Que o Brasil é um dos países com mais feriados no mundo isso todo mundo já sabe. E é claro que empresas como farmácias, supermercados, bancos, hospitais e outros estabelecimentos imprescindíveis para a sociedade não podem emendar feriados. Mas para escritórios, em geral, vale a pena emendar feriados quando estes caem no meio da semana, por exemplo, em uma quinta-feira?
O que você vai encontrar?
ToggleVantagens e desvantagens de emendar os feriados
Se, por um lado emendar o feriado signifique um dia a menos de produção para a sua empresa, por outro, emendar pode acalmar os ânimos exaltados da equipe e aumentar a motivação dos funcionários.
Neste caso, avalie suas opções, por exemplo: caso seja comerciante, pesquise e analise o movimento no comércio para saber se vale a pena abrir as portas após os feriado. Além disso, deve-se levar em consideração os gastos com luz, água, transporte, alimentação, entre outros. Dependendo da situação, você acaba gastando mais por não emendar o feriado.
Como lidar com as emendas?
Para não sair no prejuízo, muitos gestores utilizam a compensação de horas, acordo previsto pela CLT. A compensação de horas adiciona as horas de feriados em cima dos dias úteis de jornada, sem que esses acréscimos configurem como hora extra.
No entanto, esse tipo de acordo deve ser firmado de forma clara entre os funcionários, antes de fecharem um contrato de trabalho.
Banco de horas
Outra forma de compensação de horas utilizada pelas empresas é o uso dos bancos de horas, que armazena as horas trabalhadas além da jornada normal, sem o pagamento do adicional de hora extra.
O banco de horas é utilizado de forma a reduzir a jornada (que, em muitos casos, são compostas por horas de inatividade), sem reduzir o salário. As horas reduzidas, portanto, permanecem como créditos para utilizar quando a produção aumentar e a atividade acelerar.
No entanto, vale lembrar que a CLT estabelece um limite de 10 horas de trabalho diário, ou seja, apenas 2 horas extras diárias (para todos os regimes de horas).
Feriados de 2017
Confira os feriados nacionais:
01.01. Confraternização Universal
28.02. Carnaval
14.04. Sexta-feira Santa
21.04. Tiradentes
01.05. Dia do Trabalhador
15.06. Corpus Christi
07.09. Independência do Brasil
12.10. Padroeira do Brasil
02.11. Finados
15.11. Proclamação da República
25.12. Natal
Fique atento para os feriados municipais e estaduais e programe com antecedência os seus pagamentos, evitando atrasos e consequentemente, pagamentos de juros. Com o sistema VHSYS você centraliza em um só lugar o controle do contas a pagar e receber, emissão de notas fiscais, gestão de estoque e muito mais. Clique aqui e experimente grátis.