Conecte-se ao empreendedorismo
Construa o futuro do seu negócio com economia!
Aproveite até 45% de desconto na Black Friday vhsys

6 maneiras para adaptar a sua consultoria em momentos de crise

Tempo de Leitura: 4 minutos
maneiras-de-adpatar-sua-consultoria-em-momentos-de-crise
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Em em momentos de crise como a que estamos vivendo atualmente com o COVID-19 pelo mundo inteiro, a grande pergunta no segmento de consultoria tem sido: como adaptar o meu serviço que pode não ser essencial ao novo cenário e se tornar relevante no mercado? Em um cenário de incertezas, até empresas que costumam seguir com planejamento bem estruturado e mais rigoroso tendem a encontrar problemas, caso não se adaptem ao cenário atual e ao tempo.

Essa adaptação não é necessariamente focada em posicionamento ou preço. Em alguns casos é necessário fazer uma análise mais profunda e ter uma visão mais crítica, para identificar o real problema que você deseja solucionar do seus clientes neste momento e quais serão as mudanças relevantes que você precisará fazer para adaptar a sua consultoria, a essa nova realidade. 

Uma dessas adaptações para atender as necessidades dos clientes atuais, é entender as tendências de mercado, como por exemplo, com a necessidade de distanciamento social veio a digitalização de comércios e atendimentos para a aceleração de vendas, ou a busca do uso das redes sociais para começar uma presença digital. Então, é de extrema importância entender quais as reais urgências para aprimorar o desenvolvimento.

Lembre-se sempre, que nesses momentos de crise não há nenhuma fórmula mágica para atrair mais clientes para sua consultoria e atendimento, mas sim muita busca de conhecimento, teste, aprendizagem e principalmente, constância. Mas, como se diferenciar nesse momento? Separamos dicas fundamentais para você fazer sucesso na sua consultoria

Avalie o problema do seu cliente

Antes de qualquer contato com cliente ou de conquistar sua referência no segmento, você precisa avaliar os principais problemas que estão aparecendo recentemente no mercado e principalmente do seu cliente. Exemplo: Porque o seu cliente começou a vender online e os leads dele entram no site, colocam produto no carrinho, mas não fecham a venda? Responder esse tipo de pergunta é crucial para criar ações estratégicas e resolver o problema. 

Após identificar, estude soluções e tendências que o mercado está oferecendo e podem fazer sentido para o segmento do seu cliente. Não crie fronteiras de Online e Offline neste momento, cada vez mais essa fronteira vai desaparecendo, possibilitando grandes mudanças e o tornando uma grande referência na consultoria.

Crie um visão de futuro

Em momentos de crise é necessário identificar oportunidades que estão voltadas para o futuro, não para o passado. Mas, como? Lendo como as coisas estão mudando no mercado, tendências não só para esse ano, mas para os próximos e demandas estratégicas. Ter essa visão focada no futuro, mostrará ao mercado o seu posicionamento estratégico, seu diferencial competitivo e como você está se adaptando em um momento tão complicado. Lembre-se, isso gera credibilidade, confiança e pode te tornar uma referência na área de consultoria, seja empresarial, financeira ou de gestão.

Sempre tenha em mente, você está criando um negócio só para hoje ou para o futuro? Então, sempre que você for atender um cliente, tenha sempre uma visão de futuro quando for implementar algo no negócio dele. 

Tenha parceiros que fortaleçam seu serviço

Para enfrentar um momento de crise é muito importante encontrar pessoas que compartilhem da mesma luta que você. Por isso, procure no mercado ou na sua rede de networking, profissionais e empresas que sejam competentes para trilhar esse caminho. Não esqueça de avaliar se concordam com a sua visão de crescimento e principalmente de mercado. 

Uma dica que pode servir muito de apoio no crescimento da sua consultoria e ter um diferencial competitivo no mercado, é buscar um programa de parcerias no qual te ajudará no aumento do seu portfólio de serviços e uma nova vertical de renda para o seu negócio.

Além disso, fazer parte de um programa de parceria pode te possibilitar oferecer muito mais que a sua consultoria para os seus clientes. Procure empresas que ofereçam produtos ou serviços distintos do seu, mas que o complementam.

Mostre suas experiências e resultados

Pense sempre em como hoje em dia vivemos numa era da experiência, em que diversas pessoas compram produtos e serviços por base de indicações e referência antes de adquirir algo. 

Com a sua consultoria não seria diferente, tenha em mente que o seu possível cliente não precisa ouvir de você que o seu serviço é o melhor, mas ele precisa ver de outras pessoas a experiências com o seu serviço. Use depoimentos, casos de sucesso e traga a diferença da sua consultoria aplicada em determinada empresa. Isso te dará muito mais credibilidade e confiança no mercado. Não se esqueça, mostrar suas experiências e resultados é que dará sustentação no mercado em épocas difíceis. 

Construa valores 

Se tem algo que pode fazer o seu crescimento no mercado em momentos de crise ser levado em consideração, é o que você acredita e não acredita. Quando tem se um posicionamento baseado em valores assertivos, as pessoas passam a confiar mais em você e no que é dito nesse processo.

Então, tenha muito claro os seus valores pessoais e profissionais. Crie o seu ponto de vista baseado na sua experiência e no seu diferencial, não esqueça que cada um tem um ponto de vista diferente e isso não pode ser impeditivo para adaptar sua consultoria em momentos assim.

Crie relacionamento

Criar uma proximidade é a melhor maneira de fidelizar o seu cliente. Um bom relacionamento pode fazer com que a sua empresa se adapte a um momento complicado e diferencie dos concorrentes. Isso acontece porque, quando você é capaz de tornar o contato com o cliente agradável, as chances dele voltar a fazer negócio ou fazer indicações para você, se multiplicam. 

O bom atendimento sempre será o seu cartão de visita, então invista algumas horas do seu dia e ligue para o seu cliente, questione como está a saúde do seu negócio, seja simpático e invista em um momento de confiança para demonstrar o quanto ele é importante. Nesses momentos, invista em soluções, não em problemas.

Nunca se esqueça de ficar atento aos feedbacks, é extremamente importante para sua nova adaptação.

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

experimente já

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!