As estruturas organizacionais das empresas vem mudando e ganhando um novo conceito. Funcionários hoje são colaboradores e suas habilidades são valorizadas para a gestão. No entanto, para reter esses novos talentos, as empresas deve oferecer benefícios que vão além dos planos de saúde.
O que você vai encontrar?
ToggleHoje em dia, os programas de benefícios são cruciais para despertar o interesse por uma empresa. Quer saber como desenvolver bons benefícios para seus funcionários?Então acompanhe nosso novo artigo!
Os estímulos através dos benefícios
As empresas que investem em programas diferenciados de benefícios para seus colaboradores não só contribuem com um bom clima organizacional como estimulam a motivação em sua equipe.
Essas ações se refletem na produtividade da equipe bem como na redução do turnover (rotatividade) dos funcionários, que sentem-se valorizados e motivados a continuar na empresa.
Mas por que isso acontece?
É simples: um profissional tem objetivos e, para alcançar esses objetivos, ele vai atrás das empresas que possam oferecer mais recursos para o seu desenvolvimento.
E se você tem uma equipe formada por profissionais que procuram evoluir, nada mais sábio do que investir em benefícios que possibilitem esse crescimento e ainda proporcione um bom clima organizacional em sua empresa.
Tipos de benefícios
Os benefícios variam de acordo com a empresa, sua cultura e seus valores. Algumas empresas que possuem mais funcionárias mulheres oferecem serviços estéticos como manicure uma vez por semana, outras empresas oferecem uma sala de descanso, desconto em estabelecimentos, entre outros.
Pense no tipo de benefício que seria atraente para seus colaboradores e use a sua criatividade.
Qualidade de vida
Para manter a equipe motivada, invista em benefícios que proporcionem qualidade de vida dentro e fora da empresa. Treinamentos, cursos, os já citados descontos em estabelecimentos (teatro, academias, etc), tudo isso contribuem para a valorização e a motivação do colaborador
Cuidados com as ações
Muitas empresas desenvolvem um sistema de bonificação através das metas, o que, em muitos casos, acaba estimulando um clima de competição e rivalidade entre a equipe, resultando em um clima tóxico para gestores e colaboradores. Ao criar um benefício, pense em como ele irá repercutir na empresa e se vale a pena mantê-lo.
Pequenos gestos de valorização
Fazer pequenos agrados para sua equipe não significa, necessariamente, gastas rios de dinheiro com coisas caras. Oferecer um lanchinho rápido ou uma pausa para jogar videogame, por exemplo, não só anima que passa o dia todo trancado em um escritório como ajuda a relaxar.
Portanto, ofereça benefícios que serão bem utilizados por sua equipe e que represente a cultura da sua empresa, tornando o ambiente de trabalho mais amistoso e completo para todos.
E você, tem oferecido bons benefícios em sua empresa? Eles tem trazido bons resultados? Compartilhe suas experiências conosco!