O ERP de vendas é uma ferramenta crucial para o empreendedor, de acordo com uma pesquisa conduzida pela E-commerce Brasil. Os resultados revelaram que 72% dos participantes consideram o ERP muito importante, enquanto 22% o veem como importante. Surpreendentemente, nenhum dos participantes votou na opção “nada importante”.
O que você vai encontrar?
ToggleCom isso, conseguimos entender a relevância que um sistema de gestão ERP possui no dia a dia do pequeno empreendedor, por isso nesse artigo iremos abordar as principais características de um ERP de vendas e, também, deixar algumas dicas para te ajudar a realizar a escolha certa para o seu negócio.
O que é ERP de vendas?
O ERP de vendas é um software que oferece funcionalidades capazes de auxiliar qualquer tipo de comércio, com ele o empreendedor possui maior controle e assertividade em todos os processos e dados relacionados à venda com isso, a visão estratégica sobre os dados da empresa se tornam cada vez mais claras, facilitando a identificação de gargalos na operação e facilitando possíveis melhorias. Um ERP de vendas não está ligado apenas a parte comercial e sim a empresa como um todo, ele deve estar integrado a setores como: financeiras, estoque, emissão de notas, PDV, loja virtual, entre outros setores base da empresa.
Qual é a diferença entre um ERP e um sistema PDV?
ERP de vendas e PDV (Ponto de venda) frequentemente geram confusão entre os empreendedores. Alguns acreditam equivocadamente que se trata da mesma ferramenta, mas, na verdade são complementares, realizando papéis distintos no processo de gestão do negócio. Enquanto o ERP de vendas oferece soluções “Back Office” integrando a parte das vendas com os demais setores da empresa (financeiro, estoque etc.) o PDV trás soluções para o momento do atendimento e registro das vendas.
ERP de Vendas | PDV |
É um sistema completo para gerenciar várias partes do negócio, como vendas, estoque e financeiro. | É usado especificamente nas vendas do dia a dia, onde as transações são processadas. |
Realiza a gestão de estoque, clientes, pedidos, financeiro e gera relatórios detalhados. | Processa vendas, gerencia caixa, aceita pagamentos e controla estoque de forma básica. |
Integração com diferentes partes da empresa para oferecer uma visão completa do negócio. | Conecta-se com sistemas de pagamento e ERP de vendas. |
Precisa ser configurado com informações detalhadas sobre o negócio. | Simples e fácil de usar, projetado para operadores de caixa e pequenos negócios. |
Essas são algumas das principais diferenças entre o PDV e o ERP de vendas, podemos perceber claramente que os dois são muito importantes em operações de varejistas pois, se complementam.
Quais são as funcionalidades de um ERP de vendas?
Agora, vamos abordar mais especificamente as funcionalidades que um bom ERP de vendas deve oferecer:
Controle de vendas
O Controle de vendas é um dos principais motivos pelos quais o empreendedor vai a busca de um ERP pois, com ele você consegue acompanhar com assertividade como anda o fluxo de vendas do seu negócio e garantir que essas vendas sejam registradas e contabilizadas no setor financeiro e também no estoque.
Sistema PDV
Anteriormente explicamos a diferença entre o PDV e o ERP de vendas, também deixamos claro a importância que um tem para o outro pois são complementares, o que não falamos é que muitos ERPs de vendas podem oferecer PDV como uma de suas funcionalidades, garantindo um solução ágil e prática para o seu negócio.
Controle financeiro
Um ponto muito importante que deve ser levado em conta ao escolher um ERP de vendas é a integração com o controle financeiro, quanto maior a facilidade nesse processo maior são as chances de garantir um futuro sustentável para a sua empresa. O controle financeiro integrado com o ERP de vendas faz com que cada venda liquidada seja automaticamente registrada, e também proporciona uma visão clara de “contas a receber” que são aquelas faturas pendentes, resultantes de negociações a prazo ou atrasos no pagamento.
Conta bancária PJ
Quando falamos em um ERP de vendas integrado, devemos levar em conta todas as facilidades que ele pode proporcionar, e a conta bancária PJ é uma delas, com essa solução você garante uma visão muito mais ampla sobre as transações bancárias da sua empresa, além de garantir maior facilidade em processos como.
- Emissão de boletos
- Pix Cobrança
- Conciliação bancária automatizada
Controle de estoque
Administrar a entrada e saída de produtos não é uma tarefa fácil, isso sem considerar todo o resto que envolve gestão do estoque, como o controle de mínimo e máximo, devolução de produtos etc. Todos esses pontos devem ser considerados com muita atenção, afinal de contas, sempre ouvimos falar que o estoque é o coração do negócio, não é mesmo? Uma boa gestão de estoque pode ser um dos maiores triunfos de uma empresa, evitando questões como perdas ou excesso de produtos, que impactam diretamente no resultado financeiro. Com um ERP de vendas integrado ao estoque esses riscos são consideravelmente menores pois, ele garante.
- Controle entradas e saídas de estoque
- Definição de estoque mínimo e máximo para cada item
- Integração entre estoque, vendas e emissor de notas
Emissão de notas fiscais
Esse é um processo presente no dia a dia de todas as empresas, desde o MEI até uma multinacional, todos estão obrigados perante a lei a realizar a emissão de Notas Fiscais sendo elas NF-e, NFS-e, NFC-e, NFP-e, CT-e ou MDF-e, com um ERP de vendas integrado esse processo se torna super simples, suas notas fiscais são emitidas em 2 minutos.
Integração com loja virtual
Com certeza a integração do seu ERP de vendas com uma loja virtual pode acelerar e muito o crescimento da sua empresa, essa integração possibilita que você esteja acessível ao consumidor final independentemente de barreiras como distância e horário de funcionamento, fazendo com que a sua empresa amplie consideravelmente o alcance, com a integração ao ERP de vendas você realiza esse processo de maneira mais fluida e tranquila, levando em conta a integração que irá garantir que nenhuma ponta solta faça uma bagunça no seu negócio.
Como escolher o ERP de vendas ideal?
Costumamos dizer que a escolha de um ERP de vendas é uma das mais importantes realizadas pelo empreendedor pois, essa ferramenta pode realmente fazer diferença no seu dia a dia se escolhida da maneira correta, considerando suas principais necessidades, pode realizar uma injeção de sucesso no seu negócio. Para que você não tenha problemas ao tomar essa decisão tão importante, montamos um check list que você poderá consultar antes de escolher um bom sistema ERP de vendas.
- Entenda suas necessidades: Mapeie todos os seus processos para identificar quais são as principais dificuldades que está enfrentando. Para garantir que o ERP escolhido atenda a todos os gargalos.
- Pesquise as opções: Realize pesquisas, faça reuniões com especialistas e garanta que você conheça as principais opções que possam atender a sua empresa.
- Considere a facilidade de uso: A usabilidade de um ERP de vendas é muito importante, você precisa levar em conta que toda a sua equipe terá acesso a ele então, é necessário que seja fácil e intuitivo.
- Verifique a integração: Integrações como as citadas anteriormente são de extrema importância para garantir um processo fluido e evitar gargalos.
- Avalie a escalabilidade: Escolha um ERP que possa acompanhar o crescimento do seu negócio.
- Verifique o suporte ao cliente: Garanta que o ERP escolhido forneça canais acessíveis de suporte e que o atendimento seja rápido, especializado e de preferência humanizado.
Esses são os principais pontos a serem considerados durante a sua busca por um ERP de vendas.
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- Relatórios otimizados, gráficos, controle de permissões e menus de acesso rápido.
- Leitor de código de barras para agilizar vendas.
- Registro e emissão de pedidos.
- Cadastro de produtos e estoque.
- Controle financeiro com contas a pagar e a receber.
- Agenda integrada para organizar seu negócio.
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