O que você vai encontrar?
ToggleO setor comercial de uma empresa é responsável pelas vendas, mas sua área de abrangência vai além e pode incluir estratégias de fidelização e relacionamento com os clientes. Se montar e estruturar um departamento comercial competitivo é o que você procura, este é seu artigo. Como escolher seu time de vendas, treiná-lo e enfrentar o mercado são algumas dicas que separamos.
Equipe nota dez
Ao formar sua equipe de trabalho é importante pensar estrategicamente. Isso que dizer que deve se pensar em um prazo estendido, de que modo esse funcionário pode contribuir para o crescimento de sua empresa. Observe se o candidato tem afinidade com os valores e produtos da empresa. Um consumidor será sempre um bom vendedor. Estimule sua equipe a sempre estar em processo de formação. Assim, acompanhando as tendências do mercado as chances de resultados positivos são ampliadas.
Contrate e crie grupos de trabalhadores que tenham afinidades entre si, essa é a melhor maneira de garantir o entrosamento. Uma equipe que se diverte junta, rende mais.
Integração entre os setores
Uma das maneiras mais certeiras de fazer com que seu departamento comercial seja eficiente é integrá-lo a outros setores da empresa. Disponibilizar acesso às informações e alterações em tempo real. Tendo em mãos o histórico de compra e de relacionamento de seu cliente com sua empresa, o vendedor terá maiores chances de oferecer as condições e os produtos mais adequados ao interesse do cliente.
Adote um sistema de vendas
Para ter um controle melhor de suas vendas, definindo melhor suas estratégias, é essencial adotar um sistema de gestão. Isso porque essa ferramenta o ajudará a controlar a produção, compra e estoque de seus produtos, garantindo que as operações fiquem equilibradas. Confira aqui as funcionalidades que a VHSYS oferece
Tenha critérios de avaliação
Para saber se e quais estratégias estão funcionado, para seu negócio, estipule métricas adequadas. Monitorando seu departamento de vendas é possível identificar em que aspectos sua equipe precisa melhorar.
São boas analises:
- Número de prospecções;
- Oportunidades de negócios identificadas;
- Negócios fechados;
- Taxa de conversão de cada fase do Funil de Vendas
Esperamos que essas dicas ajudem sua empresa a se posicionar de maneira satisfatória no mercado. Outras dicas podem ser encontradas neste blog. Dúvidas ou sugestões? Comente!