Se você chegou até aqui é porque em algum momento você certamente já teve a ideia de começar um negócio próprio. Os motivos podem ser inúmeros, como o desemprego, desejo de autonomia financeira ou uma grande ideia para por em prática.
O primeiro passo para abrir um negócio próprio é sempre o mais difícil e o mais importante para o futuro empreendedor. Por isso, antes mesmo de começar a por a mão na massa, os aspirantes a empreendedores ficam com medo do futuro que os espera e do possível fracasso.
Investir o dinheiro muitas vezes suado em um negócio de incertezas é a principal frustração que atinge quem deseja empreender.
Por isso, separamos 06 dicas que farão você se sentir mais seguro no momento de empreender. Vamos lá?
DICAS PARA COMEÇAR UM NEGÓCIO PRÓPRIO
Liste as coisas que gosta de fazer ou tem experiência
Um dos principais pontos que você deve levar em consideração na hora de abrir um negócio próprio é a atividade que irá exercer. Você gosta ou vai gostar de trabalhar na sua nova empresa? Você sabe como fazer o que vai se propor? Tem experiência na área? Todas essas questões precisam ser levantadas e analisadas ainda no momento de planejamento da empresa, antes de por a mão na massa.
Estude o cenário em que seu negócio estará inserido
Se você já decidiu qual será a área de atuação do seu negócio, é hora de estudar o mercado! Analise a concorrência, o público, os aspectos demográficos, os valores cobrados e tudo o que possa vir a influenciar futuramente no seu negócio.
Consulte órgãos públicos sobre os trâmites legais, licenças, impostos e procure formalizar sua empresa
A formalização da empresa é fundamental para o sucesso do seu negócio. Por isso, consulte os órgãos públicos e não meça esforços para deixar seu novo negócio dentro da lei. Consulte um contador para que ele verifique qual o enquadramento de regime tributário sua empresa será inserida. MEI, Simples Nacional, Lucro Presumido etc.
Desenvolva um plano de negócios e as estratégias de marketing para sua empresa
Ainda que esteja no início, é de extrema importância que você desenvolva o planejamento estratégico para sua empresa. Ele vai garantir que o negócio possa prosperar de acordo com a sua evolução, sem dar um passo maior do que o necessário.
Além disso, o planejamento de marketing vai permitir que seu empreendimento cresça também em visibilidade e aquisição de clientes.
Separe as finanças pessoais das referentes ao negócio
Conciliar o emprego com as finanças pessoais pode ser um grande desafio se você não tiver total controle sobre as finanças do seu novo negócio. Uma boa dica é manter em separado as contas bancárias e trabalhar com o fluxo de caixa para analisar os recursos que entraram e saíram da empresa.
Cuidado com a disciplina e a atitude
Por último, é preciso ter em mente que a fase inicial de um negócio nunca é fácil. Disciplina e dedicação são dois grandes diferenciais de empreendedores de sucesso. Persista na ideia e sempre mantenha o foco nos objetivos, sem fraquejar diante das primeiras dificuldades.
Gostou das dicas? Com esses passos temos certeza de que você terá mais segurança ao começar um negócio próprio.
Fique a vontade para sugerir mais dicas que ajudem futuros empreendedores.