Existem diversas formas de sua empresa oferecer ofertas de produtos e serviços para seus clientes, certo? Seja por redes sociais, anúncios orgânicos ou pagos, banners promocionais… As soluções são quase infinitas, cabe à empresa decidir qual é a melhor forma de impactar seu cliente de acordo com seu planejamento e orçamento.
O que você vai encontrar?
ToggleEm meio a tantas formas, as ações via e-mail marketing acabam passando despercebido. Muitas empresas não dão uma atenção maior para as campanhas de e-mail e acabam perdendo oportunidades não só de aumentar sua receita, como também perdem um canal direto com seu cliente e informações preciosas.
Pensando nisso, criamos este artigo com as vantagens e dicas para utilizar o e-mail marketing da melhor maneira possível, olha só:
Todo mundo tem e-mail
Seja para se cadastrar em qualquer rede social, uso pessoal e profissional, uma coisa é fato: Todo mundo tem e-mail. E, se você tem acesso a um contato direto com seu cliente, por que não utiliza-lo?
Pensando antes mesmo das ações via e-mail marketing, até a captação desses e-mails pode ser feito de diversas formas e com um baixo custo: Se você já faz campanhas com banners em seu site, que tal inserir um voltado para o cadastro do e-mail? Ou oferecer alguma bonificação para o usuário que optar receber suas campanhas por este canal? São formas simples, porém eficazes 🙂
Segmentação: Cada cliente é único
Nós já falamos aqui sobre a importância de conhecer seu cliente e trata-lo de maneira única, tentando oferecer seu produto ou serviço exatamente no momento em que ele necessita. A segmentação por e-mail tem vários fatores que a torna bem assertiva.
Um dos diferenciais do e-mail marketing com relação á outros canais é que, nesse caso, é o cliente que aceita receber as campanhas, e isso é uma arma poderosa quando o assunto é segmentação, pois você está impactando alguém que já tem uma pré-aceitação do seu produto ou serviço, você já está á meio caminho de conquistar esse cliente!
E qual é a outra parte do caminho? Aquilo que falamos acima, oferecer seu serviço no momento em que seu cliente necessita. Você pode aliar suas campanhas com uma ferramenta de CRM e “atacar” seu cliente em diversos passos diferentes do funil de vendas, de acordo com as ações dele, você pode enviar uma campanha diferente e/ou um produto específico de acordo com seu comportamento. Caso ele tenha abandonado a compra no momento de fechamento, você também pode enviar um e-mail de “abandono de carrinho” e resgata-lo mais tarde.
Mensuração e economia
Outros dois pontos importantes nas campanhas via e-mail marketing: Custos e mensuração de resultados.
Em comparação com outros meios de comunicação, seja offline (televisão, rádio, jornais) ou online (links patrocinados, facebook ads, releases), o custo para disparar campanhas via e-mail é bem menor. Existem diversas ferramentas no mercado especializadas nesse segmento, algumas até gratuitas dependendo do volume de envios.
Ainda falando sobre ferramentas especializadas, a grande maioria delas apresenta os resultados das campanhas, o que é essencial para medir o desempenho das ações e mensurar os resultados. Métricas como taxa de abertura, taxa de clicks, conversões ou por que tipo de produto os assinantes mostraram mais interesse podem ser facilmente mensurados através de um ferramenta de disparo.
Como não transformar minha campanha em Spam?
Você já percebeu todas as vantagens que optar pelo e-mail marketing trará para o seu negócio, certo? Porém, de nada vai adiantar todos esses argumentos se o seu cliente nem sequer receber sua campanha, o temido spam pode arruinar todo seu trabalho. Mas, como evita-lo? Temos algumas dicas que podem ajudar:
- Layout do e-mail
Provedores de e-mail são bem rigorosos quanto ao layout do seu e-mail, se ele estiver inteiro em imagens, além de ficar mais pesado, existe uma grande chance dos provedores envia-lo direto para a caixa de spam. A dica aqui é estruturar bem o HTML da sua campanha e mesclar imagens com texto.
- Evite listas de terceiros
Ter a autorização do seu cliente para receber suas campanhas é peça-chave para ter melhores resultados. Ao utilizar uma lista comprada ou de terceiros, a chance desse potencial cliente ignorar ou bloquear a mensagem é maior, justamente pelo fato dele não ter aceitado receber aquilo. Parece tentador, principalmente no inicio, ter uma lista maior, mas qualidade é sempre mais eficaz que quantidade.
- Respeite o que seu assinante quer, mesmo que seja sair
Ninguém quer perder um cliente ou potencial cliente, mas se foi uma solicitação vinda do mesmo, respeite. Não vale a pena você continuar enviando campanhas para um cliente que não tem interesse em seu produto ou serviço e deixou isso claro ao solicitar parar de receber suas campanhas. Mantê-lo na sua lista só gerará mais frustração para o mesmo e diminuirá suas métricas. A dica nesse caso é sempre oferecer o link para cancelamento e também um pequeno formulário para saber o motivo, dessa forma você terá o feedback do mesmo e poderá usa-lo ao seu favor.
- Mantenha sua lista de assinantes limpa e saudável
E-mails digitados errado, usuários inativos, entre outros fatores podem prejudicar o desempenho das suas campanhas, por isso é importante sempre analisar sua lista de assinantes e fazer limpezas periódicas nela. Não quer dizer exatamente que você irá “jogar fora” todos os usuários que não interagem com suas campanhas, mas fazendo essa análise será possível detectar os diferentes tipos de perfis e impacta-los de maneira diferente, sem prejudicar os novos usuários. Todo mundo ganha 🙂
Impactar seu cliente via e-mail marketing, assim como outros canais, tem suas dificuldades, é obvio que além da sua empresa, diversas outras estarão aba de promoções ou caixa de entrada do seu cliente. Mas, levando em consideração essas dicas e dando a atenção necessária, os resultados serão satisfatórios. Vale o teste!
Até mais 🙂