O que você vai encontrar?
ToggleO maior medo do microempreendedor é investir todo o seu tempo e dinheiro em sua própria empresa e, quando menos esperar, ser obrigado a declarar falência. Segundo o Boa Vista SCPC, serviços de proteção ao crédito, só esse ano, entre janeiro e outubro, os pedidos de falência cresceram em 13,7%, em relação a 2015. E de acordo com a pesquisa Demografia das Empresas 2014, divulgada pelo IBGE em setembro desse ano, de cada dez empresas seis não sobrevivem após cinco anos de atividade.
Embora a pesquisa não tenha se aprofundado nos motivos do fechamento dessas empresas, uma coisa que podemos notar é que muitas delas não tem um sistema de gestão eficiente e não sabem se estabilizar em um mercado cada vez mais competitivo.
Para evitar que sua empresa vá por água abaixo, não basta apenas ter espírito empreendedor e inovador sem ter conhecimento jurídico, financeiro e noções de gestão para manter-se ativo.
Organização e planejamento
Uma empresa sem planejamento é a receita certa para o seu fracasso. Disciplina, visão e o estabelecimento de metas a longo prazo dão uma perspectiva do que fazer e como fazer para a sua empresa se estabelecer e crescer no mercado. Além disso, para abrir uma empresa, estude todos os aspectos mercantis para seu negócio prosperar (público-alvo, fornecedores, concorrência, sua localização, entre outros aspectos).
Outro fator essencial é o planejamento financeiro. Para se manter ativa, sua empresa precisa de um capital de giro satisfatório para garantir sua funcionalidade durante o período de desenvolvimento, bem como, o controle do fluxo de caixa, para equilibrar a entrada e saída de dinheiro da sua empresa.
Invista em marketing
Hoje em dia ficou muito mais fácil dar visibilidade ao seu negócio, com a ascensão das plataformas e mídias digitais. As redes sociais proporcionam a conectividade entre empresas e públicos como também passaram a disponibilizar ferramentas específicas para o comércio. Além disso, através das redes sociais você fica por dentro do que andam falando da sua empresa e passa ter uma noção real da sua posição no mercado.
Cuidados com funcionários e clientes
Se a sua microempresa tem funcionários, esteja atento aos seus direitos e, como chefe, tenha em mente suas responsabilidades. Tenha tato para lidar com seus funcionários e evite possíveis processos trabalhistas. O mesmo vale para o atendimento, parte fundamental no sucesso de qualquer empresa. Tenha atenção com o cliente e seja claro ao informar as especificações do seu produto.
Gestão eficiente
Se você não domina as técnicas de gestão empresarial, não se desespere. Hoje existem inúmeras ferramentas de gestão para empresários que não possuem tal conhecimento, mas procuram estudar sobre o assunto a fim de ter mais controle do próprio negócio.
Nas plataformas digitais você encontra diversas ferramentas que cuidam dos mais diversos aspectos da sua empresa e permitem otimizar suas operações, além de aumentar os cuidados com seu empreendimento.
Se você está endividado, procure regularizar suas finanças respeitando a sua capacidade econômica, de forma que não desestabilize sua empresa. Não se deixe levar pelo desespero e o sentimento de derrota. Procure aprender com seus erros e refaça seus planejamentos para localizar falhas estruturais e aprimorar suas táticas empresariais para se manter ativo, competitivo e com um bom posicionamento no mercado.