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6 dicas para aproveitar melhor o Dia do Consumidor e aumentar as vendas

O Dia do Consumidor, comemorado no dia 15 de março, é uma data que vem ganhando força a cada ano e já é considerada a Black Friday do primeiro semestre.

A data é uma ótima oportunidade para as empresas, sejam elas varejistas ou não, de oferecer benefícios e vantagens aos seus clientes. 

Além disso, pode ser uma grande chance de aumentar o fluxo de caixa da empresa, já que as vendas no começo do ano costumam ter um ritmo mais lento.

Quer saber um pouco mais sobre como aproveitar melhor a data na sua empresa? Veja o que você vai ler aqui:

Como surgiu o Dia do Consumidor?

O Dia do Consumidor surgiu em 1962, nos Estados Unidos. A data foi escolhida depois do discurso feito, pelo então presidente da época, John Kennedy, que salientava os direitos dos consumidores à informação e segurança.

No Brasil, a data começou a ter visibilidade apenas em 2014, celebrando também o Código de Defesa do Consumidor, que entrou em vigor em 1991.

Em 1976, surgiu o primeiro Procon (Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor), em São Paulo. A partir disso, todos os estados do país passaram a criar seus Procons e assegurar os direitos dos consumidores.

Como é o Dia do Consumidor no Brasil?

O consumidor brasileiro tem mais uma tendência maior em realizar compras nas datas que promovem maiores descontos para os seus produtos de interesse. Ou seja, muitos se programam, guardando dinheiro e consultando os valores das mercadorias bem antes dos dias de grandes promoções.

Neste ano, apesar da crise financeira desenvolvida por causa da pandemia, as expectativas para o Dia do Consumidor são positivas. Uma pesquisa realizada pela All iN e pela Social Miner em parceria com a Opinion Box, mostrou o interesse dos entrevistados na data:

  • 32% afirmaram que pretendem aproveitar as ofertas;
  • 44% ainda estão indecisos;
  • 24% não devem se engajar com a data.

Além disso, a pesquisa ainda mostrou que 61% dos consumidores pretendem aproveitar a data para comprar itens de necessidade com melhor preço.

Enquanto que 53% dos consumidores estão de olho em itens de desejo com valor mais baixo.

Em resumo, como dito no início deste tópico, as expectativas seguem positivas, apesar do momento.

Por que comemorar o Dia do Consumidor?

Diferente da famosa “black fraude”, o Dia do Consumidor é uma data que traz ofertas mais relevantes, na visão dos consumidores. 

Para as empresas, a expectativa é melhor se houver um planejamento de vendas durante o período que, normalmente, é realizada sempre uma semana de ofertas tanto pelo varejo quanto pelas empresas de serviço.

Assim, cabe às empresas verificar se a quantidade de vendedores na loja é suficiente para atender a demanda extra de clientes, pensando não somente em vendas na loja física, mas o processo como um todo, efetivação de compra, emissão de documento fiscal, envio etc.

Para as vendas pela internet, verifique seu site para que não fique lento com o aumento de acessos para não perder nenhuma oportunidade. Além disso, revise sua política de troca, as promoções que serão divulgadas no site e procure atender rapidamente seus clientes via chat. 

Assim, você não corre riscos de reclamações, vendas com preços errados e pode fidelizar mais pessoas.

6 dicas para aproveitar melhor o Dia do Consumidor

O dia, ou a semana do Consumidor é um ótimo momento para aumentar as vendas e fidelizar ainda mais clientes com a sua marca. Por isso, separamos dicas essenciais para aproveitar ainda melhor a data:

1. Trabalhe com comissão de vendas

Aproveite a data para rever o plano de comissão de seus vendedores. Quem sabe, atualizar as porcentagens para a data, além de impulsionar as vendas, é excelente para recompensar muito bem os seus funcionários.

Mas, fique atento: uma comissão de vendas feita de forma errada pode trazer prejuízos para o fluxo de caixa de sua empresa.

Nesta época de promoções, você precisa pensar nos descontos dos produtos e também na remuneração dos funcionários e ainda ter lucro.

2. Gestão de vendedores

O desempenho dos vendedores está muitas vezes ligado às metas de seu negócio. Então, além de cobrar seus funcionários para alcançar mais clientes, fechar vendas, é preciso também acompanhar sua performance.

Cuidar bem de sua equipe faz com que seus funcionários permaneçam mais tempo na empresa, se sintam valorizados e mais produtivos. Além disso, você consegue acompanhar quem tem mais destaque, promover esses funcionários e melhorar seus salários.

Com uma boa gestão, você elabora metas e projeções mais precisas e de acordo com a situação do momento da empresa.

Assim, consegue identificar o que precisa ser melhorado ou até mesmo reformular todo o processo do time, para que alcancem de forma mais fácil os resultados que deseja.

3. E-commerce

A procura de produtos e ofertas pela internet só aumenta a cada ano. Em datas especiais do varejo, muitos consumidores já têm definido o que desejam comprar.

Mas, para que sua empresa venda mais no e-commerce nesta data, é preciso tomar alguns cuidados com seu site.

Verifique como está a usabilidade em todos os dispositivos (computador, celular, tablet). Além disso, confira o tempo de carregamento da página, os tamanhos das imagens, descrição de produtos, se os botões de compra e cupons de desconto estão funcionando corretamente.

É importante que se preocupe também com o bom atendimento, seja via chat ou e-mail, responder rapidamente o cliente sanando todas as suas dúvidas é fundamental para fidelizar o consumidor e fechar mais vendas.

Além disso, não esqueça de oferecer um bom pós-venda, com envio de e-mails com cupons de desconto para uma próxima compra, informações de lançamentos de produtos conforme o perfil do consumidor etc. 

4. Padronize sua divulgação pelas redes sociais

As datas comerciais trazem muita concorrência entre as lojas virtuais e físicas. Se destacar entre milhares de lojistas nessa época pode ser uma tarefa difícil, mas com organização e planejamento você pode ter muita visibilidade.

O recomendado é que você tenha uma padronização na divulgação de suas ofertas, produtos com desconto, as condições especiais para o Dia do Consumidor em suas redes sociais. Invista em bons anúncios no Facebook e Instagram.

Caso a sua empresa tenha um pouco mais de dinheiro reservado para anúncios, publique suas ofertas também no Google Ads. Assim, você consegue segmentar muito bem o público que deseja atingir e trazer ainda mais clientes para seu negócio.

Use as redes sociais também para criar um relacionamento com seus consumidores. Aproveite a data para fazer um bom atendimento pelas redes, tirando dúvidas, atendendo reclamações e interagindo com os comentários.

5. Crie promoções exclusivas

Anuncie ofertas que realmente entreguem vantagem aos seus clientes, fazendo com que não se sintam enganados. Lembre-se que muitos deles estão pesquisando há muito tempo os valores dos produtos de interesse e nesta data já esperam um bom desconto.

Ao criar as promoções pense em perfis diferentes de seus clientes. Para alguns, é muito vantajoso um desconto de 10% + 15% na próxima compra. Já para outros, o frete grátis será mais vantajoso.

Faça também promoções para os produtos mais vendidos de sua loja ou e-commerce, sempre mantendo a atenção no estoque e no prazo de entrega.

O desconto progressivo também é uma ótima estratégia. Monte kits exclusivos ou ofereça brindes para as compras acima de um determinado valor. Isso chama muito a atenção de seus clientes e você pode vender mais do que esperava.

O senso de urgência também é muito válido para chamar a atenção para seus produtos.  Informe em seus anúncios que são as últimas horas, último dia ou que a quantidade de produtos está acabando. Assim, você acelera as suas vendas e ainda não corre o risco de deixar uma grande quantidade de produtos em estoque.

6. E-mail marketing para divulgar promoções e fidelizar clientes

O e-mail marketing é um grande aliado das empresas, sejam elas físicas ou virtuais. Com esse tipo de comunicação, você consegue informar seus clientes antecipadamente sobre as promoções e novos produtos da loja, podendo personalizar o envio das informações conforme o perfil do consumidor.

Em datas com promoções especiais, faça com que seus clientes saibam primeiro as ofertas para o mês do consumidor. Assim, você o valoriza e já pode antecipar suas primeiras vendas.

Crie e-mails chamativos com as suas ofertas, pelo período que a promoção durar. Lembre também de continuar criando o senso de urgência. O e-mail pode não parecer muito efetivo, mas a maioria das pessoas abrem suas caixas diversas vezes por dia.

Utilize o e-mail para oferecer um pós-venda de qualidade. Além de agradecer pela compra realizada e oferecer descontos e condições exclusivas para as próximas compras, você também pode enviar pesquisas de satisfação. 


Depois de ler este post, você percebeu que a organização e planejamento são fundamentais para aproveitar melhor o Dia do Consumidor, não é? Por isso, deixe tudo pronto com antecedência, para evitar imprevistos e prejuízos no período de promoções.

Conte para nós na caixa de comentários abaixo, quais são suas expectativas para a data 🙂

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