lendo este artigo e descubra como o controle de vendas contribui para o gerenciamento do seu negócio a partir dos seguintes tópicos:

O que é controle de venda?

O controle de venda consiste em um conjunto de estratégias para analisar os resultados sobre as vendas realizadas pela empresa. O objetivo é acompanhar os processos realizados, identificar falhas e desenvolver novas estratégias.

Esse conjunto é formado por qualquer informação que impacte nesses resultados, desde as ações realizadas durante a jornada de compra (prospecção, captação, conversão e fidelização) até avaliações sobre o produto ou serviço concedido 

Dessa forma, o controle de vendas deve integrar o setor comercial aos outros setores, como o marketing, o financeiro e o estoque, permitindo fluidez do processo em busca da entrega de valor ao cliente final. 

Por conseguinte, criar um mapeamento do fluxo de vendas também é importante para padronizar o processo de vendas e encontrar os gargalos com maior facilidade. Um exemplo de fluxo pode ser visto a seguir:

 

  • Prospecção: atração de novos clientes;
  • Apresentação: apresentação da empresa ao possível cliente;
  • Proposta: apresentação de soluções por meio de uma proposta;
  • Negociação: adequação de valores e outros tratos entre empresa e cliente;
  • Follow-Up: acompanhamento do cliente até a decisão da compra;
  • Fechamento: compra pelo cliente.

 

O mapeamento do fluxo de vendas deve ser realizado em conjunto com capacitações e treinamentos profissionais com a equipe. Isso é responsável pelo ganho de produtividade individual e coletivo em relação às vendas, tornando o processo eficaz. 

Um dos objetivos do controle de venda é a identificação de pontos positivos e a serem melhorados do produto ou serviço oferecido, para que alterações sejam feitas, possibilitando maior interesse dos leads e satisfação dos clientes. 

 

Por que ele é necessário para o meu negócio? 

O controle de venda é fundamental para que os processos de seu negócio – a produção de um produto ou a realização de um serviço – sejam otimizados, em busca de reduzir custos e desperdícios e alcançar melhores resultados. 

Esses melhores resultados são responsáveis pelo aprimoramento do fluxo de vendas, aumentando a conversão de vendas, além de possibilitar maior satisfação do cliente com um produto ou serviço de qualidade. 

Em consequência, outras informações captadas para o controle de vendas são a quantidade de vendas, os clientes consumidores, os funcionários mais destacados e produtos ou serviços mais e menos vendidos.

Dessa forma, o controle de venda deve estar presente para assim planejar e definir planos de ação que busquem o alcance das metas e dos resultados da empresa. Ou até em momentos difíceis, planejar-se para o corte de gastos ou corte de funcionários.

Esse planejamento pode ser realizado visando um futuro ou um período sazonal, como é o exemplo das vendas de final de ano. O seu estabelecimento deve estar preparado para as demandas de presentes de Natal dos seus clientes e potenciais clientes. 

 

Quais informações são as mais relevantes para o controle de vendas eficiente?

O primeiro passo para o armazenamento de informações do controle de vendas é registrar todas as vendas que foram realizadas. A quantidade de produtos vendidos, preço unitário, dados do cliente e forma de pagamento também devem ser registradas. 

Em seguida, a elaboração e o acompanhamento de um planejamento estruturado, contendo metas e prazos relacionados às vendas. Essa ação é fundamental para o estabelecimento de estratégias mais eficientes sobre os negócios, as vendas e os outros setores da empresa. 

Uma metodologia importante para esse passo é a meta SMART. Ela auxilia as empresas a utilizarem metas inteligentes para a definição de atividades prioritárias. Para uma meta atingir o seu objetivo, ela deve ser Específica, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporal

Outra variante fundamental no controle de vendas é o controle do estoque. Identificar quais produtos saem mais rápido do estoque – e podem ocasionar escassez desse produto – e quais menos saem do estoque. Isso também torna ponto de reflexão sobre os interesses do cliente nesses produtos.

Outra informação responsável pelo controle de venda é a definição da jornada de compra e/ou funil de vendas. As vendas só serão realizadas de forma eficiente se o que o vendedor oferecer estiver nos objetivos reais do cliente ou do potencial cliente. Logo, a abordagem do vendedor deve seguir a fase adequada de sua jornada de compra. 

Como armazenar todas as informações para ser eficiente este controle?

A melhor forma de armazenar várias informações em um só lugar é por meio da adoção de um sistema de gestão integrado. Com ele, a visualização dos dados e de indicadores de desempenho traçados previamente torna-se muito mais simples e possibilita melhores conclusões sobre o controle de vendas. 

Além disso, a presença de informações como processos de vendas e controle de estoque, otimiza o próprio controle de vendas, permitindo levantamento de dados sobre as vendas dos produtos e a sua logística: se já saiu do estoque ou está em trânsito. 

Outra dica importante é integrar informações que se conectem mesmo que estejam em setores diferentes. Isso possibilita melhoria nos processos que incluam todos esses setores, agilizando e trazendo melhores resultados. 

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