Conecte-se ao conhecimento

Sistema de Gestão Online

Dicas e práticas eficientes para superar a crise financeira

Dicas e práticas eficientes para superar a crise financeria

Como sair da crise financeira? Essa é a questão que tem acompanhado os empreendedores brasileiros nos últimos anos. A resposta parece mais simples do que se imagina: controle financeiro. E esse será o tema do nosso artigo: como construir estratégias e práticas que blindem sua empresa diante de um mercado instável.

Num cenário econômico interligado que as flutuações do mercado internacional se refletem no nacional, e acabam atingindo a sua empresa, é fundamental desenvolver estratégias para se proteger. A crise financeira é evitada se o empreendedor conseguir encontrar quais são as causas das dificuldades de sua empresa. E esse é o primeiro passo.

O diagnóstico da situação de sua empresa pode ser apurado através da análise dos seguintes itens:

  • Faturamento
  • Disponibilidade de recursos para as obrigações financeiras da empresa
  • Problemas com o prazo de pagamento dos fornecedores
  • Metas (não atingidas)

Entenda onde está o ponto vulnerável de seu negócio. Se é a falta de recursos e se ela vem do baixo faturamento, por exemplo. Uma maneira de conseguir esses indicativos de maneira bastante clara é adotar um sistema de gestão. Por meio de relatório é fácil identificar em que aspectos e setores é preciso investir com mais atenção.

Conheça o sistema de gestão empresarial VHSYS!

Depois de entender onde estão os obstáculos a serem superados é o momento do planejamento, de avaliar as alternativas. Existem diferentes pontos que podem ser verificados. Pense nas seguintes opções:

  • Tamanho da empresa – quantidade de funcionários e estrutura
  • Oferta de produtos ou serviços
  • Expansão territorial – outras localidades
  • Ramo de negócios
  • Encerramento da empresa

Esses itens podem ser aliados na estratégia de melhoria das condições financeiras de sua empresa. Se o faturamento está baixo é possível melhorar as opções e as ofertas de produtos e serviços de sua empresa. Ou quem sabem uma reestruturação no tamanho da equipe? Expandir para outras cidades, ou bairros, por exemplo, é viável para sua empresa? Ou em caso extremo, por que não encerrar as atividades?

Todas essas alternativas devem ser avaliadas. Seja sincero e realista. As vezes uma atitude que pode parecer um retrocesso é necessário para continuar no jogo.

Tenha sempre em mente que estabelecer metas possíveis para o mercado pode dar vitalidade à sua empresa. Mantenha-se fiel ao seu plano de negócios, isso significa reavaliá-lo periodicamente. Invista em planos de marketing adequados ao público-alvo pretendido.

Esperamos que essas dicas lhe ajude. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, comente!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assuntos relacionados

Cadastro Newsletter

Fique por dentro dos principais assuntos do mundo do empreendedorismo. Atualize seus conhecimentos, baixando materiais como ebooks, planilhas, vídeos e muito mais.