Conecte-se ao empreendedorismo

O que é a gestão de estoque e qual a sua importância?

Tempo de Leitura: 6 minutos
o que e gestão de estoque
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Que o estoque é “o coração do negócio” nós já sabemos mas, a maneira correta de  gerenciá-lo acaba sendo uma dúvida recorrente. Cada modelo de negócio possui suas particularidades e com base nelas devemos escolher como vamos gerir esse setor tão importante. Um estoque alinhado reflete diretamente na sustentabilidade do seu negócio,  por isso é um ponto de constante atenção. Nesse artigo você poderá conferir algumas dicas que irão te ajudar a manter o alinhamento do seu estoque e garantir a sustentabilidade da sua empresa.

O que é gestão de estoque?

Na teoria a gestão de estoque é o alinhamento de todos os fluxos relacionados ao inventário de uma empresa.  À primeira vista, a gestão do estoque pode parecer um tópico simples em meio a diversas outras áreas que envolvem um negócio. No entanto, é na verdade, um ponto que demanda muita atenção e cuidado.

A importância da gestão de estoque

A gestão de estoque de uma empresa pode ser um fator decisivo para o seu sucesso pois, o estoque representa uma parcela substancial do investimento de toda a companhia. Por isso é extremamente importante dar toda a atenção necessária a esse assunto. Uma boa gestão de estoque pode impactar diretamente na sustentabilidade da empresa.

Maximização do capital

A maximização do capital consiste basicamente em estratégias que visam trazer lucros maiores do que os valores investidos previamente. Agora vamos materializar esse “conceito” com dois dos exemplos mais utilizados quando o assunto é a maximização de lucro.

Atendimento ao cliente

Quando o assunto é uma empresa sustentável não podemos deixar de falar sobre o atendimento ao cliente, esse ponto é crucial em várias etapas e também pode ser muito útil quando o assunto é Maximização de capital. 

Um cliente bem atendido tende não apenas a realizar uma nova compra, como também a realizar indicações, geralmente leads vindos de indicação possuem um custo de aquisição menor e estão mais tendenciosos a fechar negócio. Uma boa gestão de estoque também possui relação direta com o bom atendimento, pois, você estará sempre abastecido com  itens relevantes para seus clientes. 

Prevenção de excedentes

A prevenção de excedentes nada mais é do que o acompanhamento e controle meticuloso da gestão de estoque, evitando assim que a empresa possua um estoque maior do que o necessário. Esse controle é muito importante pois, o estoque excedente poderá acarretar em prejuízo para empresa mas, esse prejuízo pode ser facilmente prevenido através de uma boa gestão de estoque, ao decorrer do artigo vamos citar métodos eficazes que podem auxiliar nesse controle. 

 Métodos de gestão de estoque

Confira 3 dos métodos de gestão de estoque mais utilizados ao redor do globo:

Just in Time (JIT) 

Imagine um modelo de gestão baseado em precisão, entra no estoque apenas o necessário para produção, O Just In Time (JIT) é muito conhecido e utilizado por grandes indústrias ao redor do mundo e se destaca por sua funcionalidade. Todos sabemos que um estoque disfuncional é dinheiro parado, ou até mesmo perdido, esse método faz com a empresa mantenha o estoque no mínimo necessário evitando assim perdas e desperdícios.

Você pode se aprofundar um pouco mais sobre esse incrível método de gestão de estoque  no estudo comparativo publicado pela editora Atena em 2021.

FIFO (FIrst-In, First-Out)

Muito utilizado no varejo, em negócios como supermercados e lojas de conveniência, o FIFO é um modelo de gestão simples e funcional baseado na forma de reposição do estoque. Sempre que um produto novo chegar ele vai para o fundo das prateleiras para que o produto que já estava a mais tempo seja consumido/vendido primeiro. É considerado um método efetivo pois, ele estimula o giro no estoque fazendo com que os produtos mais antigos sejam consumidos antes. 

Como criar um nome para loja de roupas

MRP (Material Requirements Planning)

O MRP é um modelo de software para gestão de estoque criado nos anos 50, a utilização desse software é recomendada para empresas de produção ou manufatura de bens.

Esse método irá agregar na otimização e diminuir desperdícios com base em análises preditivas, isto é ele irá realizar uma conta com base em dados de meses anteriores e te oferece uma previsibilidade da quantidade de matéria prima ou produto necessário para que sua empresa utilize por um determinado período de tempo. 

6- Tecnologia e gestão de estoque

Quando o assunto é gestão de estoque  as tecnologias emergentes se destacam, entre drones e IA (inteligência artificial) fica difícil para o pequeno empreendedor se encontrar e escolher a melhor opção para o seu negócio. Você não precisa ter um drone ou um robô para contar no seu estoque, mas é muito importante que você utilize a ferramenta correta! E a escolha de um sistema de gestão adequado vem se mostrando muito efetiva nesses casos. Um estudo realizado pela H2R Insights & Trends aponta que apenas 38% dos empreendedores brasileiros investem em tecnologias efetivas para o controle de estoque. Esse ponto inclusive pode ser utilizado como um diferencial competitivo para sua empresa, as vantagens de possuir um sistema que faça a gestão do estoque são inúmeras e entre elas se destacam:

Como criar um nome para loja de roupas
  • Controle de entrada e saída de estoque: O controle de entrada e saída de estoque é um dos principais facilitadores oferecidos pelo sistema de gestão vhsys! Seu estoque é atualizado automaticamente de acordo com cada venda realizada, diminuindo consideravelmente a margem de erro.
  • Lançamento e estorno de produtos no estoque: O lançamento e estorno de produtos também pode ser realizado pelo sistema! Essa opção deixa o dia a dia mais dinâmico e você economiza tempo. 
  • Definição de estoque mínimo e máximo para cada item: A definição do estoque máximo e mínimo para cada é uma função imprescindível pois evita que pedidos exagerados sejam realizados, e que o empreendedor fique com dinheiro parado no estoque. 
  • Inventário de estoque e relatórios de estoque (salto e movimentação): O sistema também oferece relatórios detalhados e atualizados facilitando a análise de inventário com dados concisos. 
  • Integração entre estoque, vendas e emissor de notas: Integração é a palavra chave, que irá fazer a grande diferença no seu negócio! Estoque, venda e a emissão de notas, são pilares para a gestão do seu negócio, e poder fazer realizar o controle de todos eles em um só lugar, irá fazer toda a diferença. 
teste-gratis

Confira também: Os princípios básicos para um gestão de estoque em pequenas empresas

7- Conclusão:

Contudo, conseguimos concluir que uma boa gestão de estoque é um ponto essencial para o sucesso de toda empresa e não pode ser deixada de lado. Cada modelo de negócio possui suas particularidades que devem ser consideradas na hora de escolher a melhor forma de realizar a gestão do seu estoque, essa é uma etapa necessária para empresas de todos os portes. Hoje existem ferramentas essenciais que podem se tornar verdadeiros aliados nesse processo. 

Perguntas Frequentes (FAQs):

1.Como determinar a quantidade ideal de estoque?

A quantidade ideal de estoque deve ser baseada na rotatividade de determinado produto em sua empresa. O primeiro passo será definir um mínimo e um máximo de cada produto com base em uma média de saída de acordo com o período. Lembrando que é super importante levar em consideração períodos sazonais que podem afetar nessa demanda. Você também pode conferir aqui mais alguns tipos de controle de estoque

2. Qual o papel da tecnologia na gestão de estoque?

A gestão adequada do estoque demanda muita atenção e precisão, para que seja realmente efetiva e hoje a tecnologia representa um papel de extrema importância nesses pontos. A escolha certa de um sistema de gestão poderá ser o fator chave para o sucesso do seu negócio pois ele pode oferecer relatórios atualizados em tempo real da entrada e saída de produtos, evitando assim a quebra de inventário. 

3. Como evitar a obsolescência de produtos no estoque?

O acompanhamento da gestão de estoque e a utilização de métodos como FIFO ou JIT podem auxiliar nesse processo. Devemos ter o controle e conhecimento de todos os produtos disponíveis em estoque e tomar muito cuidado com novos pedidos para que não haja perda de receita. 

4.O que é o sistema Just in Time (JIT)?

O sistema JIT se baseia em um método de controle de estoque criado no Japão e muito conhecido e utilizado em grandes indústrias. Ele se baseia em manter no estoque apenas o necessário para a fabricação (no caso de indústria) ou venda (no caso do varejo).  

5.Como a gestão de estoque afeta a satisfação do cliente?

Uma empresa com todos os processos alinhados irá afetar diretamente na entrega para o cliente. É claro que uma boa gestão de estoque não ficaria de fora dessa! Esse processo exige o conhecimento dos hábitos de compra dos clientes que irão influenciar diretamente na demanda de determinado produto. Sendo assim, uma gestão de estoque irá permitir que a empresa tenha sempre a disposição o produto que o cliente deseja e em bom estado, isso pode impactar diretamente na satisfação do cliente.

Sugestões para você continuar aprendendo:

Para quem procura se aprofundar um pouco mais sobre o assunto, segue abaixo 2 sugestões de e-books que poderão te auxiliar:

Controle de Estoque: Um guia para controle e gerenciamento de estoque para empresas comerciais – Vicente Hilário: Um enxuto e objetivo que poderá ser de grande utilidade para empreendedores que desejam entender um pouco mais sobre qual é a melhor forma de gerir seu estoque.

Gestão de estoques – Editora FGV: Mais uma indicação especial de e-book, com uma leitura fluida e descomplicada, esse e-book traz conceitos e exemplos de aplicação, o que pode ajudar e muito na decisão sobre qual método você irá utilizar em seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!