Gestão de sucesso: Controle de funcionarios eficiente

Dicas de gestão – folha de pagamento e controle de funcionários

VHSYS

Dicas de gestão – folha de pagamento e controle de funcionários

Muitas são as responsabilidade de um gestor, fazer o acompanhamento da frequência dos colaboradores, para gerar a folha de pagamento é uma delas. Neste artigo, falaremos sobre a folha de pagamento e controle de funcionários, e como  você pode tornar essas funções mais simples sem perder eficácia. Confira!

Controle do ponto de funcionários: como fazer?

Planilha controle de horas trabalhadas e horas extras

O controle de ponto pode ser feito de várias maneiras, mas via de regra, nele contarão o horário de entrada, saída, bem como os intervalos de alimentação e repouso dos colaboradores.

Estas informações devem ser anotadas diariamente, inclusive no caso de horas extras, atrasos e faltas – ainda que justificadas – .

As anotações devem ser validadas em duas vias, uma para o empregador e outras para o funcionário.

Desse modo, é fácil fazer o acompanhamento do trabalho de cada funcionário, dados importantes para a concessão de promoções, por exemplo. Para equipes que realizem funções externas pode ser adaptado um formulário com descrição das atividades e tempo investido nelas.

Tenho poucos funcionários, tenho que fazer?

De acordo com a CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas -, apenas os estabelecimentos com mais de dez trabalhadores está obrigado a realizar este controle. Se você tiver apenas oito colaboradores, por exemplo, você não precisa. No entanto, é recomendável que o faça, para criar controle operacional em sua empresa.

Tenho mais de dez funcionários, tenho que usar ponto eletrônico?

Não. A obrigação se refere à marcação do ponto eletrônico, dos histórico de trabalho e descanso desses funcionários. A melhor maneira de se fazer essa marcação é de responsabilidade e escolha do empreendedor.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

E, a folha de pagamento?

E, a folha de pagamento?A folha de pagamento, física ou online, será feita com base nas informações do ponto, somada as responsabilidade do empregador e funcionários, como por exemplo, os descontos legais e benefícios ligados à atividade desempenhada.

Para emitir a folha de pagamento alguns pontos devem ser observados:

  • Classificação do funcionário de acordo com sua categoria;
  • Análise do livro ponto, verificando a quantidade de horas trabalhadas – acrescidos nesse caso os adicionais “noturno, insalubridade e afins – ;
  • Verificação e eventual desconto de faltas injustificadas – o desconto é feito com base no salário bruto – ;
  • Cálculo do INSS e Imposto de Renda;
  • Dedução de descontos e benefícios – alimentação, transporte e afins – .

Com essas informações esperamos ajudá-los na gestão de sua empresa.

Tem alguma sugestão? Conte para a gente!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

VHSYS
Sobre o autor
VHSYS
A VHSYS foi desenvolvido para que o empreendedor possa utilizar a tecnologia a serviço do seu negócio. Nosso objetivo é ajudar o micro e pequeno empresário a fazer a gestão eficiente de sua empresa, com maior produtividade e melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais