Dia do Consumidor: 3 ações para aumentar suas vendas

Bruna Wagner

O Dia do Consumidor acontece no dia 15 de março, é uma data que vem ganhando força a cada ano e já é considerado a Black Friday do primeiro semestre.

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A data é uma ótima oportunidade para as empresas, sejam elas varejistas ou não, de oferecer benefícios e vantagens aos seus clientes. Além disso, pode ser uma grande chance de aumentar o caixa da empresa, já que as vendas no começo do ano costumam ter um ritmo mais lento.

Neste post, vamos te dar dicas sobre:

  • como aumentar suas vendas
  • porque participar da data
  • e como utilizar nosso Kit do Dia do Consumidor, para ajudar a divulgar suas promoções nas redes sociais.

Como surgiu o Dia do Consumidor?

O Dia do Consumidor surgiu em 1962, nos Estados Unidos. A data foi escolhida, depois do discurso feito pelo então presidente John Kennedy, que salientava os direitos dos consumidores à informação e segurança.

No Brasil, a data começou a ter visibilidade apenas em 2014 e também celebra o Código de Defesa do Consumidor, que entrou em vigor em 1991.

Em 1976, surgiu o primeiro Procon (Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor), em São Paulo. A partir disso, todos os estados do país passaram a criar seus Procons e assegurar os direitos dos consumidores.

Como é o Dia do Consumidor no Brasil?

O consumidor brasileiro tem mais pretensão em comprar em datas que promovem maiores descontos para os seus produtos de interesse. Muito se programam, guardando dinheiro e consultando os valores das mercadorias bem antes dos dias de grandes promoções.

Segundo um levantamento do Google, o brasileiro pretende gastar de R$ 500,00 a R$ 2000,00 no primeiro semestre de 2019 e 58% deles querem usar o Dia do Consumidor para comprar os produtos que procuram.

De acordo com a pesquisa, 39% das pessoas preferem comprar nas lojas físicas na data. Mesmo assim, 29% têm a intenção de utilizar e-commerces para adquirir seus produtos.

Neste ano, as intenções de compra são de smartphones, móveis, eletroeletrônicos e com a proximidade da Páscoa, também devem procurar alimentos e bebidas.

Por que comemorar o Dia do Consumidor?

Se você ainda tem dúvidas se o Dia do Consumidor é realmente uma boa data para investir, nós temos alguns números para mudar sua opinião.

Segundo o Google, o volume de buscas relacionada a data dobraram de 2017 para 2018 e as pesquisas pelas principais lojas cresceu 8%. Além disso, 5 milhões de pessoas já conhecem a data e, 65% dos consumidores, relatam que encontraram a oferta que queriam em suas buscas.

Isso significa que, diferente da famosa “black fraude”, o Dia do Consumidor é uma data que traz ofertas mais relevantes, na visão dos consumidores. Na pesquisa, 5% acharam que as promoções estavam boas ou muito boas e 73% das pessoas começaram a procurar ofertas uma semana antes.

Mas para a data, a expectativa é melhor se a empresa tiver um planejamento de vendas durante o período. Normalmente, é realizada uma semana de ofertas pelo varejo e também empresas de serviço.

Assim, é preciso verificar se a quantidade de vendedores na loja é suficiente para atender a demanda extra de clientes, já que a maioria das pessoas deve fazer suas compras em lojas físicas.

Além disso, faça um bom treinamento com os funcionários para que atendam bem os clientes. Também verifique sua conexão com a internet, sistemas, máquinas de cartão, para que nada deixe de funcionar.

Se você vende pela internet, verifique seu site para que não fique lento com o aumento de acessos. O Google divulgou que na semana do consumidor, as empresas recebem 11% mais visitas.

Revise sua política de troca, as promoções que serão divulgadas no site e procure atender rapidamente seus clientes via chat. Assim, você não corre riscos de reclamações, vendas com preços errados e pode fidelizar mais pessoas.

Como aproveitar o Dia do Consumidor?

Inicie as suas vendas voltadas para a data antes do dia 15 de março. Assim, como acontece na Black Friday, muitas lojas aproveitam para lançar seus descontos alguns dias ou até uma semana antes da data oficial devido a demanda.

Além disso, muitos consumidores começam a pesquisar as ofertas e acompanhar os preços muito antes do Dia do Consumidor. Algumas dicas para vender ainda mais neste dia são:

Trabalhe com comissão de vendas

Aproveite a data para rever o plano de comissão de seus vendedores. Quem sabe atualizar as porcentagens para a data, para além de impulsionar as vendas, recompensar muito bem os seus funcionários.

Mas, fique atento: uma comissão de vendas feita de forma errada pode trazer prejuízos para o fluxo de caixa de sua empresa.

Neste época de promoções, você precisa pensar nos descontos dos produtos e também na remuneração dos funcionários, assim como dos temporários e ainda ter lucro.

Gestão de vendedores

O desempenho dos vendedores está muitas vezes ligado às metas de seu negócio. Então, além de cobrar seus funcionários para alcançar mais clientes, fechar vendas, é preciso também acompanhar sua performance.

Cuidar bem de sua equipe faz com que seus funcionários permaneçam mais tempo na empresa, se sintam valorizados e mais produtivos. Além disso, você consegue acompanhar quem tem mais destaque, promover esses funcionários e melhorar seus salários.

Com uma boa gestão, você elabora metas e projeções mais precisas e de acordo com a situação do momento da empresa.

Assim, consegue identificar o que precisa ser melhorado ou até mesmo reformular todo o processo do time, para que alcancem de forma mais fácil os resultados que deseja.

E-commerce

A procura de produtos e ofertas pela internet só aumenta a cada ano. Em datas especiais do varejo, muitos consumidores já tem definido o que desejam comprar.

Mas, para que sua empresa venda mais em seu e-commerce nesta data é preciso tomar alguns cuidados com seu site.

Verifique como está a usabilidade em todos os dispositivos (computador, celular, tablet). Além disso, confira o tempo de carregamento da página, os tamanhos das imagens, descrição de produtos, se os botões de compra e cupons de desconto estão funcionando corretamente.

É importante que se preocupe também com um bom atendimento. Independente se ela seja via chat ou e-mail, responder rapidamente o cliente sanando todas as suas dúvidas é fundamental para fidelizar o consumidor e fechar mais vendas.

Fique atento também com as políticas de troca, os prazos de entrega de seus produtos aos clientes.

Também ofereça um bom pós-venda, com envio de e-mails com cupons de desconto para uma próxima compra, com informações de lançamentos de produtos conforme o perfil do consumidor e traga mais faturamento para seu negócio.

3 ações para o Dia do Consumidor

1. Massifique sua divulgação pelas redes sociais

As datas comerciais trazem muita concorrência entre as lojas virtuais e físicas. Se destacar entre milhares de lojistas nessa época pode ser uma tarefa difícil, mas com organização e planejamento você pode ter muita visibilidade.

O recomendado é que você massifique a divulgação de suas ofertas, produtos com desconto, as condições especiais para o Dia do Consumidor em suas redes sociais. Invista em bons anúncios no Facebook e Instagram.

Se sua empresa tiver um pouco mais de dinheiro reservado para anúncios, publique suas ofertas também no Google Ads.  Assim, você consegue segmentar muito bem o público que deseja atingir e trazer ainda mais clientes para seu negócio.

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Além disso, crie relacionamento com seus consumidores. Aproveite a data para fazer um bom atendimento nas redes sociais também. Tire as dúvidas, atenda as reclamações e responda todos os comentários com eficiência.

Com um bom relacionamento, além de fidelizar o cliente, ainda pode conseguir novos por recomendação pelo atendimento prestado.

2. Crie promoções exclusivas

O Dia do Consumidor é uma data muito esperada pelas pessoas e tem muito mais credibilidade que a Black Friday.

Então, anuncie ofertas que realmente trazem vantagem aos seus clientes, fazendo com que não se sintam enganados. Lembre-se que muito deles estão pesquisando há muito tempo os valores dos produtos de interesse e nesta data já esperam um bom desconto.

Ao criar as promoções pense em perfis diferentes de seus clientes. Para alguns é muito vantajoso um desconto de 10% + 15% na próxima compra. Já para outros, o frete grátis será mais vantajoso.

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Faça também promoções para os produtos mais vendidos de sua loja ou e-commerce. Os clientes também esperam isso. Só lembre de se atentar ao estoque e também ao prazo de entrega, para que não frustre seu consumidor na hora da compra.

Crie também descontos progressivos, monte kits exclusivos, se possível consiga brindes com seus fornecedores e os ofereça em compras acima de um valor gasto na loja. Isso chama muito a atenção de seus clientes e você pode vender mais do que esperava.

O senso de urgência também pode ser criado em suas ações de divulgação. Informe em seus anúncios que são as últimas horas, último dia, que a quantidade de produtos está acabando.

Assim, você acelera as suas vendas e ainda não corre o risco de deixar uma grande quantidade de produtos em estoque.

3. E-mail marketing para divulgar promoções e fidelizar clientes

O e-mail marketing é um grande aliado das empresas, sejam elas físicas ou virtuais. Com esse tipo de comunicação, você consegue informar muito antes seus clientes sobre as promoções, os novos produtos da loja e personalizar o envio das informações conforme o perfil do consumidor.

Em datas com promoções especiais, faça com que seus clientes saibam primeiro as ofertas para o mês do consumidor. Assim, você o valoriza e já pode antecipar suas primeiras vendas.

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Crie e-mails chamativos com as suas ofertas, pelo período que a promoção durar. Lembre também de continuar criando o senso de urgência. O e-mail pode não parecer muito efetivo, mas a maioria das pessoas abrem suas caixas diversas vezes por dia.

Faça um bom trabalho de pós-venda também por e-mail. Agradeça pela compra feita, ofereça descontos e condições exclusivas para as próximas compras, envie pesquisas de satisfação. Aproveite a data para aumentar sua base de clientes!

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Para ajudar você na divulgação de suas promoções no Facebook e Instagram, criamos o Kit Mês do Consumidor. Com ele, você vai ter molduras para suas promoções e também modelos de capa para usar no Facebook.

Assim, fica muito mais fácil divulgar as suas ofertas de forma padronizada, trazendo mais credibilidade para seus clientes!

Quer saber o melhor? O kit é gratuito, baixe agora mesmo clicando aqui 😄

Aproveite, essa é a oportunidade para vender ainda mais na data mais esperada do ano pelos consumidores.

Conclusão

O Dia do Consumidor tem ganhado maior proporção a cada ano no Brasil. É uma grande oportunidade para as empresas de diversos segmentos faturarem mais no primeiro trimestre do ano, onde normalmente o volume de vendas é mais baixo.

Para a data é preciso muita organização e planejamento. Por isso, deixe tudo pronto com antecedência, para evitar imprevistos e prejuízos no período de promoções.

Tem alguma dúvida ou deseja compartilhar como você se organiza para as datas comemorativas? Deixe seu comentário logo abaixo!

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Bruna Wagner
Sobre o autor
Bruna Wagner
Jornalista por formação, começou a atuar com comunicação e marketing durante a faculdade. É apaixonada por produzir conteúdos ricos que ajudam empresários a chegar ao sucesso com seu negócio. Atua como Assistente de Conteúdo, na VHSYS.
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