CNAE e Simples Nacional: como combinar?

Consultor VHSYS

CNAE e Simples Nacional: como combinar?

Ao abrir uma empresa o regime tributário é uma das preocupações primordiais. Escolher o regime mais adequado significa, as vezes, lidar com menos burocracia e ainda economizar. Nesse sentido, as vantagens do Simples Nacional despontam. Nesse artigo vamos falar sobre quais os critérios para o enquadramento de acordo com a CNAE no Simples Nacional. Confira!

O que é Simples Nacional?

O Simples Nacional é um regime tributário pensado para reduzir a burocracia, por meio de uma única guia mensal se faz o recolhimento de todos os tributos federais, estaduais e municipais: Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ); Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL); Programa de Integração Social / Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep); Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins); Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); Imposto Sobre Serviços (ISS); Contribuição para a Seguridade Social destinada à Previdência Social (CPP).

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

A Guia de recolhimento é o DAS, documento único de arrecadação. O cálculo é feito automaticamente no site da Receita Federal. Até o dia 20 de cada mês. O regime é voltado para micro e pequenas empresas, cujo faturamento anual não ultrapasse a soma de R$3,6 milhões.

O que é CNAE?

A CNAE é a classificação Nacional de Atividades Econômicas, ela é importante porque ajuda a normalizar a nomenclatura das atividades exercidas por empresa. Trata-se de um código e como encontrar a CNAE para sua empresa foi tema desse artigo – confira – . Para descobrir se a classificação de sua empresa se enquadra no regime tributário é possível conferir no portal do CNAE, no seguinte endereço: http://cnae-simples.net/.

Neste artigo falamos sobre a importância de conhecer corretamente a classificação de sua empresa. Apontamos ainda as facilidades do simples nacional. Reafirmamos a necessidade de, nesses casos que envolvem legislação, procurar a ajuda de profissionais, seja de um contador ou de um advogado. Isso porque evitar problemas com o fisco é vital para uma empresa se manter no mercado. Além disso, escolher o regime tributário adequado ajuda a manter o caixa de sua empresa em dia, sem problemas financeiros.

Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado. Qualquer dúvida, escreva-nos.

E deixe sua sugestão nos comentários.

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Consultor VHSYS
Sobre o autor
Consultor VHSYS

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações

FECHAR

VHSYS - Sistema de Gestão Empresarial