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Como atrair clientes para sua estética automotiva em 7 passos!

Tempo de Leitura: 4 minutos
Como atrair clientes para sua estética automotiva em 7 passos!
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O setor de estética automotiva é um ramo que precisa de investimentos para atrair novos clientes, seja por indicação ou divulgação da empresa.

É necessário trabalhar com um plano estratégico para promover o seu negócio e aumentar os lucros. Para isso, temos algumas dicas para ajudar você, gestor, a acelerar o crescimento da sua empresa e aumentar a retenção de clientes.

Quais serviços oferecer na sua estética automotiva?

Antes de pensar em como atrair clientes, é importante definir ou reavaliar quais serviços você oferece no seu negócio de estética automotiva. 

Alguns dos serviços mais procurados são nesse segmento são:

  1. Limpeza completa do veículo
  2. Lavagem de bancos e higienização interna
  3. Remoção de manchas
  4. Polimento
  5. Pintura ou adesivagem

É importante oferecer uma variedade de serviços para atender às diferentes necessidades e preferências do seu público-alvo, além de possibilitar pacotes ou serviços personalizados.

Como atrair clientes para sua estética automotiva em 7 passos

Mas na prática, o que fazer para atrair clientes? É preciso focar em estratégias de posicionamento de marca e promoção. 

Para facilitar o seu planejamento, preparamos sete passos de como você que empreende no setor automotivo pode atrair mais clientes.

1. Conheça o mercado

O primeiro passo é fazer uma pesquisa de mercado para entender as tendências, os preços praticados e os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes. Com isso, você terá informações relevantes em mãos para entender como você pode se diferenciar.

2. Fique atento às tendências

Como o ramo de estética automotiva trabalha com a aparência de automóveis, é preciso se atualizar das tendências e novidades desse mercado, além de entender as novas preferências dos consumidores que podem mudar a todo momento.

Por exemplo, lançou um modelo de carro que requer cuidados especiais? As pessoas estão buscando algum tipo de mudança específica no estofamento dos carros? Houve um aumento na procura por determinado serviço? Esse tipo de questionamento é muito importante para manter a sua empresa competitiva e atrativa para os clientes. 

3. Conheça os concorrentes 

Ao analisar as empresas que atuam no mesmo segmento, é possível identificar oportunidades de melhoria e desenvolver estratégias para se destacar no mercado. 

Por exemplo, você pode encontrar oportunidades mal exploradas pelos seus concorrentes e, com isso, oferecer serviços diferenciados que atendam às necessidades dos clientes.

4. Elabore um plano estratégico de marketing

Estruturar o marketing da sua empresa é primordial para atrair novos clientes e trabalhar na fidelização deles. Por isso, crie um planejamento marketing com ações que fazem sentido para o seu negócio.

Um plano estratégico de marketing deve conter itens como:

  1. Objetivos e metas de marketing
  2. Estudo do público-alvo
  3. Análise do mercado e concorrência
  4. Estudo dos produtos e serviços oferecidos
  5. Orçamento disponível
  6. Definição detalhada de ações de marketing
  7. Cronograma de ações
  8. Métodos de análise de resultados

Quais ações de marketing utilizar em uma empresa de estética automotiva?

Para vender acessórios automotivos ou serviços automotivos, você pode utilizar meios de divulgação como:

  1. Panfletos, outdoor, cartão de visita, entre outros meios de divulgação físicos.
  2. Anúncios em mídias digitais, como Google Ads e Instagram Ads, permitem segmentar o público-alvo e direcionar os anúncios para pessoas que tenham interesse em serviços de estética automotiva na sua região.
  3. Redes sociais: estar presente nas redes sociais é fundamental para qualquer negócio atualmente. No caso de uma empresa de estética automotiva, as redes sociais mais relevantes são o Facebook, Instagram e TikTok. Você pode postar fotos de antes e depois dos serviços prestados, conversar com seus clientes, responder dúvidas, entre outras dicas e conteúdos para manter um relacionamento ativo com o seu público.
  4. Google Meu Negócio: outra estratégia importante é cadastrar a empresa no Google Meu Negócio, que é um recurso do Google que permite os usuários encontrarem informações relevantes sobre a empresa, como endereço, horário de funcionamento, fotos e avaliações.
  5. Faça parcerias com empresas relacionadas como oficinas mecânicas, lojas de autopeças, lavacar e estacionamentos. Buscar parcerias com empresas que atendem o seu tipo de consumidor, mas não são seus concorrentes, pode ser uma boa estratégia para divulgar o seu negócio.
  6. Frequente eventos automotivos: participar de eventos automotivos, como encontros de carros antigos, feiras e exposições, é uma maneira eficiente de divulgar a sua empresa e fazer parcerias.
  7. Brindes e amostras grátis: ofereça brindes e amostras grátis para os clientes como uma forma de incentivá-los a conhecer os serviços da empresa e fidelizá-los.
  8. Campanhas promocionais: você pode escolher datas específicas para realizar campanhas com descontos ou promoções de combos de serviços.

5. Alimente seus canais de contato com o cliente

Manter os seus canais de comunicação ativos é muito importante tanto para divulgar a sua empresa, como para manter várias “portas” abertas para os consumidores tirarem dúvidas e conhecerem os seus serviços.

6. Seja transparente e ético com seu cliente

A transparência na relação entre consumidor e empresa é essencial em qualquer ramo, principalmente no setor automotivo em que os automóveis são bens especiais e importantes para a maioria das pessoas.

Por isso, priorize sempre uma comunicação clara e transparente com os clientes!

Por exemplo, se o serviço atrasar por algum motivo, informe o cliente antecipadamente do ajuste no prazo e explique o que aconteceu. No momento de dar orçamentos, seja sincero nas opções e preços disponíveis. 

Trabalhar com um atendimento ético e transparente aumentará a credibilidade do seu negócio e a confiança do público na sua marca, fazendo com que a atração e retenção de clientes aumente cada vez mais! 

7. Traga sempre atualizações do ramo 

Manter os seus serviços de estética automotiva sempre atualizados com as tendências e novidades do mercado fará a sua empresa ter mais autoridade no mercado e, consequentemente, os consumidores terão mais interesse nos seus serviços.

Como fidelizar clientes na sua estética automotiva?

Fidelizar clientes é tão importante quanto atrair novos. Existem diversas pesquisas e especialistas que mostram que, de fato, custa de 5 a 25 vezes mais barato para a empresa manter um cliente atual do que conquistar um novo.

Então, depois de ter investido para conquistar novos clientes, é importante ter um plano para trabalhar na fidelização deles para mantê-los como consumidores recorrentes e, possivelmente, receber a indicação deles para outros clientes que precisem dos seus serviços ou produtos. 

Para fidelizar clientes no ramo de estética automotiva, você pode:

  1. Priorizar um atendimento de excelente qualidade;
  2. Cadastrar os clientes em um ERP para realizar um follow-up após o serviço e garantir a satisfação do cliente;
  3. Oferecer garantias para o serviço prestado;
  4. Ofertar brindes, descontos ou pacotes de serviços personalizados;
  5. Criar um programa de indicação pelo qual o cliente é beneficiado de alguma maneira após indicar a sua empresa;
  6. Enviar e-mails ou mensagens de texto com dicas de manutenção do carro;
  7. Realizar pesquisas de satisfação para entender as necessidades e expectativas do cliente;
  8. Disponibilizar um canal de atendimento ao cliente eficiente para dúvidas e reclamações;
  9. Manter as redes sociais da empresa atualizadas com informações relevantes para manter contato com seus clientes.

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