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Como montar uma loja virtual para sua loja de Auto Peças

O e-commerce para Autopeças tem crescido muito nos últimos anos. Os preços atrativos e as diversas opções de entrega e pagamento fizeram com que a preferência do consumidor pelo canal digital também aumentasse.

Apesar de muitos ainda acharem ser um desafio criar uma loja virtual, não podemos negar que isso é uma ótima oportunidade de acrescentar uma dinâmica de compra e venda para facilitar a vida do consumidor.

Para te ajudar a montar a loja virtual para sua Autopeças, preparamos este artigo com algumas dicas importantes antes de começar a vender seus produtos online. 

Confira!

Faça uma pesquisa de mercado

O mercado e os clientes são os primeiros pontos que você deve analisar antes de começar a vender online. Se você quer que a loja online de sua Autopeças gere bons resultados, comece entendendo o negócio como um todo.

Pesquise sobre o crescimento do setor durante os anos, custos e lucros, qual é o ponto mais competitivo da área e procure entender também o comportamento dos concorrentes. 

Tudo isso é muito importante para as decisões de planejamento estratégico do seu negócio online, além de também facilitar a visualização do melhor caminho para colocar suas estratégias em prática. 

Selecione os produtos corretos

Junto com a pesquisa de mercado, faça uma pesquisa sobre os seus produtos e serviços, para garantir que está ofertando o que o público procura geralmente.

Quais os serviços mais procurados? Quais os produtos mais vendidos? O que teve alta nos últimos anos? Será que existe alguma tendência?

A gente listou aqui para você alguns dos itens mais procurados dentro do segmento:

  • Grelha;
  • Pára-choques;
  • Espelhos laterais;
  • Faróis e luzes traseiras;
  • Outros produtos de iluminação (faróis de nevoeiro, lâmpadas de reposição etc.)

Além das peças listadas acima, rodas e peças de suspensão também são muito populares, incluindo estas: 

  • Pneus
  • Calotas
  • Choques e struts
  • Outras peças de suspensão
  • Kits de nivelamento

Itens em geral que também possuem uma alta demanda no mercado de Autopeças: 

  • Compressores de ar condicionado e sistemas de controle;
  • Todos os tipos de filtros (ar, combustível etc);
  • Baterias, carregadores e cabos de transferência de carga;
  • Bombas de combustível;
  • Distribuidores, alternadores e outras peças cruciais de ignição/motor;
  • Peças do sistema de freio;
  • Kits de embreagem;
  • Acessórios relacionados ao conforto e decoração, como tampas de assento, decalques e emblemas de reposição.

Escolha a melhor forma de adquirir as mercadorias

Em muitos momentos, o sucesso da sua loja virtual vai depender, principalmente, da confiança dos clientes no seu negócio e nos produtos que você oferece. 

Por isso, é muito importante saber escolher as suas mercadorias, considerando também a forma como você vai adquiri-las. 

Veja abaixo alguns exemplos:

Atacadista

As redes atacadistas são empresas que vendem produtos a preços reduzidos em grande quantidade para varejistas. 

Isso significa que você pode comprar em lote e cobrar um preço de varejo um pouco mais alto ao vender para seus clientes. Mas saiba que isso vai fazer mais sentido se você estiver vendendo para cliente final e não para outras empresas.

Alguns atacadistas ainda fornecem serviços de remessa direta (Dropshipping). Ou seja, você pode fazer os pedidos diretamente aos fornecedores e eles irão processar, embalar e enviar os produtos para os compradores. 

Esse modelo de remessa direta é ideal se você está começando as vendas online e não tem espaço para armazenar uma grande quantidade de mercadoria, ou então condições de alugar um depósito.

Direto da fábrica

A grande maioria das autopeças prefere a opção de compra direto da fábrica, pois é a melhor maneira de garantir a alta qualidade das peças. 

Esse modelo é ideal se o seu negócio tiver o foco em um tipo específico de carro, pois, geralmente, as montadoras dão preferência a outros fabricantes, tornando-os a primeira escolha para as peças.

Peças de ferro velho

Se a procura maior na sua autopeças for itens para automóveis colecionáveis ​​ou modelos mais antigos, uma boa opção de adquirir seus itens é o ferro velho.

No entanto, é preciso deixar claro para o seu cliente, principalmente pela internet, a origem da mercadoria,  pois elas podem apresentar qualidade inferior ao esperado. 

Faça uma precificação adequada

Oferecer um preço abaixo da concorrência é uma ótima forma de manter a competitividade no mercado, mas você não se pode esquecer do lucro da empresa.

Para fazer uma precificação adequada na sua loja online, sugerimos os passos abaixo:

  • Faça uma pesquisa de mercado completa;
  • Escolha a melhor técnica de precificação;
  • Calcule seus custos fixos e variáveis;
  • Defina um preço baseado no valor de custo;
  • Atente-se às variações de preço sazonais ou matéria-prima.

Além de manter a atenção no mercado, você também pode conversar regularmente com seus clientes, conhecido como pós-venda, para garantir que seus preços permaneçam os melhores.

Divulgue seus produtos

O visual é uma parte muito importante das lojas, mas isso fica ainda mais em evidência quando falamos de loja online para Autopeças. Não basta apenas ter um ótimo produto se ele não é bem divulgado.

Por isso, invista na alta qualidade das fotos para divulgação, escreva uma boa descrição e, se possível, mostre algumas possíveis aplicações do produto.

No site de sua Autopeças, verifique se os botões estão bem posicionados e chamativos, em especial os botões para a loja virtual e “realizar compra” devem estar em evidência.

Não se esqueça das redes sociais também. Fazer um anúncio de qualidade nas principais mídias, direcionando para sua loja virtual, pode causar um ótimo fluxo de compras para o seu e-commerce.

Defina as estratégias de envio

Peças de carro podem ser difíceis de transportar por, muitas vezes, serem volumosas, pesadas ​​e de formato irregular.

Por isso, antes de decidir uma forma de envio/transporte, certifique-se que ele é adequado ao seu modelo de negócio, sempre considerando os itens a serem enviados.

Busque as transportadoras que facilitem o envio e que sejam seguras para que o produto chegue da forma que foi enviado para o cliente.

Escolha uma plataforma para a criação de sua Loja Online

Ao oferecer seus produtos na Internet, você pode aumentar muito as possibilidades de venda. Sua empresa pode não somente atrair clientes locais, como também clientes de diferentes cidades, regiões e até mesmo países.

Além disso, ter a loja online da sua Autopeças é o mesmo que ter as portas abertas do seu negócio 24 horas por dia e 7 dias por semana para a clientela.

Por isso, você precisa encontrar uma plataforma que te ajude a proporcionar a melhor experiência aos seus clientes, para garantir que eles voltem à sua loja.

Sistema vhsys

O sistema vhsys é uma plataforma de gestão empresarial com módulos integrados, que oferece à você um controle completo da sua empresa, como:

O vhsys também possui uma loja de aplicativos e integrações à disposição para você otimizar o seu sistema como quiser

Além disso, você consegue criar por conta própria a sua loja online para Autopeças com o aplicativo Loja Virtual vhsys! O aplicativo possui uma interface totalmente intuitiva e uma configuração descomplicada, dispensando a necessidade de contratar um profissional para isso!

E não é só isso! A Loja Virtual vhsys é integrada a todo o seu sistema de gestão, permitindo que você automatize suas vendas online, e ainda, podendo integrar o catálogo com as lojinhas do Facebook, Instagram e WhatsApp.

São muitos benefícios, não é?

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