Conecte-se ao empreendedorismo

Como monitorar a qualidade da prestação de serviço?

Tempo de Leitura: 3 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

O monitoramento da qualidade da prestação de serviço é uma das ações mais eficazes para fidelizar a clientela da sua empresa. Existem diferentes maneiras de fazer esse controle: questionários de pós-vendas e pesquisas de satisfação, por exemplo, podem dar um diagnóstico preciso do nível de contentamento do consumidor, bem como do desempenho de sua equipe.

Saber como a prestação de serviço do seu negócio está sendo avaliada por seus clientes é fundamental para garantir um trabalho mais satisfatório, que agrade e retenha seus consumidores e atraia mais público para a sua marca. Aprenda mais sobre este assunto neste artigo e saiba como monitorar a qualidade da prestação de serviço da sua empresa:

Prestação de serviço: algumas características

Por prestação de serviço entende-se a execução de um trabalho contratado por terceiros, podendo compreender consultorias e assessorias, e que tem como característica principal ser um processo de produção e uso simultâneo que não consiste, necessariamente, na posse de um bem. Basicamente, este tipo de negócio é a contratação/realização de uma atividade para outra pessoa sem que haja um vínculo permanente. Por ser uma área ampla, esse modelo pode incluir trabalhos como o de um coaching empresarial, preparador físico, orientador educacional, limpeza predial, construção civil e muito mais.

A prestação de serviço no Brasil é responsável por empregar um grande contingente de trabalhadores. No entanto, a incorporação de medidas que possam equiparar a qualidade à importância dos serviços prestados ainda é razoavelmente satisfatória. Notadamente, nas últimas décadas os empreendedores têm assumido a necessidade de refletir sobre a valorização e imagem da prestação de serviços, de maneira mais adequada às demandas do público.

Como monitorar a qualidade dos meus serviços?

Vivemos em uma era digital; dificilmente uma empresa sobrevive sem estar presente virtualmente. Por isso, uma das alternativas mais fáceis e com grande alcance é realizar o monitoramento da imagem de sua marca nas redes sociais e outros meios de comunicação. Há uma série de ferramentas específicas para isso e muitas podem ser operadas gratuitamente, ajudando a saber o que o público diz do seu negócio e os motivos por trás desses comentários.

Conheça o sistema de gestão empresarial VHSYS!

Outro método eficiente para analisar a qualidade da empresa é a pesquisa de satisfação, seja realizada por e-mail, telefone, alguma plataforma online ou por formulário impresso. Com ela, os clientes têm a oportunidade de mostrar como se sentem em relação aos serviços prestados, bem como ao atendimento e rendimento de seu time. Também é possível usar a metodologia do Net Promoter Score para fazer essa avaliação.

Ser uma empresa acessível é outra maneira de verificar a qualidade dos serviços prestados. Como se faz isso? Simples: mantenha um canal de comunicação aberto para seus clientes. O ideal é que não haja reclamações, mas, se ocorrerem, responda o mais rápido possível, evite apresentar desculpas, ouça o consumidor e apresente soluções.

Monitore a qualidade dos processos da sua empresa

Além de monitorar a qualidade do serviço prestado pela sua empresa, é importante realizar o controle de seus processos internos, como financeiro, compras, estoque e vendas, verificando de perto o desempenho de cada área para criar estratégias e melhorar a performance do seu negócio.

Para isso, você pode utilizar o sistema de gestão empresarial VHSYS. Com ele, o empreendedor automatiza a realização de diversas tarefas como emissão de notas fiscais, fluxo de caixa, giro de estoque, serviços recorrentes, contas a pagar e receber, entre outras, tornando sua realização mais prática e eficiente. Experimente gratuitamente o software e tenha maior controle dos processos administrativos do seu negócio!

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!