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10 dicas sobre como vender acessórios automotivos

Tempo de Leitura: 5 minutos
10 dicas sobre como vender acessórios automotivos
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Para descobrir como vender acessórios automotivos é preciso aprender a lidar com os obstáculos do mercado, manter a empresa organizada e os produtos atualizados de acordo com as tendências e necessidades do público-alvo.

10 dicas sobre como vender acessórios automotivos

Pode parecer desafiador fazer a sua empresa se destacar no mercado, mas ao se ter clareza do que é necessário fazer, a gestão da sua loja pode fluir cada vez melhor rumo ao sucesso!

Por isso, neste post, vamos compartilhar 10 dicas sobre como vender acessórios automotivos, atrair mais clientes e aumentar os lucros do seu negócio. Vamos lá!

1. Estude o mercado

Se você empreende no setor automotivo, provavelmente sabe como é importante se manter atualizado e sempre estudando tanto as mudanças do mercado, quanto a concorrência e as necessidades dos consumidores.

Afinal, ao se manter atento às nuances do mercado, você pode criar uma estratégia de vendas mais eficaz e se diferenciar da concorrência. Além de sempre conseguir atender com maestria as preferências dos clientes!

Mas, como estudar o mercado para vender acessórios automotivos?

  1. Pesquise seus concorrentes: identifique quem são seus concorrentes diretos e indiretos, quais são seus pontos fortes e fracos, quais oportunidades eles estão aproveitando, quais as ameaças que representam para o seu negócio, suas estratégias de vendas e preços praticados. Essas informações podem ajudar você a encontrar oportunidades e a criar um plano de vendas mais eficiente.
  2. Analise as tendências: leia portais automotivos, converse com seus clientes, frequente eventos do ramo, entre outros meios de ficar por dentro das últimas tendências em acessórios automotivos – que podem ser desde novas tecnologias, designs ou recursos.
  3. Conheça seus clientes: entenda quem são seus clientes, quais são suas necessidades e desejos, e como eles tomam decisões de compra. Essas informações vão te ajudar a escolher melhor os produtos vendidos, criar serviços personalizados e que atendam às reais necessidades dos consumidores.
  4. Analise o comportamento de compra: analise o histórico de compras dos seus consumidores para entender quais são os fatores que influenciam suas decisões, qual o comportamento ou frequência de consumo, e como você pode criar uma experiência de compra mais agradável e eficiente.

2. Tenha um bom planejamento

Um bom planejamento é essencial para qualquer empresa, independente do seu tamanho, pois ajuda a identificar oportunidades, definir objetivos claros e a seguir as estratégias necessárias para alcançá-los. 

O que incluir no planejamento de uma empresa de acessórios automotivos?

  1. Análise de mercado
  2. Definição de público-alvo
  3. Definição de objetivos
  4. Plano de produtos e fornecedores
  5. Precificação
  6. Canais de distribuição (loja física, e-commerce, marketplaces, etc.)
  7. Marketing e publicidade
  8. Orçamento disponível
  9. Equipe responsável por cada ação
  10. Monitoramento de resultados

3. Ofereça diversidade e qualidade no portfólio

Oferecer uma variedade de produtos de qualidade significa disponibilizar aos clientes uma ampla gama de mercadorias, com diferentes tipos, modelos, marcas e preços, que atendam às suas expectativas.

Nos tópicos anteriores falamos sobre a importância de estudar o mercado, conhecer seus clientes e ter um bom planejamento. Tudo isso te ajudará a entender como construir a gama de produtos adequada para a sua região e os seus consumidores.

4. Trabalhe com bons fornecedores

Os seus fornecedores são, indiretamente, responsáveis pela qualidade e disponibilidade dos produtos e serviços oferecidos no seu negócio. Por isso, é primordial trabalhar com parceiros confiáveis, que respeitem os prazos de entrega e forneçam mercadorias com a qualidade desejada pelos seus clientes.

5. Tenha uma logística estruturada

Tenha um controle rígido da quantidade de produtos no estoque para que não falte mercadorias na sua loja, estabeleça um cronograma seguro de compras, tenha processos bem definidos em relação à gestão de vendas e estoque, entre outras atividades necessárias para manter a sua loja funcionando.

Além de organizar os processos da empresa, o uso de tecnologia pode facilitar a logística da sua loja de acessórios automotivos. Por exemplo, com um ERP como o vhsys, você pode configurar alertas das quantidades mínimas de estoque de cada produto para facilitar a compra com os fornecedores, além de poder automatizar diversas atividades de estoque para evitar erros e agilizar o dia a dia da sua empresa.  

6. Trabalhe com diferentes formas de pagamento

Trabalhar com diferentes formas de pagamento na loja é fundamental, pois isso aumenta as chances de venda e melhorar a experiência do cliente. Pix, cartão de crédito, parcelamentos, débito, boletos e pagamento por WhatsApp são alguns exemplos de opções de pagamento interessante.

7. Traga inovações ao cliente

Trazer inovações ao cliente é uma estratégia importante para as empresas de acessórios automotivos se destacarem no mercado e conquistarem a fidelidade dos clientes. Algumas formas de trazer inovações ao cliente incluem:

  1. Oferecer produtos exclusivos
  2. Trazer novidades recém lançadas no mercado
  3. Introduzir novas tecnologias na loja para melhorar o atendimento
  4. Investir em design e na produção do ponto de venda dos seus produtos
  5. Oferecer serviços diferenciados

8. Esteja presente nos meios digitais

Estar presente nos meios digitais é fundamental para qualquer empresa, e isso inclui as empresas de acessórios automotivos. A internet e as redes sociais se tornaram canais importantes para a comunicação com os clientes, além de serem ferramentas para divulgação de produtos e serviços.

Portanto, esteja nas redes sociais que seus clientes utilizam: WhatsApp, Instagram, TikTok, Facebook, Grupos de Facebook, etc.

9. Disponibilize uma boa plataforma de compras

Cada vez mais pessoas optam por realizar suas compras online, seja pela praticidade ou pelo acesso a um maior número de opções. Por isso, invista em uma loja virtual com facilidade de navegação, segurança, diferentes opções de pagamento, variedade de produtos e opções de entrega.

Enquanto na sua loja física, invista em tecnologia para agilizar o atendimento, padronize a comunicação para encantar os consumidores no atendimento, cuide da distribuição de produtos e do estoque. Foque em montar um ambiente agradável e organizado!

10. Dedique-se ao marketing digital

Dedicar-se ao marketing digital é uma estratégia importante para empresas de acessórios automotivos que desejam alcançar um público maior e aumentar suas vendas. Então, redes sociais, anúncios online e e-mail marketing são algumas das principais estratégias que podem ser utilizadas para alcançar esse objetivo!

Como um ERP pode facilitar os processos de venda de acessórios automotivos?

Um ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema de gestão empresarial que integra diversos processos e áreas de uma empresa em um único software. 

Na venda de acessórios automotivos, um ERP pode facilitar os processos de diversas formas, desde o gerenciamento de estoques até o controle financeiro, tanto da loja física como online.

Por exemplo, com o ERP vhsys, desenvolvido para microempresas e pequenos negócios, é possível:

  1. Controlar estoque para ter um controle mais preciso da quantidade de produtos, evitando problemas como a falta ou excesso de produtos em estoque. Além de configurar a quantidade mínima e máxima de produtos para receber alertas, dar baixa automática a cada venda, fazer inventário, entre outras funcionalidades essenciais de um sistema de controle de estoque.
  2. Agilidade nos processos: com o ERP vhsys é possível automatizar diversos processos, desde a emissão de notas fiscais até o gerenciamento de vendas, tornando tudo mais rápido, evitando retrabalhos, falhas e prejuízos.
  3. Controle financeiro: conciliação bancária, controle de contas a pagar e receber, fluxo de caixa, entre muitas outras atividades financeiras que podem ser automatizadas, integradas com toda a empresa e monitoradas de maneira segura.
  4. Gestão de vendas: é possível gerenciar as vendas de forma mais eficiente, desde a emissão de pedidos até a gestão de clientes e pagamentos.
  5. Integração com outros sistemas como lojas virtuais, marketplaces, plataformas de marketing, entre outros aplicativos úteis para aumentar a relevância da sua empresa!

Conheça as funcionalidades do vhsys e entenda se esse sistema faz sentido para o que a sua empresa precisa!

10 dicas sobre como vender acessórios automotivos
Keila Boganika

Graduada em Comunicação Institucional pela UFPR e pós-graduada em Marketing Digital, já passou por agências, e-commerce e empresas SaaS. Entusiasta a estudar sobre negócios e tecnologia, produz conteúdo para empreendedores e gestores que desejam aprender mais sobre como organizar, automatizar e ampliar a operação das suas empresas.

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