Muitas são as responsabilidade de um gestor, fazer o acompanhamento da frequência dos colaboradores, para gerar a folha de pagamento é uma delas. Neste artigo, falaremos sobre a folha de pagamento e controle de funcionários, e como você pode tornar essas funções mais simples sem perder eficácia. Confira!
O que você vai encontrar?
ToggleControle do ponto de funcionários: como fazer?
O controle de ponto pode ser feito de várias maneiras, mas via de regra, nele contarão o horário de entrada, saída, bem como os intervalos de alimentação e repouso dos colaboradores.
Estas informações devem ser anotadas diariamente, inclusive no caso de horas extras, atrasos e faltas – ainda que justificadas – .
As anotações devem ser validadas em duas vias, uma para o empregador e outras para o funcionário.
Desse modo, é fácil fazer o acompanhamento do trabalho de cada funcionário, dados importantes para a concessão de promoções, por exemplo. Para equipes que realizem funções externas pode ser adaptado um formulário com descrição das atividades e tempo investido nelas.
Tenho poucos funcionários, tenho que fazer?
De acordo com a CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas -, apenas os estabelecimentos com mais de dez trabalhadores está obrigado a realizar este controle. Se você tiver apenas oito colaboradores, por exemplo, você não precisa. No entanto, é recomendável que o faça, para criar controle operacional em sua empresa.
Tenho mais de dez funcionários, tenho que usar ponto eletrônico?
Não. A obrigação se refere à marcação do ponto eletrônico, dos histórico de trabalho e descanso desses funcionários. A melhor maneira de se fazer essa marcação é de responsabilidade e escolha do empreendedor.
E, a folha de pagamento?
A folha de pagamento, física ou online, será feita com base nas informações do ponto, somada as responsabilidade do empregador e funcionários, como por exemplo, os descontos legais e benefícios ligados à atividade desempenhada.
Para emitir a folha de pagamento alguns pontos devem ser observados:
- Classificação do funcionário de acordo com sua categoria;
- Análise do livro ponto, verificando a quantidade de horas trabalhadas – acrescidos nesse caso os adicionais “noturno, insalubridade e afins – ;
- Verificação e eventual desconto de faltas injustificadas – o desconto é feito com base no salário bruto – ;
- Cálculo do INSS e Imposto de Renda;
- Dedução de descontos e benefícios – alimentação, transporte e afins – .
Com essas informações esperamos ajudá-los na gestão de sua empresa.
Tem alguma sugestão? Conte para a gente!