Os impostos a que uma empresa está subjugada variam de acordo com o rendimento e ramo de atividade. E a declaração dos impostos de renda é o que mais causa dúvida entre os empreendedores. Para ajudá-lo preparamos este artigo. Vamos entender o que é a declaração de imposto de renda jurídica, quem está obrigada a apresentá-la e como fazê-lo.
O que você vai encontrar?
ToggleO que é IPRJ?
Trata-se de um tributo federal pago pelas pessoas jurídicas, ou em outras palavras, imposto pago apenas pelas empresas.
Como é calculado?
Ele é calculado de acordo com a receita da empresa e do regime tributário por ela adotado.
Lucro presumido: Presume-se o percentual do lucro da empresa, de acordo com uma tabela, variando entre 1,6% e 32% do faturamento. Deduz-se da receita o percentual da margem de lucro presumido e sobre o montante se aplica uma taxa de 15%, correspondente ao IPRJ.
Lucro Real: Alíquota de 15% sobre o lucro real da companhia. Caso o lucro ultrapasse R$20 mil/mês, torna-se obrigatório pagar um adicional de 10% sobre o valor excedente.
Simples Nacional: o Simples engloba 3 impostos (estaduais, municipais e federais) em uma mesma guia, a DAS. O IR está incluso na alíquota paga em casa nota fiscal, variando segundo o faturamento.
Quem está obrigado realizar a declaração?
Todas as pessoas jurídicas e empresas individuais, sejam elas registradas ou não. Na prática, mesmo a prestação de serviço informal está sujeita ao IRPJ. Só estão isentas apenas as empresas filantrópicas, científicas e culturais.
Quando pagar?
O cálculo e o pagamento são feitos de maneira trimestral, sempre nos dias 30 e 31 dos meses de março, junho, setembro e dezembro. a declaração é feita apenas no site da Receita federal, por meio do Programa gerador de Declaração, que é gratuito. Ele é pago por meio da guia DARF que é gerada pelo contador, profissional indispensável para a realização desses trâmites.
Para escolher um profissional, se ainda o tiver, faça uma análise da conduta e antecedentes do mesmo. Isso porque é a vida jurídica de sua empresa que está em jogo.
Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado a entender mais sobre declaração dos impostos que sua empresa deve fazer. Alguma sugestão ou dúvida? Comente! E não esqueça de compartilhar.