Conecte-se ao conhecimento

Sistema de Gestão Online

Aprenda a desenvolver seu projeto pessoal e tire suas ideias do papel

Quem nunca sonhou com alguma realização, não é verdade? Quantas vezes nos vemos pensando no famoso “e se” eu fizesse tal projeto, será que daria certo? 

A ideia de desenvolver o próprio projeto pessoal é realmente assustadora no início, mas talvez seja necessário começar a pensar sobre. 

Por isso, aqui neste artigo vamos comentar um pouco sobre como essa experiência pode agregar na sua vida pessoal, profissional ou espiritual.

Acompanhe!

O que é um projeto pessoal?

Podemos considerar o projeto pessoal como um objetivo de curto ou longo prazo que pretendemos ou sonhamos em executar para evoluir na vida pessoal.

Como qualquer projeto, você precisa ter um plano de negócios, metas e prazos para executá-lo. E lembre-se, não precisa começar com 100% de perfeição. Qualquer ideia pode iniciar um MVP, ou Minimum Viable Product, ou, em português, Produto Minimamente Viável

Os projetos pessoais podem ser, por exemplo, aprender um novo idioma, aprender a tocar guitarra, aprender a investir na bolsa de valores, criar uma loja virtual para sua empresa começar no mundo digital e muito mais.

O escopo do projeto precisa ter as etapas a serem concluídas, além de mini projetos dentro desse escopo para guiar cada ação necessária para se chegar no objetivo.

Principais pilares de projeto pessoal

O projeto pessoal poderá te auxiliar em diversas vertentes da vida como as que citarei abaixo.

Vida pessoal

Quando falamos em vida pessoal, entendemos que temos várias pequenas missões ao longo da vida. Aprender a andar, falar em público, fazer uma viagem internacional, entre outras. 

Cada uma dessas missões da vida pessoal é o que nos torna únicos e capazes de alcançar os objetivos que estabelecemos em nossa vida. Ou seja, é a nossa bagagem histórica que nos constrói. 

Assim, a vida pessoal é o principal pilar que conduz a possibilidade de alcançarmos ou não os nossos objetivos. 

Vida profissional

Os projetos que envolvem a vida profissional são, geralmente, aqueles que nos ajudam a aprimorar ou ampliar os nossos conhecimentos, para ter um desempenho melhor nas funções que executamos.

Isso pode ser uma graduação, um segundo idioma, um curso de capacitação etc. 

Vida espiritual

Quando falamos em vida espiritual, não é necessariamente apenas religioso, mas sim sobre a nossa saúde mental e a forma como estamos preparados para enfrentar as diferentes situações da nossa vida. 

É necessário realizarmos alguns projetos para que a nossa percepção de mundo possa se expandir, para encontrarmos novos sentidos para a vida. Um pouco profundo, mas isso pode ser feito por meio de um voluntariado, ou ainda de dentro para fora, como meditação e terapia.

Objetivos financeiros

Uma ótima maneira de conseguir fazer um extra ou de mudar de renda é trabalhando seus próprios projetos. Na nossa vida é necessário pensar em criar fontes de renda para não ficarmos dependentes apenas de um emprego ou fornecedor. É necessário aprender maneiras de monetização e aplicá-las para entender como se adequam ao seu perfil. Já que cada um possui seu próprio estilo e tempo.

Dicas para desenvolver o seu projeto pessoal

A forma como um projeto pessoal pode ser planejado vai variar muito de acordo com quem irá executá-lo. Porém, existem algumas características que são essenciais para quem está envolvido: motivação, determinação e boas metas. 

Mas além dessas características, existem também algumas dicas simples para iniciar um projeto pessoal. Veja:

Comece definindo o objetivo principal

Para dar o pontapé inicial no seu projeto, você pode utilizar algumas técnicas para definir objetivos, como as metas SMART.

As metas smart é uma forma de você criar metas eficientes através de um método que se classifica em 5 respostas para sua meta ou projeto. Elas precisam ter:

  1. Um objetivo específico;(S)
  2. Precisam ser mensuráveis;(M)
  3. Ser alcançável; (A)
  4. Ter relevância de execução; (R)
  5. Uma data ou período de execução; (T)

Crie um plano com pequenas tarefas 

Após criar seu objetivo macro, divida em pequenas tarefas mensuráveis para execução. Você pode concluir um pouco a cada dia e mensurar a evolução a cada período. 

Defina prazos para desenvolver cada etapa

Ter um cronograma é fundamental para concluir cada etapa do projeto. Defina datas específicas para cada ação que precisa ser realizada no projeto, para que seja possível mensurar no final do prazo estipulado.

Além de ajudar na organização, isso também vai ajudar com que nenhuma etapa fique para trás ou seja esquecida durante o planejamento.

Aproveite o Networking

Com certeza, você já conheceu diferentes profissionais, cada um com a sua particularidade. Você sabia que esse Networking também pode te ajudar no seu projeto? 

Você pode recorrer a uma velha amizade de trabalho para formar uma ótima equipe para trabalhar juntos em uma mesma ideia, com foco em um objetivo em comum. Isso será benéfico para ambos.

Utilize a tecnologia à seu favor

A maior facilidade que temos neste século é de encontrar sistemas para auxiliar na gestão de estratégias e dos negócios. Muitos deles oferecem recursos gratuitos ou é até 100% gratuito.

Buscar uma solução que te auxilie e libere mais tempo é sempre essencial. Assim, você foca no mais importante.

Aprenda com fracassos

Nem tudo vai funcionar perfeitamente de primeira, mas acostume-se, pois, afinal, é a partir disso que aprendemos ainda mais, saindo melhores do que chegamos.

Entenda os pontos falhos e trabalhe para melhorar sempre, analise e busque soluções e nunca hesite em pedir ajuda.


Agora com todas essas direções, ficará mais fácil para desenvolver seu projeto, mas tome cuidado com metas irreais e inatingíveis. Pense grande, mas inicie pequeno e comece assim que possível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assuntos relacionados

Cadastro Newsletter

Fique por dentro dos principais assuntos do mundo do empreendedorismo. Atualize seus conhecimentos, baixando materiais como ebooks, planilhas, vídeos e muito mais.