Social Listening: saiba o que o público está falando da sua marca

Rosana Moraes

Social Listening: saiba o que o público está falando da sua marca

As empresas estão começando a entender como as redes sociais mudaram a dinâmica do seu relacionamento com o consumidor. Agora, qualquer cliente – satisfeito ou não – pode influenciar a opinião de muitos outros com um comentário no facebook, twitter ou instagram. É necessário estar atento a essas menções, pois podem ser uma oportunidade para sua marca engajar mais consumidores ou, então, tornar-se uma grande dor de cabeça.

Considerando isso, as organizações estão adotando o conceito de Social Listening. Essa estratégia de marketing é um processo para monitorar e coletar as opiniões da marca nas redes sociais e entender o contexto no qual os comentários foram feitos. Não basta apenas enumerar as menções em positivas, neutras e negativas e criar um banco de dados, esse método inclui refletir sobre a motivação do cliente por trás de sua postagem e ter uma postura proativa em relação a ela.

Social Listening é escutar, compreender e agir. Entender os sentimentos do consumidor a respeito da empresa, saber peneirar o que é dito, analisar as informações interessantes e ter uma resposta em tempo real. Mais do que ouvir, é participar também da conversa.

Esta estratégia busca mais do que vender, procura fidelizar e encantar o cliente. Isso significa que ele vai continuar a comprar o produto e serviço, e mais, vai dizer coisas boas sobre a marca aos seus contatos. E isso interessa tanto a grandes como pequenas empresas.

No entanto, é um método que demanda tempo e paciência. Precisa unir métricas quantitativas e análise de conteúdo dos comentários. Também é importante que a resposta às postagens, ao mesmo tempo que bem planejada, deve ser rápida, para não perder o momento ou deixar a situação escalar.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Onde o Social Listening pode ser aplicado?

Na prática, esta estratégia influencia em diversas ações do marketing. Algumas delas são: desenvolvimento dos produtos, lançamentos, visualização de oportunidades, gestão de crises, otimização do relacionamento com o público, análise de audiência e concorrência, identificação de influenciadores, percepção de marca e acompanhamento das campanhas e ações da empresa.

O que analisar?

Como nesse processo é preciso avaliar dados quantitativos e qualitativos, algumas métricas ajudam na melhor visualização das informações. Alguns pontos que podem ser contabilizados são:

  • Volume de menções: quantas vezes a marca foi citada nas redes sociais;
  • Usuários únicos: contabilizar quantas pessoas comentam sobre a empresa;
  • Alcance potencial: o número de contatos e seguidores do usuário que falou da organização, ou seja, as pessoas que podem ter sido impactadas pela mensagem;
  • Natureza das menções: enumerar os comentários positivos, neutros e negativos.
  • Métricas próprias de cada rede social: número de likes, comentários, retweets, compartilhamentos e outras opções;
  • Participação: qual a participação de cada rede social na própria análise.

Como dito anteriormente, além dos dados quantificáveis, é necessário fazer uma análise do conteúdo, contexto e sentimentos por trás de cada interação para ter uma compreensão mais completa da percepção do público a respeito da marca.

Uma dica importante é não verificar apenas as menções diretas a empresa, enviadas a conta das redes sociais. Pesquise a fundo comentários com o nome da marca, o ramo, os concorrentes e o setor na qual atua.

Relatórios detalhados para impulsionar sua empresa

Dados são essenciais para a administração de uma empresa. Com eles, é possível analisar o desempenho de cada área, controlar melhor os investimentos e recursos, otimizar processos e ajudar o negócio crescer.

O sistema de gestão online VHSYS oferece relatórios detalhados sobre os diferentes setores de uma empresa. Análises sobre produtos, movimentação de estoque, clientes inadimplentes, despesas, receitas, comissão, vendas e outras áreas são geradas no software – tudo personalizado e centralizado para facilitar sua visualização.

Todas essas informações te ajudarão na tomada de decisões da empresa, e também a encontrar oportunidades de negócio e identificar falhas que poderiam comprometer suas operações.

Faça um teste gratuito com o sistema VHSYS e tenha maior controle sobre os setores da sua empresa.

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Rosana Moraes
Sobre o autor
Rosana Moraes
Assistente de Marketing de Conteúdo na VHSYS. Formada em Jornalismo pela PUCPR, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Positivo.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações

FECHAR

VHSYS - Sistema de Gestão Empresarial