Como usar o email para atrair contatos, fechar vendas e fidelizar clientes

Rosana Moraes

Como usar o email para atrair contatos, fechar vendas e fidelizar clientes

Quantas vezes você acessa seu email por dia? E quantas vezes o seu cliente confere sua caixa de entrada? Já parou para pensar que esse momento pode ser uma oportunidade de negócio para sua empresa? Mesmo com a popularização das redes sociais, o email ainda é um canal de comunicação com grande potencial para gerar vendas e deve ser explorado, principalmente por micro e pequenas empresas.

Usando uma estratégia bem planejada e executada, é possível fazer uma pessoa com leve interesse em assuntos relacionados à sua empresa avançar na Jornada do Consumidor e, assim, adquirir seu produto ou serviço. No entanto, a importância do email pode ser maior: ele pode servir para estreitar seu relacionamento com o cliente, ajudando ele a se tornar um comprador recorrente e ser fiel à sua marca.

No entanto, é importante lembrar que essa estratégia não deve ser feita de forma isolada: o email deve estar aliado a outras esferas de divulgação, como marketing de conteúdo, mídia paga, redes sociais e outros, para ser mais eficiente e assim conquistar seus clientes.

Aprenda neste artigo a usar o email nas diferentes etapas de venda, conferindo dicas para criar conteúdos relevantes, e aumente os lucros da sua empresa:

Atrair Contatos

Este é o primeiro passo para qualquer empresa. Como fazer as pessoas se interessarem no seu produto ou serviço? Neste caso, o email deve ser utilizado com a estratégia de marketing de conteúdo. Pense, qual o tipo de informação relacionada à natureza do seu negócio que o seu cliente pode estar procurando na internet? Faça materiais desse assunto em formatos como guias, ebooks, planilhas e, para entregá-los ao público, peça seu endereço de email em troca, usando ferramentas específicas para isso.

Desta forma você consegue esse contato (ou lead, como também é chamado), com sua autorização, e lhe entrega algo de valor: um ponto extremamente necessário em qualquer estratégia de email e marketing de conteúdo. Após isso, você envia o material para a pessoa com uma mensagem de agradecimento.

  • Quer saber como isso funciona na prática? Vamos a um exemplo:

Uma automecânica precisa aumentar sua base de leads e clientes. Eles pesquisam o comportamento do seu consumidor e descobrem que há uma grande procura para saber sobre a hora de trocar a correia dentada.

O profissional que realiza a divulgação do negócio pode preparar um material informativo explicando quando é necessário substituir essa peça e publicar uma postagem no blog ou redes sociais da empresa, usando uma ferramenta para que a pessoa tenha que informar o nome e email (pelo menos) para baixar o arquivo.

Desta forma, essa estratégia irá atrair o público para a marca e irá aumentar a base de leads. Para que esses contatos efetivamente busquem a automecânica e adquiram seus serviços, é preciso seguir a próxima etapa: continuar a alimentar essas pessoas com informações que considerem importantes. Usando o exemplo: o profissional pode enviar emails explicando sobre troca de óleo, problemas no freio e outros temas de interesse para despertar a confiança do destinatário. Entretanto é fundamental não forçar a venda nesse passo! O importante é estreitar o relacionamento com o público e oferecer valor a ele, não afastá-lo com propagandas repentinas e indesejáveis.

Fechar Vendas

Este é o ponto que mais interessa à empresa. Toda estratégia de comunicação tem como objetivo final que o público conheça a marca, deseje seus produtos ou serviços e efetue a compra. No entanto, como dito no parágrafo anterior, é preciso cuidado para não afastar o cliente em vez de conquistá-lo.

No caso do email é preciso ganhar a confiança do seu público, mostrando autoridade no assunto que sua empresa tem domínio. Por isso, crie uma estratégia que entregue valor à sua audiência, seja com conteúdos interessantes para sua base de leads ou então uma mensagem otimizada que mostre os resultados da sua solução, especialmente quando se oferta um serviço. Envie esses materiais com certa frequência, mas sem ser incômodo (como enviá-los todos os dias, várias vezes nesse período). Aos poucos, vendo que as pessoas estão abrindo e consumindo seus emails, vá introduzindo sua empresa e ofertas.

É nesta hora que você mostra o seu negócio, produtos, serviços e diferencial em relação à concorrência. Mas isso só após criar um relacionamento e laço de confiança com sua audiência. Além disso, nessa etapa pode-se enviar ofertas exclusivas para quem acessa os materiais via email, estimulando a compra. No caso de e-commerce outra ideia é enviar uma mensagem para quem abandonou a mercadoria no carrinho e não concluiu o negócio.

  • Quer um exemplo dessa etapa?

Uma loja de produtos de informática resolve continuar a alimentar os seus leads que baixaram um guia sobre o que avaliar antes de comprar um computador. O profissional que cuida da divulgação então decide produzir artigos no blog a respeito de lançamentos no setor e avaliações dos produtos – temas que são interessantes para quem precisa trocar de máquina, certo? Ao mandar esses materiais por email para este público, esse conteúdo chega rapidamente à suas mãos, despertando seu interesse na marca e criando um relacionamento de confiança.

Nestes artigos pode ser citado alguns produtos e lançamentos da loja, oferecendo condições especiais para esses contatos que receberam a informação via email e assim estimulando que eles comprem determinados itens na loja, seja física ou virtual.

Além disso, nessa fase os leads já conhecem sua marca e sabem que ela entrega valor: portanto, pode-se usar a estratégia de email marketing nessa etapa, ou seja, enviar um material apenas com ofertas. Desta forma, as vendas são concretizadas devido aos emails enviados para o público.

Fidelizar o Comprador

Sua empresa conseguiu efetuar uma venda para um cliente: mas esse relacionamento não precisa e, muito menos, deve acabar por aqui. Neste ponto é importante fazer com que essa pessoa se torne um comprador recorrente, pois já é conhecido que manter um consumidor na marca é mais barato e fácil do que conquistar novos. Portanto, como estratégia de comunicação e relacionamento com o público, o email também deve ser empregado nessa etapa.

Continue mandando conteúdos relevantes a essas pessoas, levando em consideração a compra que realizaram. Resolva possíveis dúvidas que eles tenham, questões relacionadas até ao uso do produto ou relativas ao serviço. Utilize esse canal como pós-venda e também para receber os comentários e feedbacks dos seus clientes. Assim, você mostra que sua empresa se importa com o consumidor, algo que é muito importante atualmente nas relações de venda.

Nesse ponto, também pode ser usada a estratégia de email marketing com novas ofertas à esse público, para que eles conheçam e comprem outros produtos ou serviços do seu negócio.

  • Na prática:

Uma loja de produtos de marcenaria que enviava por email tendências de mercado e promoções precisa de uma estratégia para fidelizar seus consumidores. A tática adotada foi de direcionar aos seus clientes dicas de manutenção dos produtos, formulários de pesquisa de satisfação e novidades da sua empresa.

Com esse projeto, a marca se mantém na cabeça desse público para que ele retorne a adquirir mais itens, além de estar mais satisfeito com a empresa por ter sua opinião levada em consideração.

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Dicas para um email eficiente

Antes de começar a criar conteúdos interessantes e disparar os emails, é preciso montar um planejamento e considerar alguns pontos para que o material não acabe na lixeira da caixa de emails do seu cliente, sem nem mesmo ter sido aberto. Confira algumas dicas fundamentais para essa estratégia:

  • Conheça seu público-alvo: saber com que se está falando é fundamental para criar conteúdos que sejam atrativos e interessantes;
  • Segmente os leads: divida seus contatos por grupos de interesse e outras categorias para enviar materiais específicos para grandes grupos;
  • Proximidade: use nas mensagens uma linguagem mais próxima dos leads, chamando-os pelo nome. No entanto, cuidado para não abusar do despojamento e acabar perdendo a credibilidade;
  • Título: esta parte é fundamental para o sucesso da estratégia. Um título chamativo incentiva a abertura do email, enquanto algo vago e sem interesse acaba na lixeira;
  • Autorização: resista a tentação e não use uma base de contatos comprada! Esta prática prejudica o desempenho dos futuros disparos, pois aumenta a rejeição dos emails;
  • Valor: todo o email enviado deve ter algo que traga benefícios para o leitor – seja conteúdo rico, promoção ou informações em primeira mão;
  • Relacionamento: como dito no texto, tenha paciência de construir um laço de confiança com os leads antes de tentar vender sua oferta;
  • Integração: use seus emails junto com as outras estratégias de comunicação, como marketing de conteúdo, redes sociais, mídia paga, etc;
  • Mobile: lembre-se que muitas pessoas usam o celular para checar seus emails e este dispositivo não deve ser ignorado nas estratégias de comunicação. Pense em formatos de conteúdo que possam ser visualizados facilmente nos smartphones;
  • Ferramentas: use ferramentas específicas para disparos de email, além de recursos para analisar o desempenho desses materiais, como a taxa de abertura, cliques e rejeição.

Envie seus emails com praticidade

Como você viu no artigo, utilizar emails nas estratégias de divulgação pode trazer bons resultados e aumentar as vendas de um negócio. Porém, em uma micro ou pequena empresa às vezes é difícil achar tempo para aprender a mexer em uma ferramenta possivelmente complicada e até mesmo cara.

Por isso invista em uma ferramenta que simplifique esse processo: o aplicativo E-Mail Marketing da VHSYS! Com ele, você pode criar mensagens personalizadas de acordo com o público e objetivo da campanha, agendar a data e horário de envio para disparar o conteúdo no melhor momento – e sem perder tempo para isso – além de poder acompanhar as estatísticas de desempenho dos seus comunicados. Esses recursos irão te ajudar a montar uma estratégia eficiente para alavancar suas vendas e melhorar o relacionamento com seus clientes.

O E-Mail Marketing está disponível na exclusiva Loja de Aplicativos do sistema de gestão empresarial VHSYS. Todos os itens da loja são integrados ao software, potencializando ainda mais suas funcionalidades.

O sistema VHSYS foi desenvolvido para facilitar a gestão de micro e pequenas empresas, tornando operações como emissão de notas fiscais e boletos, fluxo de caixa, serviços recorrentes, balcão PDV e controle de estoque mais ágeis e eficientes. O software integra diversas áreas de um negócio, permitindo administrá-las no mesmo lugar e com apenas alguns cliques.

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Rosana Moraes
Sobre o autor
Rosana Moraes
Assistente de Marketing de Conteúdo na VHSYS. Formada em Jornalismo pela PUCPR, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Positivo.