Como monitorar a qualidade da prestação de serviço?

InícioGestãoComo monitorar a qualidade da prestação de serviço?
O monitoramento da qualidade da prestação de serviço é uma das ações mais eficazes para fidelizar a clientela da sua empresa. Existem diferentes maneiras de fazer esse controle: questionários de pós-vendas e pesquisas de satisfação, por exemplo, podem dar um diagnóstico preciso do nível de contentamento do consumidor, bem como do desempenho de sua equipe. […]

O monitoramento da qualidade da prestação de serviço é uma das ações mais eficazes para fidelizar a clientela da sua empresa. Existem diferentes maneiras de fazer esse controle: questionários de pós-vendas e pesquisas de satisfação, por exemplo, podem dar um diagnóstico preciso do nível de contentamento do consumidor, bem como do desempenho de sua equipe.

Saber como a prestação de serviço do seu negócio está sendo avaliada por seus clientes é fundamental para garantir um trabalho mais satisfatório, que agrade e retenha seus consumidores e atraia mais público para a sua marca. Aprenda mais sobre este assunto neste artigo e saiba como monitorar a qualidade da prestação de serviço da sua empresa:

Prestação de serviço: algumas características

Por prestação de serviço entende-se a execução de um trabalho contratado por terceiros, podendo compreender consultorias e assessorias, e que tem como característica principal ser um processo de produção e uso simultâneo que não consiste, necessariamente, na posse de um bem. Basicamente, este tipo de negócio é a contratação/realização de uma atividade para outra pessoa sem que haja um vínculo permanente. Por ser uma área ampla, esse modelo pode incluir trabalhos como o de um coaching empresarial, preparador físico, orientador educacional, limpeza predial, construção civil e muito mais.

A prestação de serviço no Brasil é responsável por empregar um grande contingente de trabalhadores. No entanto, a incorporação de medidas que possam equiparar a qualidade à importância dos serviços prestados ainda é razoavelmente satisfatória. Notadamente, nas últimas décadas os empreendedores têm assumido a necessidade de refletir sobre a valorização e imagem da prestação de serviços, de maneira mais adequada às demandas do público.

Como monitorar a qualidade dos meus serviços?

Vivemos em uma era digital; dificilmente uma empresa sobrevive sem estar presente virtualmente. Por isso, uma das alternativas mais fáceis e com grande alcance é realizar o monitoramento da imagem de sua marca nas redes sociais e outros meios de comunicação. Há uma série de ferramentas específicas para isso e muitas podem ser operadas gratuitamente, ajudando a saber o que o público diz do seu negócio e os motivos por trás desses comentários.

Conheça o sistema de gestão empresarial VHSYS!

Outro método eficiente para analisar a qualidade da empresa é a pesquisa de satisfação, seja realizada por e-mail, telefone, alguma plataforma online ou por formulário impresso. Com ela, os clientes têm a oportunidade de mostrar como se sentem em relação aos serviços prestados, bem como ao atendimento e rendimento de seu time. Também é possível usar a metodologia do Net Promoter Score para fazer essa avaliação.

Ser uma empresa acessível é outra maneira de verificar a qualidade dos serviços prestados. Como se faz isso? Simples: mantenha um canal de comunicação aberto para seus clientes. O ideal é que não haja reclamações, mas, se ocorrerem, responda o mais rápido possível, evite apresentar desculpas, ouça o consumidor e apresente soluções.

Monitore a qualidade dos processos da sua empresa

Além de monitorar a qualidade do serviço prestado pela sua empresa, é importante realizar o controle de seus processos internos, como financeiro, compras, estoque e vendas, verificando de perto o desempenho de cada área para criar estratégias e melhorar a performance do seu negócio.

Para isso, você pode utilizar o sistema de gestão empresarial VHSYS. Com ele, o empreendedor automatiza a realização de diversas tarefas como emissão de notas fiscais, fluxo de caixa, giro de estoque, serviços recorrentes, contas a pagar e receber, entre outras, tornando sua realização mais prática e eficiente. Experimente gratuitamente o software e tenha maior controle dos processos administrativos do seu negócio!

Assuntos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Cadastro Newsletter

Fique por dentro dos principais assuntos do mundo do empreendedorismo. Atualize seus conhecimentos, baixando materiais como ebooks, planilhas, vídeos e muito mais.