6 dicas para aproveitar melhor o Dia do Consumidor e aumentar as vendas

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O mês de março é marcado por muitas datas especiais, mas hoje vamos falar sobre um evento super importante para o comércio brasileiro: o Dia do Consumidor.

Comemorado no dia 15 de março, é uma data que vem ganhando força a cada ano e já é considerada a Black Friday do primeiro semestre. 

A data é uma ótima oportunidade para as empresas, sejam elas varejistas ou não, de oferecer benefícios e vantagens aos seus clientes.

Além disso, pode ser uma grande chance de aumentar o fluxo de caixa da empresa, já que as vendas no começo do ano costumam ter um ritmo mais lento.

Já que a semana do consumidor 2022 está chegando, que tal se preparar para aproveitar melhor a data na sua empresa? Veja o que você vai ler aqui:

Como surgiu o Dia do Consumidor?

O Dia do Consumidor surgiu em 1962, nos Estados Unidos. A data foi escolhida depois do discurso feito pelo presidente da época, John Kennedy que dizia “todas as pessoas deveriam ter  direito a uma  compra segura e transparente” , hoje parece óbvio, mas foi a primeira vez que alguém tão importante falava sobre este direito.

O que Kennedy estava propondo era que o congresso aprovasse uma legislação que garantisse este direito ao consumidor. Após 23 anos, com o respeito ao consumidor sendo mais cobrado no mundo, a própria ONU oficializou esta data.

No Brasil, a data começou a ter visibilidade apenas em 2014, celebrando também o Código de Defesa do Consumidor, que entrou em vigor em 1991.

Em 1976, surgiu o primeiro Procon (Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor), em São Paulo. A partir disso, todos os estados do país passaram a criar seus Procons e assegurar os direitos dos consumidores.

Como é o Dia do Consumidor no Brasil?

O dia do consumidor no Brasil ganhou relevância em 2010, e acabou sendo uma oportunidade de lançar ofertas. Deu tão certo que algumas empresas começaram a estender o período de ofertas para a semana do consumidor. Afinal, a ideia é movimentar o comércio após o término do Carnaval.

O consumidor brasileiro, normalmente, prefere realizar compras nas datas que promovem maiores descontos. Assim, fica mais fácil adquirir um ou mais produtos de interesse. Ou seja, muitos se programam, guardando dinheiro e consultando os valores das mercadorias bem antes dos dias de grandes promoções.

Em 2022, caminhando para um “pós-pandemia”, já conseguimos ver uma retomada comercial mais sólida e, por isso, as expectativas para o Dia do Consumidor são positivas. Uma pesquisa realizada pela All iN e pela Social Miner em parceria com a Opinion Box, mostrou o interesse dos entrevistados na data. Em 2021, a pesquisa teve os seguintes resultados:

  • 32% afirmaram que pretendem aproveitar as ofertas;
  • 44% ainda estão indecisos;
  • 24% não devem se engajar com a data.

Já em 2022, a pesquisa teve um resultado um pouco diferente:

  • 42% afirmaram que pretendem aproveitar as ofertas;
  • 42% ainda estão indecisos;
  • 16% não devem se engajar com a data.

Além disso, o levantamento ainda mostrou que 58% dos consumidores pretendem aproveitar a data para comprar itens de necessidade com melhor preço.

Já no Google Trends, uma ferramenta que ajuda a entender sobre as tendências do momento, indica o interesse do consumidor nas buscas pelos termos “semana do consumidor” e “dia do consumidor” desde o início do ano.

Termo “semana do consumidor” no período de 01/01/2022 – 03/03/2022

Termo “dia do consumidor” no período de 01/01/2022 –  03/03/2022

Para melhorar a visualização, unificamos os dois períodos.

Assim como na Black Friday, o consumidor já começa a monitorar os preços com pelo menos um mês de antecedência. Por isso, fique atento na hora de planejar as ofertas e conceder descontos reais.

Por que comemorar o Dia do Consumidor?

Diferente da famosa “black fraude”, o Dia do Consumidor é uma data que traz ofertas mais relevantes, na visão dos consumidores. 

Para as empresas, a expectativa é melhor se houver um planejamento de vendas durante o período que, normalmente, é realizada sempre uma semana de ofertas tanto pelo varejo quanto pelas empresas de serviço.

Assim, cabe às empresas verificar se a quantidade de vendedores na loja é suficiente para atender a demanda extra de clientes, pensando não somente em vendas na loja física, mas o processo como um todo, efetivação de compra, emissão de documento fiscal, envio etc.

Para as vendas pela internet, verifique seu site para que não fique lento com o aumento de acessos para não perder nenhuma oportunidade. Além disso, revise sua política de troca, as promoções que serão divulgadas no site e procure atender rapidamente seus clientes via chat. 

Assim, você não corre riscos de reclamações, vendas com preços errados e pode fidelizar mais pessoas.

6 dicas para aproveitar melhor o Dia do Consumidor

A  semana do Consumidor é um ótimo momento para aumentar as vendas, atrair novos consumidores, elevar o ticket médio e fidelizar os clientes. Para te ajudar, separamos dicas essenciais para aproveitar ainda melhor a data:

1 -Esteja atento ao seu estoque.

É importantíssimo garantir que o estoque seja suficiente para atender a alta demanda de vendas que a semana do consumidor gera.

Analisar e entender sobre a previsibilidade de demanda é essencial para realizar um planejamento para sua semana do consumidor. Nada pior que oferecer um desconto e não ter o produto disponível em estoque.

2. Trabalhe com comissão de vendas

Aproveite a data para rever o plano de comissão de seus vendedores. Quem sabe, atualizar as porcentagens para a data, além de impulsionar as vendas, é excelente para recompensar muito bem os seus funcionários.

Mas, fique atento: uma comissão de vendas feita de forma errada pode trazer prejuízos para o fluxo de caixa de sua empresa.

Nesta época de promoções, você precisa pensar nos descontos dos produtos e também na remuneração dos funcionários e ainda ter lucro.

3. E-commerce

As ofertas pela internet só aumentam a cada ano. Cerca de 90% dos consumidores pesquisam com antecedência e já definem o que vão comprar na semana do consumidor.

Mas, para que sua empresa venda mais no e-commerce nesta data, é preciso tomar alguns cuidados com seu site.

Verifique como está a usabilidade em todos os dispositivos (computador, celular, tablet). Além disso, confira o tempo de carregamento da página, os tamanhos das imagens, descrição de produtos, se os botões de compra e cupons de desconto estão funcionando corretamente e a confiabilidade do seu site.

É importante que se preocupe também com o bom atendimento, seja via chat ou e-mail, responder rapidamente o cliente sanando todas as suas dúvidas é fundamental para fidelizar o consumidor e fechar mais vendas.

Além disso, não esqueça de oferecer um bom pós-venda, com envio de e-mails com cupons de desconto para uma próxima compra.

 4. Padronize sua divulgação pelas redes sociais

As datas comerciais trazem muita concorrência entre as lojas virtuais e físicas. Se destacar entre milhares de lojistas nessa época pode ser uma tarefa difícil, mas com organização e planejamento você pode ter muita visibilidade.

O recomendado é que você inicie as divulgações com antecedência e tenha uma padronização na divulgação de suas ofertas, produtos com desconto, as condições especiais para o Dia do Consumidor em suas redes sociais. Invista em bons anúncios no Facebook e Instagram.

Caso a sua empresa tenha um pouco mais de dinheiro reservado para anúncios, publique suas ofertas também no Google Ads. Assim, você consegue segmentar muito bem o público que deseja atingir e trazer ainda mais clientes para seu negócio.

Use as redes sociais também para criar um relacionamento com seus consumidores. Aproveite a data para fazer um bom atendimento pelas redes, tirando dúvidas, atendendo reclamações e interagindo com os comentários.

5. Crie promoções exclusivas

Anuncie ofertas que realmente entreguem vantagem aos seus clientes, fazendo com que não se sintam enganados. Lembre-se que muitos deles estão pesquisando há muito tempo os valores dos produtos de interesse e nesta data já esperam um bom desconto.

Ao criar as promoções pense em perfis diferentes de seus clientes. Para alguns, é muito vantajoso um desconto de 10% + 15% na próxima compra. Já para outros, o frete grátis será mais vantajoso.

Faça também promoções para os produtos mais vendidos de sua loja ou e-commerce, sempre mantendo a atenção no estoque e no prazo de entrega.

O desconto progressivo também é uma ótima estratégia. Monte kits exclusivos ou ofereça brindes para as compras acima de um determinado valor. Isso chama muito a atenção de seus clientes e você pode vender mais do que esperava.

O senso de urgência também é muito válido para chamar a atenção para seus produtos.  Informe em seus anúncios que são as últimas horas, último dia ou que a quantidade de produtos está acabando. Assim, você acelera as suas vendas e ainda não corre o risco de deixar uma grande quantidade de produtos em estoque.

6. E-mail marketing para divulgar promoções e fidelizar clientes

O e-mail marketing é um grande aliado das empresas, sejam elas físicas ou virtuais. Com esse tipo de comunicação, você consegue informar seus clientes antecipadamente sobre as promoções e novos produtos da loja, podendo personalizar o envio das informações conforme o perfil do consumidor.

Em datas com promoções especiais, faça com que seus clientes saibam primeiro as ofertas para o mês do consumidor. Assim, você o valoriza e já pode antecipar suas primeiras vendas.

Crie e-mails chamativos com as suas ofertas, pelo período que a promoção durar. Lembre também de continuar criando o senso de urgência. O e-mail pode não parecer muito efetivo, mas a maioria das pessoas abrem suas caixas diversas vezes por dia.

Utilize o e-mail para oferecer um pós-venda de qualidade. Além de agradecer pela compra realizada e oferecer descontos e condições exclusivas para as próximas compras, você também pode enviar pesquisas de satisfação. 


A semana do consumidor é apenas a porta de entrada para o calendário intenso de 2022, para não deixar de aumentar suas vendas em datas como esta, é sempre bom realizar um planejamento bem estruturado envolvendo todos do time para que estejam alinhados.

Evite imprevistos e prejuízos neste período para não desapontar o consumidor.

E como estão as suas expectativas para a data? Conta pra gente aqui nos comentários abaixo: 

Renata Helly
Empreendedora, formada em Marketing, Analista de SEO e responsável pela redação geral do blog vhsys. Possui certificações em criação de conteúdo para web, e marketing de conteúdo. Escrever sempre foi uma parte importante da sua personalidade, encontrou na redação a possibilidade de levar conhecimento para empreendedores, como ela.

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