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Gestão de vendas Físicas e Online, como fazer?

Tempo de Leitura: 4 minutos
Hoje em dia muitas empresas estão apostando na integração das vendas físicas com a online com o objetivo de ter maior faturamento e alcançar mais clientes em seu negócio.
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A facilidade é o maior atrativo para os clientes. Podendo comprar os produtos sem sair de casa, ou através do modelo híbrido, onde é possível comprar online e retirar na loja para economizar o frete. 🙂

E é exatamente por isso que esta forma de comprar está crescendo tanto e ficando cada vez mais difundida entre toda a população.

Mas você sabe como fazer isso e qual é o conceito por trás desta estratégia? Com objetivo de sanar as suas dúvidas, separamos este artigo com os seguintes tópicos:

O que é Omnichannel?

Omnichannel é uma estratégia de vendas que busca integrar diferentes canais, permitindo que o consumidor passe pelo processo de compra onde ele preferir.

O exemplo mais comum é o consumidor pode optar por comprar através das plataformas online, usando seu desktop ou smartphone, ou de maneira offline, na loja física ou em qualquer outro canal utilizado pela empresa.

O ponto-chave desta estratégia é a integração entre esses canais. Desta maneira a marca consegue ter um melhor relacionamento com o cliente, pois ele irá ter constante atenção nos canais que já está acostumado.

Outro ponto a destacar é a integração entre os canais, por exemplo: o cliente realiza o pagamento pela internet e decide pela opção de retirar os produtos diretamente na loja. Todos esses pontos buscam facilitar a vida do consumidor no seu processo de compra.

E para que isso ocorra , o primeiro passo é aprender como gerenciar uma loja online. E por isso que separamos o tópico a seguir, vamos conferir?

Como gerenciar uma loja virtual?

Abaixo, listamos alguns pontos que você deve se atentar para realizar o gerenciamento da sua loja online:

Escolher a plataforma de vendas

Existem duas opções que a empresa pode optar na hora de escolher a plataforma de vendas.

É possível criar um site por meio do desenvolvimento web ou optar por uma plataforma de e-commerce, podemos encontrar várias delas na internet. Vale ressaltar que na primeira opção sua empresa ficará dependente de um desenvolvedor web para realizar as atualizações de seu site e para resolver possíveis problemas que venham ocorrer, prejudicando o gerenciamento.

Faça um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é um passo muito importante para quem deseja integrar as vendas online em seu negócio.

E para isso, é possível realizar o processo de maneira manual a partir de planilhas ou por meio de um simples sistema de gestão capaz de auxiliar a empresa no registro e gerenciamento das informações do negócio.

Controle do estoque

Ter um bom controle de estoque é fundamental para garantir que os produtos não irão faltar e que ao mesmo tempo não tenha produtos demais, o que acarreta em alto gasto com estoque.

A recomendação é verificar constantemente a disponibilidade dos produtos para que itens faltantes não sejam anunciados. Assim como no item anterior é possível usar planilhas de  controle ou sistemas de vendas online que são capazes de realizar o controle de estoque.

Tenha bons fornecedores

Os serviços dos fornecedores podem influenciar diretamente na sua reputação e nas suas vendas. Por isso, buscar fornecedores de qualidade é uma importante etapa.

Além disso, bons fornecedores entregam os produtos mais rapidamente, fazendo com que sua empresa economize com o estoque.

Formas de pagamento

Definir as formas de pagamento do seu negócio é uma importante etapa. Para isso, conheça muito bem o perfil dos seus consumidores. Isso pode ser definido a partir do público alvo ou persona.

Dentre as principais formas de pagamento em uma loja virtual, podemos encontrar:

  • Cartão de crédito
  • Pix
  • Boleto Bancário
  • Débito Online
  • Transferência Bancária

Busque escolher aqueles que fazem mais sentido com o seu público, independente de sua popularidade!

Logística

A logística busca garantir que o seu produto chegue até o seu cliente de maneira rápida e segura.

Hoje, existem duas principais formas de transporte, através dos Correios ou transportadoras privadas.

Os Correios conseguem alcançar todo o território nacional e possuem preços competitivos. Por outro lado, por meio de uma transportadora não há restrição no peso da encomenda (os Correios possuem um limite de 30 quilogramas), é possível realizar parceiras, negociar valores e entregas mais rápidas.

Acompanhamento dos resultados

Entender como a sua loja está indo é essencial para definir melhor as estratégias em busca de melhorar!

Faça uma análise do número de visitante, as páginas mais acessadas e os produtos mais vendidos. Uma das maneiras de realizar este acompanhamento é através do Google Analytics, uma ferramenta gratuita e muito importante para o gerenciamento do site.

Dados são informações muito valiosas que toda a empresa deve ter para definir as melhores estratégias no negócio a partir deles.

Cliente em primeiro lugar

Ouvir e entender o feedback dos clientes é uma ótima maneira de avaliar se os processos de vendas são eficientes para o consumidor.

Busque realizar pesquisas de satisfação, analisar as avaliações nas páginas dos produtos e os comentários dentro nas mídias sociais. Depois disso, defina planos de ações para a melhoria nos processos!


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O que precisa para começar a vender online?

Hoje em dia, qualquer negócio pode começar a realizar as suas vendas no meio digital, sendo uma ótima forma de aumentar seu alcance e como consequência o faturamento.

Porém, é necessário alguns pontos para começar a vender pela internet e expandir o seu negócio, sendo eles:

  • Endereço na internet: um dos requisitos básicos para você abrir uma loja online é possuir um domínio e uma hospedagem. Hoje, é possível encontrar diversas empresas que oferecem este serviço a um preço bem acessível. Empresas de desenvolvimento também podem incluir este serviço no pacote, bem como as plataformas de e-commerce.
  • Venda em Marketplaces:  Uma alternativa é vender seus serviços em um Marketplace, podendo trazer diversos benefícios para os empreendedores.
  • Sistema de venda online: um bom sistema de venda online irá permitir um melhor gerenciamento de caixa e estoque. Por isso, separamos o tópico seguinte para explicar melhor seu funcionamento.

Como funciona o sistema de vendas online?

Um sistema de vendas online permite integrar o estoque com a loja virtual, além do departamento comercial e financeiro. Permitindo até mesmo que a loja física esteja no processo.

A partir de um sistema como este, é possível controlar:

Vendas

Gerencie os pedidos de vendas em tempo real independente do canal, além disso, é possível administrar o time de vendas, loja virtual e também os aplicativos.

Estoque

É possível ter um acompanhamento detalhado da entrada e saída dos produtos. Além da facilidade de atualizar os custos.

Finanças

É possível ter controle de toda a parte financeira, a partir das contas a receber e pagar, bancos e caixa.

Notas Fiscais Eletrônicas

Um sistema como esse permite emitir notas fiscais de maneira fácil e rápida, calculando os impostos de maneira automática e anexando as notas.

Viu como é incrível? É possível gerenciar todo o negócio a partir de um simples sistema que consegue integrar tudo isso que mostramos.


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Gestão de vendas Físicas e Online, como fazer?
Matheus Cancian

Microempreendedor, graduado em engenharia mecânica na UTFPR. atuou como gerente de Marketing, na empresa Júnior SmartMec Júnior ,possui formação Green Belt em Lean Seis Sigma, realizou mobilidade estudantil internacional no Instituto Politécnico em Viseu focada em empreendedorismo e engenharia do ambiente. Trabalha na área de manufatura e é especialista em produção de conteúdo na área de pesquisa e desenvolvimento.

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