Uma empresa que anseia pelo seu crescimento trabalha em sua estrutura para reter seus talentos na casa. No entanto, diariamente vemos inúmeros processos de causas trabalhistas movidas por ex-funcionários que saíram de forma conturbada das suas antigas empresas.
O que você vai encontrar?
TogglePara evitar o turnover, o setor de recursos humanos tem investido na entrevista de desligamento, uma forma de análise comportamental para averiguar os processos internos e identificar falhas estruturais.
Mas será que esse método funciona? Os gestores estão aptos a lidar com críticas em um momento tão delicado nas relações de trabalho? Acompanhe em nosso artigo.
Indicadores a serem avaliados
Já discutimos em outro artigo que o turnover é um importante indicador de gestão interna. Por que? É simples: uma empresa com alta rotatividade de funcionários é uma empresa que gera dúvidas sobre sua capacidade e credibilidade. Um alto turnover é resultado da falta da motivação e comprometimento não apenas dos colaboradores mas, também, da própria empresa.
Vale salientar que a excelência de uma organização estende-se para a qualidade de vida e condições de trabalho da sua equipe.
Benefícios da entrevista de desligamento
Assim como há uma entrevista de seleção e entrada em uma empresa, também há a necessidade de uma entrevista de desligamento para avaliar como deu-se as relações entre empresa e trabalhador no período em que ele permaneceu na empresa.
Alguns dos benefícios desse método de gestão de pessoas incide sobre:
Gestão: a entrevista de desligamento permite identificar os pontos fortes e fracos da gestão, auxiliando, também, na criação de programas e estratégias para melhorar a gestão e mudar a perspectiva do colaborador.
Líderes: identificado o problema na gestão, fica mais fácil compreender a visão que o colaborador tem dos seus gestores e sua liderança na equipe.
Clima: crucial na entrevista, o clima interno é outro fator importante na avaliação do ex-colaborador. A partir da conversa, é possível pontuar o que funciona e o que não funciona em sua organização, além de avaliar se há um padrão comportamental em sua equipe.
Imagem: aqui é hora de saber, no final das contas, qual a imagem que o colaborador faz da empresa, consequência do motivo do seu desligamento. Seja por plano de carreira ou cultura organizacional tóxica, a imagem da empresa vai além do discutido em equipe e pode, inclusive, sujar a imagem da organização porta afora.
Oportunidade de mudanças profundas
Ninguém está preparado para receber críticas e isso inclui os gestores. No entanto, a entrevista de desligamento é necessária para pontuar problemas estruturais em sua organização, coisas que um funcionário não dirá por se sentir inibido com a situação.
No entanto, um colaborador cujo vínculo empregatício foi desfeito, não terá problemas em compartilhar suas impressões e experiências com a empresa. Portanto, aproveite para captar o que seu ex-colaborador tem a dizer, procure aceitar as críticas da forma mais profissional possível e implemente melhorias em sua organização.
Se você quer otimizar a gestão da sua empresa, que tal conhecer o VHSYS?
O VHSYS é um sistema completo de gestão empresarial, especialmente desenvolvido para micro e pequenas empresas, além de ser uma opção de ótimo custo-benefício para microempreendedores individuais. Não perca tempo e experimente grátis!