Dicas para deixar o departamento comercial mais competitivo

Consultor VHSYS

Dicas para deixar o departamento comercial mais competitivo

O setor comercial de uma empresa é responsável pelas vendas, mas sua área de abrangência vai além e pode incluir estratégias de fidelização e relacionamento com os clientes. Se montar e estruturar um departamento comercial competitivo é o que você procura, este é seu artigo. Como escolher seu time de vendas, treiná-lo e enfrentar o mercado são algumas dicas que separamos.

Equipe nota dez

Ao formar sua equipe de trabalho é importante pensar estrategicamente. Isso que dizer que deve se pensar em um prazo estendido, de que modo esse funcionário pode contribuir para o crescimento de sua empresa. Observe se o candidato tem afinidade com os valores e produtos da empresa. Um consumidor será sempre um bom vendedor. Estimule sua equipe a sempre estar em processo de formação. Assim, acompanhando as tendências do mercado as chances de resultados positivos são ampliadas.

Contrate e crie grupos de trabalhadores que tenham afinidades entre si, essa é a melhor maneira de garantir o entrosamento. Uma equipe que se diverte junta, rende mais.

Planilha controle de vendas download

Integração entre os setores

Uma das maneiras mais certeiras de fazer com que seu departamento comercial seja eficiente é integrá-lo a outros setores da empresa. Disponibilizar acesso às informações e alterações em tempo real. Tendo em mãos o histórico de compra e de relacionamento de seu cliente com sua empresa, o vendedor terá maiores chances de oferecer as condições e os produtos mais adequados ao interesse do cliente.

Adote um sistema de vendas

Para ter um controle melhor de suas vendas, definindo melhor suas estratégias, é essencial adotar um sistema de gestão. Isso porque essa ferramenta o ajudará a controlar a produção, compra e estoque de seus produtos, garantindo que as operações fiquem equilibradas. A VHSYS oferece várias funcionalidades, clique aqui e confira.

Tenha critérios de avaliação

Para saber se e quais estratégias estão funcionado, para seu negócio, estipule métricas adequadas. Monitorando seu departamento de vendas é possível identificar em que aspectos sua equipe precisa melhorar.

Conheça o VHSYS e facilite a gestão da sua empresa!

São boas analises:

  • Número de prospecções;
  • Oportunidades de negócios identificadas;
  • Negócios fechados;
  • Taxa de conversão de cada fase do Funil de Vendas

Esperamos que essas dicas ajudem sua empresa a se posicionar de maneira satisfatória no mercado. Outras dicas podem ser encontradas neste blog. Dúvidas ou sugestões? Comente!

 

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