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Gestão de vendas Físicas e Online, como fazer?

Tempo de Leitura: 4 minutos
Hoje em dia muitas empresas estão apostando na integração das vendas físicas com a online com o objetivo de ter maior faturamento e alcançar mais clientes em seu negócio.

A facilidade é o maior atrativo para os clientes. Podendo comprar os produtos sem sair de casa, ou através do modelo híbrido, onde é possível comprar online e retirar na loja para economizar o frete. 🙂

E é exatamente por isso que esta forma de comprar está crescendo tanto e ficando cada vez mais difundida entre toda a população.

Mas você sabe como fazer isso e qual é o conceito por trás desta estratégia? Com objetivo de sanar as suas dúvidas, separamos este artigo com os seguintes tópicos:

O que é Omnichannel?

Omnichannel é uma estratégia de vendas que busca integrar diferentes canais, permitindo que o consumidor passe pelo processo de compra onde ele preferir.

O exemplo mais comum é o consumidor pode optar por comprar através das plataformas online, usando seu desktop ou smartphone, ou de maneira offline, na loja física ou em qualquer outro canal utilizado pela empresa.

O ponto-chave desta estratégia é a integração entre esses canais. Desta maneira a marca consegue ter um melhor relacionamento com o cliente, pois ele irá ter constante atenção nos canais que já está acostumado.

Outro ponto a destacar é a integração entre os canais, por exemplo: o cliente realiza o pagamento pela internet e decide pela opção de retirar os produtos diretamente na loja. Todos esses pontos buscam facilitar a vida do consumidor no seu processo de compra.

E para que isso ocorra , o primeiro passo é aprender como gerenciar uma loja online. E por isso que separamos o tópico a seguir, vamos conferir?

Como gerenciar uma loja virtual?

Abaixo, listamos alguns pontos que você deve se atentar para realizar o gerenciamento da sua loja online:

Escolher a plataforma de vendas

Existem duas opções que a empresa pode optar na hora de escolher a plataforma de vendas.

É possível criar um site por meio do desenvolvimento web ou optar por uma plataforma de e-commerce, podemos encontrar várias delas na internet. Vale ressaltar que na primeira opção sua empresa ficará dependente de um desenvolvedor web para realizar as atualizações de seu site e para resolver possíveis problemas que venham ocorrer, prejudicando o gerenciamento.

Faça um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é um passo muito importante para quem deseja integrar as vendas online em seu negócio.

E para isso, é possível realizar o processo de maneira manual a partir de planilhas ou por meio de um simples sistema de gestão capaz de auxiliar a empresa no registro e gerenciamento das informações do negócio.

Controle do estoque

Ter um bom controle de estoque é fundamental para garantir que os produtos não irão faltar e que ao mesmo tempo não tenha produtos demais, o que acarreta em alto gasto com estoque.

A recomendação é verificar constantemente a disponibilidade dos produtos para que itens faltantes não sejam anunciados. Assim como no item anterior é possível usar planilhas de  controle ou sistemas de vendas online que são capazes de realizar o controle de estoque.

Tenha bons fornecedores

Os serviços dos fornecedores podem influenciar diretamente na sua reputação e nas suas vendas. Por isso, buscar fornecedores de qualidade é uma importante etapa.

Além disso, bons fornecedores entregam os produtos mais rapidamente, fazendo com que sua empresa economize com o estoque.

Formas de pagamento

Definir as formas de pagamento do seu negócio é uma importante etapa. Para isso, conheça muito bem o perfil dos seus consumidores. Isso pode ser definido a partir do público alvo ou persona.

Dentre as principais formas de pagamento em uma loja virtual, podemos encontrar:

  • Cartão de crédito
  • Pix
  • Boleto Bancário
  • Débito Online
  • Transferência Bancária

Busque escolher aqueles que fazem mais sentido com o seu público, independente de sua popularidade!

Logística

A logística busca garantir que o seu produto chegue até o seu cliente de maneira rápida e segura.

Hoje, existem duas principais formas de transporte, através dos Correios ou transportadoras privadas.

Os Correios conseguem alcançar todo o território nacional e possuem preços competitivos. Por outro lado, por meio de uma transportadora não há restrição no peso da encomenda (os Correios possuem um limite de 30 quilogramas), é possível realizar parceiras, negociar valores e entregas mais rápidas.

Acompanhamento dos resultados

Entender como a sua loja está indo é essencial para definir melhor as estratégias em busca de melhorar!

Faça uma análise do número de visitante, as páginas mais acessadas e os produtos mais vendidos. Uma das maneiras de realizar este acompanhamento é através do Google Analytics, uma ferramenta gratuita e muito importante para o gerenciamento do site.

Dados são informações muito valiosas que toda a empresa deve ter para definir as melhores estratégias no negócio a partir deles.

Cliente em primeiro lugar

Ouvir e entender o feedback dos clientes é uma ótima maneira de avaliar se os processos de vendas são eficientes para o consumidor.

Busque realizar pesquisas de satisfação, analisar as avaliações nas páginas dos produtos e os comentários dentro nas mídias sociais. Depois disso, defina planos de ações para a melhoria nos processos!

 

O que precisa para começar a vender online?

Hoje em dia, qualquer negócio pode começar a realizar as suas vendas no meio digital, sendo uma ótima forma de aumentar seu alcance e como consequência o faturamento.

Porém, é necessário alguns pontos para começar a vender pela internet e expandir o seu negócio, sendo eles:

  • Endereço na internet: um dos requisitos básicos para você abrir uma loja online é possuir um domínio e uma hospedagem. Hoje, é possível encontrar diversas empresas que oferecem este serviço a um preço bem acessível. Empresas de desenvolvimento também podem incluir este serviço no pacote, bem como as plataformas de e-commerce.
  • Venda em Marketplaces:  Uma alternativa é vender seus serviços em um Marketplace, podendo trazer diversos benefícios para os empreendedores.
  • Sistema de venda online: um bom sistema de venda online irá permitir um melhor gerenciamento de caixa e estoque. Por isso, separamos o tópico seguinte para explicar melhor seu funcionamento.

Como funciona o sistema de vendas online?

Um sistema de vendas online permite integrar o estoque com a loja virtual, além do departamento comercial e financeiro. Permitindo até mesmo que a loja física esteja no processo.

A partir de um sistema como este, é possível controlar:

Vendas

Gerencie os pedidos de vendas em tempo real independente do canal, além disso, é possível administrar o time de vendas, loja virtual e também os aplicativos.

Estoque

É possível ter um acompanhamento detalhado da entrada e saída dos produtos. Além da facilidade de atualizar os custos.

Finanças

É possível ter controle de toda a parte financeira, a partir das contas a receber e pagar, bancos e caixa.

Notas Fiscais Eletrônicas

Um sistema como esse permite emitir notas fiscais de maneira fácil e rápida, calculando os impostos de maneira automática e anexando as notas.

Viu como é incrível? É possível gerenciar todo o negócio a partir de um simples sistema que consegue integrar tudo isso que mostramos.

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