Conecte-se ao empreendedorismo

Emendar feriado é benéfico ou prejudicial para o seu negócio?

Tempo de Leitura: 2 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Que o Brasil é um dos países com mais feriados no mundo isso todo mundo já sabe. E é claro que empresas como farmácias, supermercados, bancos, hospitais e outros estabelecimentos imprescindíveis para a sociedade não podem emendar feriados. Mas para escritórios, em geral, vale a pena emendar feriados quando estes caem no meio da semana, por exemplo, em uma quinta-feira?

Vantagens e desvantagens de emendar os feriados

Se, por um lado emendar o feriado signifique um dia a menos de produção para a sua empresa, por outro, emendar pode acalmar os ânimos exaltados da equipe e aumentar a motivação dos funcionários.

Neste caso, avalie suas opções, por exemplo: caso seja comerciante, pesquise e analise o movimento no comércio para saber se vale a pena abrir as portas após os feriado. Além disso, deve-se levar em consideração os gastos com luz, água, transporte, alimentação, entre outros. Dependendo da situação, você acaba gastando mais por não emendar o feriado.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Como lidar com as emendas?

Para não sair no prejuízo, muitos gestores utilizam a compensação de horas, acordo previsto pela CLT. A compensação de horas adiciona as horas de feriados em cima dos dias úteis de jornada, sem que esses acréscimos configurem como hora extra.

No entanto, esse tipo de acordo deve ser firmado de forma clara entre os funcionários, antes de fecharem um contrato de trabalho.

Banco de horas

Outra forma de compensação de horas utilizada pelas empresas é o uso dos bancos de horas, que armazena as horas trabalhadas além da jornada normal, sem o pagamento do adicional de hora extra.

O banco de horas é utilizado de forma a reduzir a jornada (que, em muitos casos, são compostas por horas de inatividade), sem reduzir o salário. As horas reduzidas, portanto, permanecem como créditos para utilizar quando a produção aumentar e a atividade acelerar.

No entanto, vale lembrar que a CLT estabelece um limite de 10 horas de trabalho diário, ou seja, apenas 2 horas extras diárias (para todos os regimes de horas).

Feriados de 2017

Confira os feriados nacionais:

01.01. Confraternização Universal

28.02. Carnaval

14.04. Sexta-feira Santa

21.04. Tiradentes

01.05. Dia do Trabalhador

15.06. Corpus Christi

07.09. Independência do Brasil

12.10. Padroeira do Brasil

02.11. Finados

15.11. Proclamação da República

25.12. Natal

Fique atento para os feriados municipais e estaduais e programe com antecedência os seus pagamentos, evitando atrasos e consequentemente, pagamentos de juros. Com o sistema VHSYS você centraliza em um só lugar o controle do contas a pagar e receber, emissão de notas fiscais, gestão de estoque e muito mais. Clique aqui e experimente grátis.

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!