ISS: Como funciona o Imposto Sobre Serviços de qualquer natureza em Curitiba?

O ISS é um tributo que faz parte da vida de qualquer empresário. Por isso, é importante que, além de conhecer um pouco mais desse imposto criado dentro da Constituição Federal, entender as propostas e mudanças realizadas pelo município que você e sua empresa pertencem. A Lei Complementar nº 116 é responsável por organizar uma […]

O ISS é um tributo que faz parte da vida de qualquer empresário. Por isso, é importante que, além de conhecer um pouco mais desse imposto criado dentro da Constituição Federal, entender as propostas e mudanças realizadas pelo município que você e sua empresa pertencem.

A Lei Complementar nº 116 é responsável por organizar uma lista que determina quais serviços devem entrar no recolhimento, sejam estes serviços prestados por empresas ou profissionais autônomos. Com o conhecimento da natureza do seu negócio, você, como contribuinte, pode usar a alíquota determinada pelo município para o seu serviço em cima do preço do serviço prestado, como a seguir:

Valor do serviço x alíquota do ISSQN = ISSQN a ser recolhido
Exemplo: R$ 5.000 x 4% = R$ 200.

Ou seja, além das leis gerais determinadas pelo Governo Nacional, é importante, também, conhecer os pontos incluídos pelos municípios e as alíquotas de cada serviço, que podem variar de 2% a 5%.

>> Saiba o que é ISSQN: Imposto sobre serviços de qualquer natureza

Curitiba

Fundada em 1853, Curitiba é a capital do Paraná, o mais populoso do estado e da região Sul, além do 8º mais populoso do Brasil, segundo o IBGE (2016). O PIB do município é o quarto maior do país e cerca de 20% do valor total correspondem a impostos sobre produtos líquidos de subsídios a preços correntes (IBGE, 2013).

Ainda de acordo com o IBGE em 2012, a cidade possuía 108.474 unidades locais, 103.211 empresas e estabelecimentos comerciais atuantes e 780.390 trabalhadores. Dentro desse universo, vemos a prestação de serviços render 42.164.53 mil reais ao produto interno bruto municipal, sendo a maior fonte ao PIB do município, destacando-se principalmente na área do comércio.

Com todas essas informações, é fácil percebermos a importância do ISS como tributação da maior renda da capital. Ainda mais importante, é ficarmos atentos às regras de alíquota e legislação na cidade para os prestadores de serviços.

Segundo a prefeitura, a alíquota do ISS na cidade varia de 2% a 5%, assim como dentro do estipulado na Lei Complementar Nº 116. O que pode variar esse valor é o tipo de serviço prestado (disponível no Art.4o. da LC no. 40/2001). Veja alguns exemplos de alíquotas praticadas:

2% (dois por cento):

  • transporte coletivo;
  • arrendamento mercantil (leasing);
  • serviços para destinatário no exterior;
  • escolas do ensino fundamental, educação pré-escolar, educação média de formação geral e ensino;
  • atividades de Unidade de Central de Atendimento (Call Centers) e de assistência técnica remota;
  • feiras, exposições, congressos, shows e eventos.

2,5% (dois e meio por cento):

  • limpeza e conservação;
  • vigilância;
  • agenciamento, corretagem e intermediação de seguros;
  • representação comercial;
  • composição gráfica;
  • recauchutagem de pneus.

4% (quatro por cento):

  • hospitais, sanatórios, manicômios, casas de saúde, prontos-socorros;
  • operadoras de planos de assistência à saúde e cooperativas de serviços;
  • serviços de registros públicos, cartórios e notariais.

5,0% (cinco por cento):

  • Demais atividades;
  • Retenção na fonte prevista no inciso XIII do Artigo 8º desta Lei.

2% (dois por cento), quando prestados para o SUS, os serviços de (Inciso acrescentado pela Lei Complementar Nº 106 DE 08/12/2017):

  • medicina e biomedicina;
  • análises clínicas, patologia, eletricidade médica, radioterapia, quimioterapia, ultrassonografia, ressonância magnética, radiologia e tomografia;
  • hospitais, clínicas, laboratórios, sanatórios, manicômios, casas de saúde, prontos-socorros e ambulatórios;
  • casas de repouso e de recuperação, creches e asilos;
  • bancos de sangue, leite, pele, olhos, óvulos e sêmen;
  • coleta de sangue, leite, tecidos, sêmen, órgãos e materiais biológicos de qualquer espécie.

Listamos alguns exemplos listados pela prefeitura de Curitiba para as alíquotas designadas para os serviços que devem efetuar o recolhimento do ISSQN. Como já falamos em nosso outro artigo sobre o que é ISSQN, a alíquota para recolhimento do imposto retido na fonte é de 5% (cinco por cento), já prevista no Art.6o. Dec.no. 67/81 e deverá ser aplicada sobre o total do serviço no mês anterior.

Para optantes pelo Simples Nacional com retenção/substituição, a alíquota deverá ser informada na nota fiscal pelo prestador, bem como o valor do ISS retido.

Outras determinações do ISS de Curitiba

Dentre outras regras gerais determinadas pelo município, estão a efetuação do pagamento do ISS até o dia 20 de cada mês por meio do DAM – Documento de Arrecadação Municipal (Segundo a prefeitura, a escrituração e a emissão do DAM só podem ser feitos por via eletrônica, através do Sistema ISS-Curitiba, disponível no site da mesma), conforme Decreto no. 1442/2007, exceto os Órgãos Públicos Federais relacionados no Decreto no.1637/2005.

Em caso de atraso, são incididos sobre o valor do ISS devido:

  • atualização monetária;
  • multa e juros de mora (sobre o valor atualizado).

Todos os impostos municipais são pagos diretamente nos bancos conveniados à Prefeitura ou nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa Econômica Federal.

Com todas essas informações, fica mais fácil ainda você entender as regras e leis que permeiam o pagamento do imposto ISS. Mesmo com atualização constante e estudos sobre o tema, é sempre importante que você, como empresário, possa contar com uma ótima assessoria de contabilidade, para cuidar de toda a gestão da sua empresa com maestria e sempre crescendo de forma saudável.

Você precisa diminuir seu lado operacional, para ter mais tempo de gerir sua empresa e tomar decisões? Conte com o VHSYS, um Sistema Online de Gestão Empresarial completo e simples de usar que vai facilitar sua vida e melhorar seus processos empresariais. Conte com a gente.

Boa gestão!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assuntos relacionados

Cadastro Newsletter

Fique por dentro dos principais assuntos do mundo do empreendedorismo. Atualize seus conhecimentos, baixando materiais como ebooks, planilhas, vídeos e muito mais.