Como sair da crise financeira? Essa é a questão que tem acompanhado os empreendedores brasileiros nos últimos anos. A resposta parece mais simples do que se imagina: controle financeiro. E esse será o tema do nosso artigo: como construir estratégias e práticas que blindem sua empresa diante de um mercado instável.
Num cenário econômico interligado que as flutuações do mercado internacional se refletem no nacional, e acabam atingindo a sua empresa, é fundamental desenvolver estratégias para se proteger. A crise financeira é evitada se o empreendedor conseguir encontrar quais são as causas das dificuldades de sua empresa. E esse é o primeiro passo.
O diagnóstico da situação de sua empresa pode ser apurado através da análise dos seguintes itens:
- Faturamento
- Disponibilidade de recursos para as obrigações financeiras da empresa
- Problemas com o prazo de pagamento dos fornecedores
- Metas (não atingidas)
Entenda onde está o ponto vulnerável de seu negócio. Se é a falta de recursos e se ela vem do baixo faturamento, por exemplo. Uma maneira de conseguir esses indicativos de maneira bastante clara é adotar um sistema de gestão. Por meio de relatório é fácil identificar em que aspectos e setores é preciso investir com mais atenção.
Depois de entender onde estão os obstáculos a serem superados é o momento do planejamento, de avaliar as alternativas. Existem diferentes pontos que podem ser verificados. Pense nas seguintes opções:
- Tamanho da empresa – quantidade de funcionários e estrutura
- Oferta de produtos ou serviços
- Expansão territorial – outras localidades
- Ramo de negócios
- Encerramento da empresa
Esses itens podem ser aliados na estratégia de melhoria das condições financeiras de sua empresa. Se o faturamento está baixo é possível melhorar as opções e as ofertas de produtos e serviços de sua empresa. Ou quem sabem uma reestruturação no tamanho da equipe? Expandir para outras cidades, ou bairros, por exemplo, é viável para sua empresa? Ou em caso extremo, por que não encerrar as atividades?
Todas essas alternativas devem ser avaliadas. Seja sincero e realista. As vezes uma atitude que pode parecer um retrocesso é necessário para continuar no jogo.
Tenha sempre em mente que estabelecer metas possíveis para o mercado pode dar vitalidade à sua empresa. Mantenha-se fiel ao seu plano de negócios, isso significa reavaliá-lo periodicamente. Invista em planos de marketing adequados ao público-alvo pretendido.
Esperamos que essas dicas lhe ajude. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, comente!