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Como monitorar a qualidade da prestação de serviço?

Como monitorar a qualidade da prestação de serviço?

O monitoramento de qualidade da prestação de serviço, em sua empresa, é uma das ações mais eficazes para fidelizar sua clientela. Existem diferentes maneiras de fazê-la, questionários pós-vendas e pesquisas de satisfação, por exemplo, podem dar um diagnóstico preciso do nível de satisfação do cliente, bem como do desempenho de sua equipe.

Prestação de serviço: algumas características

Por prestação de serviço entende-se a execução de um trabalho contratado por terceiros, que pode compreender consultorias e assessorias, que tem como característica principal ser um processo de produção e uso simultâneo que não consiste, necessariamente na posse de um bem. Basicamente, a prestação de serviço é a contratação/realização de uma atividade para outra pessoa sem que haja um vínculo permanente. Uma área ampla, a prestação de serviços pode incluir trabalhos como o de um coaching empresarial, preparador físico, orientador educacional, limpeza predial, construção civil e muito mais.

A prestação de serviço, no Brasil, é responsável por empregar um grande contingente de trabalhadores. No entanto, a incorporação de medidas que possam equiparar a qualidade à importância dos serviços prestados ainda é razoavelmente satisfatória. Notadamente, nas últimas décadas os empreendedores têm assumido a necessidade de refletir sobre a valorização e imagem da prestação de serviços, de maneira mais adequada às demandas do público.

Como monitorá-la?

Vivemos em uma era digital, dificilmente uma empresa sobrevive sem estar presente virtualmente. Por isso, uma das alternativas com bom alcance é realizar o monitoramento da imagem de sua empresa nas redes sociais. Há uma série de ferramentas específicas para isso, muitas podem ser operadas de maneiras gratuita, que ajudam a saber o que se diz e porque se fala dessa maneira de sua empresa.

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As pesquisas de satisfação sempre são eficientes, seja realizadas por e-mail, telefone, alguma plataforma online ou por formulário impresso. Isso porque é nesse momento que os clientes têm a oportunidade de mostrar como se sentem em relação aos serviços prestados, bem como ao atendimento e rendimento de seu time. Na elaboração de sua pesquisa de satisfação seja bastante objetivo, confira um modelo de questionário nesse artigo.

Ser uma empresa acessível é outra maneira de verificar a qualidade dos serviços prestados, como? Mantenha um canal de comunicação aberto para seus clientes. O ideal é que não haja reclamações, mas se ocorrem responda o mais rápido possível, evite apresentar desculpas, ouça o cliente e apresente soluções.

E, você, quais experiência de monitoramento da qualidade de seus serviços tem adotado? Compartilhe conosco.

Jorge
Sobre o autor
Jorge
Analista de SEO na VHSYS. Formado em Marketing pelo UNICURITIBA e pós-graduado em Gestão de Negócios pela UFPR.

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