Se você está buscando informações sobre como gerenciar uma loja de construção, deve saber que o setor de construção possui uma alta demanda e está sempre evoluindo no Brasil. No entanto, é preciso buscar maneiras de estabelecer um negócio estruturado que se destaque em meio a tanta concorrência.
O que você vai encontrar?
ToggleComo montar uma loja de material de construção para se destacar?
Todo profissional envolvido com o rendimento de uma loja de material de construção precisa estar em busca de melhorias constantes para melhorar a lucratividade e o rendimento do negócio. Por isso, temos 13 dicas para orientar esse processo de crescimento.
1. Faça uma análise de mercado
A análise de mercado é uma pesquisa fundamental para quem busca sobre como montar uma loja de material de construção. Essa análise consiste em avaliar o ambiente interno e externo em relação ao negócio ou seus produtos, entender como todas essas questões ameaçam ou criam oportunidades para a loja.
Uma análise de mercado para uma loja de material de construção deve considerar pontos como:
- Análise da indústria de produtos do segmento de construção: incluindo tendências, tamanho, crescimento e estrutura da indústria relevante.
- Análise de concorrentes: uma revisão das empresas concorrentes estudando quais são as suas forças e fraquezas, bem como a avaliação da posição da empresa no mercado.
- Análise do público-alvo: identificação do público-alvo, incluindo dados demográficos, hábitos e comportamentos de compra.
- Análise da demanda: avaliação da demanda histórica de pedidos e projeções futuras considerando os consumidores da loja e o mercado atual.
- Análise de preços: analisar a estrutura de preços atual, rever estratégias e projeções futuras.
- Análise dos canais de distribuição: revisar os canais de distribuição existentes e a avaliação de novas oportunidades.
- Análise de tendências econômicas: estudar tendências do mercado que impactam o rendimento da loja.
- Ações que serão tomadas a partir das análises realizadas.
Análise SWOT
Um método muito utilizado nas análises de negócios é a SWOT, sigla que representa as palavras em inglês strengths, weaknesses, opportunities e threats, que significam forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
- Forças (características internas): nesse campo, identifique as características internas positivas da loja, como habilidades da equipe, recursos, investimentos, vantagens competitivas, etc.
- Fraquezas (características internas): aponte as características internas negativas da empresa, como problemas, limitações, problemas e pontos fracos.
- Oportunidades (características externas): pesquise sobre as condições externas positivas que a empresa pode aproveitar, como soluções disponíveis no mercado que atendem a loja, inovações tecnológicas e novas demandas.
- Ameaças (características externas): estude sobre as condições externas negativas que a empresa precisa enfrentar, como as forças dos concorrentes, mudanças na economia do país, demandas dos consumidores, etc.
Depois de elencar todos esses pontos, é preciso analisar os dados coletados e elaborar estratégias para aproveitar as oportunidades identificadas, melhorar as fraquezas e combater as ameaças.
2. Crie um plano de negócios
O plano de negócios é um documento onde consta as estratégias e informações relevantes da loja de materiais de construção, sobre onde ela se encontra, quais as metas a serem alcançadas e ações que devem ser tomadas.
É possível dividir o plano de negócios da loja de material de construção nos seguintes tópicos:
- Análise de mercado
- Análise dos concorrentes
- Análise da empresa
- Metas e objetivos com prazos, responsáveis e recursos necessários
- Plano de ações operacional
- Plano de ações de vendas
- Plano de ações de marketing
- Planejamento financeiro
3. Tenha um bom um planejamento financeiro
Não é segredo que um bom planejamento financeiro é a base para o sucesso de qualquer negócio, pois é o que ajuda a garantir a saúde das finanças e o crescimento da empresa.
Para fazer um plano de ações voltado para o setor financeiro, é preciso considerar as metas da empresa, o controle de custos, os investimentos, possíveis riscos e as ações necessárias para manter a empresa ativa e evoluindo.
4. Não se esqueça das exigências legais e fiscais
Negligenciar as obrigações fiscais é algo que põe em risco muitas empresas no Brasil. Por isso, é muito importante ter profissionais de confiança, como advogados e contadores, para apoiar a empresa no cumprimento das exigências fiscais e tributárias e evitar problemas legais e financeiros.
5. Invista na estrutura do estabelecimento
Cuidar da operação da loja e investir na organização do ponto de venda é uma tarefa muito importante para garantir que as vendas funcionem da melhor maneira para atrair e fidelizar os consumidores.
Estratégias de ponto de venda que podem ser usadas para montar uma loja de material de construção:
- Definir um layout estratégico para a loja física: é preciso organizar onde os produtos serão exibidos e como serão dispostos para maximizar a retenção de clientes.
- Categorização de produtos: padronize a organização dos produtos de acordo com suas finalidades, as categorias ajudam a melhorar a experiência do cliente na loja e facilitam a localização dos itens desejados.
- Iluminação adequada: a iluminação é um tópico importante na estrutura da loja física para aumentar a retenção de clientes e destacar os produtos mais importantes.
- Promoções e ofertas: destacar produtos por meio de promoções no ponto de venda é uma tarefa muito importante nas lojas físicas.
- Gerenciamento de estoque: manter o controle de estoque funcionando é essencial para evitar o desperdício de espaço e garantir a disponibilidade das mercadorias.
6. Utilize uma localização estratégica
Para os gestores que estão estudando como montar uma loja de material de construção do zero e estão considerando fundar uma loja física, é imprescindível estudar a localização para encontrar o ponto ideal para atrair os clientes com facilidade.
7. Procure bons fornecedores
Pesquisar e conhecer muitos fornecedores para negociar com os melhores será um ponto forte para montar uma loja de material de construção que se destaque.
Priorize a qualidade dos produtos, agilidade nas entregas, possibilidades de pagamento e como o fornecedor está disposto a estabelecer uma relação de negócios saudável. Nem sempre é fácil encontrar parceiros que cumpram bem todos esses requisitos, mas é importante buscar os melhores disponíveis para que a gestão de materiais seja produtiva.
8. Tenha processos otimizados para evitar a perda de tempo
Otimizar processos significa tornar as atividades da empresa mais eficazes, permitindo alcançar os objetivos da loja de uma forma mais rápida, econômica e eficiente.
Para criar e melhorar processos na loja de materiais, considere:
- Mapear todas as etapas dos processos
- Encontrar pontos de melhorias junto com a equipe
- Definir prioridades nos pontos de melhorias
- Implementar soluções
- Contar com o apoio da tecnologia para automatizar tarefas
- Monitorar se as melhorias aplicadas estão gerando efeitos positivos
9. Invista na formação de equipe de trabalho e capacite a gestão
Investir em treinamentos sobre a organização e atendimento da empresa, oferecer cursos de capacitação e contratar recursos para melhorar o trabalho é muito importante para o crescimento de qualquer negócio.
10. Avalie a possibilidade de criar uma loja virtual de material de construção
Durante o ano de 2022, as pequenas e médias empresas (PMEs) venderam 46,5 milhões de produtos online, quantidade 4,5% superior ao ano de 2021, segundo dados da pesquisa NuvemCommerce feita pela Nuvemshop.
O crescimento das vendas online nos últimos anos mostra o poder que esse campo tem para ajudar as empresas a expandirem suas operações e vendas.
Por isso, avalie as possibilidades de como montar uma loja de material de construção no ambiente digital para acelerar o crescimento da empresa.
Você pode agilizar vendas e orçamento pelo WhatsApp Business, alimentar as redes sociais, vender em marketplaces como Shopee e Mercado Livre, além de montar sua própria loja virtual.
11. Estude o mercado e acompanhe as tendências
Estudar o mercado não deve ser uma atividade apenas do início da empresa, é necessário que os gestores e suas equipes estejam em constante atualização sobre as novidades do mercado, novas soluções e tendências para manter o crescimento da loja em alta.
12. Tenha uma marca que gere identificação com o seu cliente e seja atrativa
Uma marca forte, que gere identificação com o público-alvo e seja atrativa não é um trabalho que é feito do dia para a noite, mas sim uma construção da identidade e do comportamento da loja com o consumidor.
Para isso, é importante evitar copiar outras lojas e focar em desenvolver a própria identidade da marca da loja, isso inclui definir as características da empresa, seus valores, sua forma de trabalhar com o relacionamento ao cliente, entre outras particularidades.
13. Conheça a jornada do cliente
A jornada do cliente é todo o fluxo que o consumidor percorre até se tornar seu cliente fiel:
- Consumidor tem uma necessidade;
- Descobre o que precisa;
- Procura a solução (sua loja);
- Decide efetuar a compra para resolver o problema;
- Depois decide retornar se tornando um cliente fiel.
Entender cada uma dessas etapas é imprescindível para montar as estratégias de atração e retenção certas.
- Por que o consumidor precisa dos produtos da sua loja?
- Por que o cliente decide comprar na sua empresa e não no concorrente?
- O que faz os clientes retornarem?
- E o que fazem alguns clientes não voltarem?
Essas questões são alguns exemplos do que a gestão precisa se usar para compreender a jornada do cliente e aperfeiçoar suas técnicas de venda.
14. Trabalhe o marketing digital e de relacionamento
O marketing digital e de relacionamento são pilares importantes tanto para atrair novos clientes, como para reter quem já consome na sua loja.
Avalie as ações de marketing e relacionamento que fazem sentido para a sua empresa e seu consumidor e coloque em prática!
Ideias de ações de marketing digital e relacionamento para lojas de materiais de construção:
- Utilizar as redes sociais para publicar conteúdos relevantes sobre os principais produtos, interagir com os clientes e fazer vendas;
- Enviar orçamentos e fazer vendas pelo WhatsApp;
- Usar o email marketing para manter os clientes informados sobre promoções;
- Coletar feedbacks para manter o relacionamento com os clientes e melhorar a performance da loja;
- Desenvolver parcerias com profissionais de construção para expandir a base de clientes;
- Manter o Google Business atualizado sobre as informações da loja, como horário em feriados, site, telefone, produtos, entre outros dados;
- Ofereça tutoriais e dicas de construção em um blog e nas mídias sociais da loja.
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