Conecte-se ao empreendedorismo

A importância da integração dos novos funcionários

Tempo de Leitura: 2 minutos
A importância da integração dos novos funcionários
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

 O primeiro dia de trabalho costuma ser um período confuso e incerto. Além de deparar-se com um novo sistema de trabalhar, começar em uma nova empresa também significa adaptar-se a um novo time de trabalho e diferentes personalidades no dia-a-dia.

O processo de integração também influencia diretamente no desempenho do colaborador por envolver o ambiente físico da instituição, quem atua nele, os projetos em andamento e a metodologia de trabalho.

Portanto, se a sua empresa ainda não pensa no processo de integração de novos funcionários, que tal ler nossas dicas?

A importância da integração

Embora cada setor de uma empresa tenha uma função específica e com métodos e objetivos próprios, o crescimento de um negócio é proveniente do trabalho em conjunto de todos os departamentos.

Sendo assim, é imprescindível que seus colaboradores saibam trabalhar em conjunto e não fiquem restritos à suas “panelinhas”. Para a fluidez dos processos, colaboradores e em conjunto dos seus respectivos departamentos devem se comunicar adequadamente para resolver problemas e tornar os brainstorms mais eficientes.

Ambientação

O primeiro dia de trabalho é o momento de ambientação, ou seja, do novo colaborador conhecer os departamentos da empresa, sua estrutura interna, bem como seus novos colegas de trabalho e suas funções.

É importante familiarizar o novo funcionário com a equipe na qual ele, efetivamente, irá trabalhar.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Apresentando a empresa

O primeiro dia de trabalho é reservado para apresentar o colaborador aos novos superiores, conhecer a hierarquia da empresa e as metodologias de trabalho. Além disso, o primeiro dia também serve para mostrar ao novo funcionário a missão, visão e valores da instituição, tal como os direitos e deveres do colaborador.

Comunicação e iniciativa

O desempenho de um colaborador depende, dentre muitos fatores, de como ele se relaciona no ambiente de trabalho. Um ambiente hostil resultará em uma performance abaixo do esperado, prejudicando não apenas o desempenho do seu funcionário como o fluxo de trabalho da empresa.

Portanto, crie uma comunicação aberta com seu colaborador para estabelecer laços de confiança e permitir que seu colaborador fique à vontade para expor suas ideias, sugestões e opiniões.

Exponha os diferenciais da empresa

Desperte o ânimo dos novos funcionários com eventos, tradições, brincadeiras internas que façam parte da cultura interna. Além disso, deixe explícito os benefícios que a empresa oferece para cada setor e quais são as vantagens desses benefícios.

Conclusão

Não importa o nível hierárquico do profissional: a integração também é um processo corporativo, necessitando do suporte dos superiores e acompanhamento dos recursos humanos. Isto significa que, independente da sua bagagem profissional, o colaborador que não for ou não se sentir integrado à equipe acabará limitando suas capacidades.

Integrar um colaborador é valorizar o profissional, mostrando que é a pessoa ideal para a função e que seus conhecimentos e habilidades fazem a diferença na empresa.

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!