Como fazer a declaração dos impostos de uma empresa?

Fernando

Como fazer a declaração dos impostos de uma empresa?

Os impostos a que uma empresa está subjugada variam de acordo com o rendimento e ramo de atividade. E a declaração dos impostos de renda é o que mais causa dúvida entre os empreendedores. Para ajudá-lo preparamos este artigo. Vamos entender o que é a declaração de imposto de renda jurídica, quem está obrigada a apresentá-la e como fazê-lo.

O que é IPRJ?

Trata-se de um tributo federal pago pelas pessoas jurídicas, ou em outras palavras, imposto pago apenas pelas empresas.

Como é calculado?

Ele é calculado de acordo com a receita da empresa e do regime tributário por ela adotado.

Lucro presumido: Presume-se o percentual do lucro da empresa, de acordo com uma tabela, variando entre 1,6% e 32% do faturamento. Deduz-se da receita o percentual da margem de lucro presumido e sobre o montante se aplica uma taxa de 15%,  correspondente ao IPRJ.

Lucro Real: Alíquota de 15% sobre o lucro real da companhia. Caso o lucro ultrapasse R$20 mil/mês, torna-se obrigatório pagar um adicional de 10% sobre o valor excedente.

Simples Nacional: o Simples engloba 3 impostos (estaduais, municipais e federais) em uma mesma guia, a DAS. O IR está incluso na alíquota paga em casa nota fiscal, variando segundo o faturamento.

Quem está obrigado realizar a declaração?

Todas as pessoas jurídicas e empresas individuais, sejam elas registradas ou não. Na prática, mesmo a prestação de serviço informal está sujeita ao IRPJ. Só estão isentas apenas as empresas filantrópicas, científicas e culturais.

Quando pagar?

O cálculo e o pagamento são feitos de maneira trimestral, sempre nos dias 30 e 31 dos meses de março, junho, setembro e dezembro. a declaração é feita apenas no site da Receita federal, por meio do Programa gerador de Declaração, que é gratuito. Ele é pago por meio da guia DARF que é gerada pelo contador, profissional indispensável para a realização desses trâmites.

Conheça o VHSYS e facilite a gestão da sua empresa!

Para escolher um profissional, se ainda o tiver, faça uma análise da conduta e antecedentes do mesmo. Isso porque é a vida jurídica de sua empresa que está em jogo.

Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado a entender mais sobre declaração dos impostos que sua empresa deve fazer. Alguma sugestão ou dúvida? Comente! E não esqueça de compartilhar.

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações