O que é employer branding e quais são os seus benefícios?

Fernando

O que é employer branding e quais são os seus benefícios?

Atualmente, um dos maiores desafios para os gestores é a retenção de talentos em suas empresas. A nova geração de colaboradores, os millenials, são pessoas interconectadas, com visões profissionais distintas da geração anterior, prezando não apenas por um bom salário, mas pela qualidade de vida e constante crescimento profissional. Portanto, são colaboradores que não ficam muito tempo em uma única empresa.

Para mudar esse cenário, muitas empresas vem investindo em um novo método de gestão de talentos, o chamado “branding employer”. Quer entender esse novo conceito? Então nos acompanhe!

O que é employer branding?

O ambiente de trabalho, remuneração, benefícios, planos de carreiras, horário de trabalho, cursos, treinamentos, entre outros fatores, influenciam no posicionamento da sua empresa no mercado, bem como influenciam no recrutamento de novos funcionários.

Sendo assim, o employer branding trabalha na criação de uma boa reputação para a sua empresa com o oferecimento de experiências que beneficiem e atraiam os profissionais para a sua organização.

A importância do employer branding

É fácil perceber quando uma empresa possui um alto nível de employer branding: através dos seus colaboradores. Quando uma empresa transmite de forma positiva seus valores, missão e visão, o engajamento com seus colaboradores cresce de tal forma que eles mesmo passam a “divulgar” o como é bom o trabalho na empresa.

Além do bom clima organizacional, essa disseminação atrai cada vez mais possíveis colaboradores qualificados e em sintonia com a proposta da empresa, melhorando os resultados externos e internos da empresa.

Como implementar o employer branding?

A implementação do employer branding em uma empresa ocorre por etapas e demanda uma análise minuciosa do clima organizacional, engajamento com seus colaboradores e atuação da gestão. Confira:

Avaliação inicial

Antes de tudo, avalie a atual reputação dentro e fora da sua empresa. Para isso, é válido realizar pesquisas de satisfação tanto com clientes quanto com os próprios funcionários. Valorize a opinião de ambos para identificar os problemas internos e externos do seu negócio e poder iniciar as novas estratégias que atendam às expectativas dos seus profissionais.

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Crie uma identidade

Como você gostaria que sua empresa fosse vista por seus colaboradores? O que você pode e quer oferecer enquanto empregador? Defina a imagem da sua empresa como empregadora para atrair profissionais que se identifiquem com seus ideais.

Seja proativo

Divulgue sua marca em seus meios de comunicação, como as redes sociais. Utilize-as para compartilhar histórias internas da empresa, mostrar sua equipe e a rotina do seu negócio. Essas ações passam ao público um pouco daquilo que vocês vivenciam no dia a dia, criando uma reputação da sua marca e fortalecendo o vínculo entre marca e cliente.

Acompanhe seus colaboradores

Após as primeiras etapas da implementação do employer branding, vem a parte fundamental: o monitoramento. Acompanhe sua equipe para identificar suas (novas) percepções sobre a empresa, seu impacto na cultura organizacional e como isso se reflete na produtividade da equipe.

Conclusão

Como falamos no início do texto, trabalhar com employer brand é um processo longo que requer paciência e foco para lidar com diferentes opiniões e expectativas. Mas é um processo necessário e fundamental para uma empresa atuando na época do imediatismo, alto fluxo de informações e maior acesso à qualificação profissional.

E você, está preparado para mudar?

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Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

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