CEO: o que é e qual sua função na empresa?

Rosana Moraes

Atualmente o mundo está vivenciando uma explosão de startups: empresas com soluções inovadoras, que podem ter alto crescimento em ritmo acelerado e faturar enorme quantias. Fundar ou trabalhar em um negócio desses acabou se tornando o sonho de muitos profissionais, especialmente com o destaque que este tipo de negócio vem tendo na mídia nos últimos tempos.

Neste cenário, ganhou evidência a figura do CEO (Chief Executive Officer – Diretor Executivo, Diretor Geral ou Presidente, em português), com grandes exemplos como Steve Jobs (Apple), Mark Zuckerberg (Facebook) e Bill Gates (Microsoft) sendo conhecidos e admirados mundialmente. No entanto, você sabe quais são realmente as funções deste líder dentro das startups? Saiba mais neste artigo e descubra como implementar este cargo ou o que é preciso para ser este profissional na sua empresa:

O CEO na hierarquia da empresa

O CEO ocupa um cargo de grande responsabilidade: ele é o principal líder da organização, encarregado das decisões estratégicas da startup. Por estar no topo da estrutura, este profissional tem funções específicas e um certo grau de autonomia. No entanto, isso não significa que ele pode mandar e desmandar seguindo apenas suas próprias vontades – ele responde diretamente ao quadro de diretores e conselheiros da empresa.

Para ser CEO não basta ser o fundador da empresa ou então um investidor, é necessário que o profissional tenha perfil de liderança e visão macro do negócio. Por isso, em muitos casos, este cargo é ocupado por meio de contratações tradicionais ou então por um colaborador que tenha sido formado e treinado para assumir a responsabilidade.

Quais são as atividades do CEO?

Um CEO pode ter funções variadas dependendo do porte da empresa e do momento de crescimento em que ela se encontra. Em negócios de pequeno porte, este líder atua tanto com planejamento e metas a longo prazo, como também na parte operacional e em decisões cotidianas, como a contratação de novos colaboradores. À medida que a organização vai se desenvolvendo, esse profissional vai se afastando das tarefas de operação, colocando outros líderes para tais cargos e assumindo integralmente o papel estratégico.

Em geral, a responsabilidade do CEO é: desenvolver a visão da empresa e os talentos internos; manter o relacionamento com investidores; se reportar ao quadro de diretores (ou conselho) e tomar decisões estratégicas para alavancar o negócio.

Visão da empresa: o CEO deve ter claramente o propósito e a cultura da empresa em sua mente e é sua responsabilidade trabalhar para que todos os envolvidos – líderes, colaboradores, investidores, diretoria e outros públicos – conheçam e façam parte dessa estratégia. Assim, ficam alinhados os objetivos da organização, o que ela é e o que ela não é, para que todos possam segui-los e trabalhar para o desenvolvimento do empreendimento.

Isso não significa que é o papel do CEO criar a cultura organizacional, mas sim usar sua importância na estrutura organizacional para disseminar esse conjunto de comportamentos e boas práticas.

Desenvolvimento de talentos: o sucesso tanto de uma startup como de uma empresa tradicional também está ligado às pessoas que trabalham nela. O CEO deve estar atento em não só garantir que os melhores profissionais, e de perfil compatível à cultura da instituição, sejam contratados, mas também que cresçam e desenvolvam habilidades importantes para o futuro da organização.

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Relacionamento com os investidores: Além da ligação com o público interno da empresa, o CEO também deve ter atenção aos investidores da startup. Ele é responsável pelo relacionamento direto com eles, preparando e apresentando o pitch (discurso de convencimento para receber aportes financeiros), fazendo networking e fortalecendo as relações já existentes.

Esse profissional não é o único a ter contato com os investidores, no entanto, ele é peça-chave nesse relacionamento.

Reportar ao quadro de diretores: como dito anteriormente, o CEO não age sozinho ou apenas por suas vontades e ideias – ele responde por suas ações diretamente ao quadro de diretores ou conselheiros da empresa. Como de costume, para alinhar as decisões estratégicas e ficar a par dos acontecimentos é necessário realizar reuniões periódicas. É dever do profissional preparar e liderar esses encontros, produzindo os materiais que serão entregues aos membros do grupo.

O papel do conselho e diretores deve ser de ajudar o CEO no planejamento estratégico e fiscalizar o desempenho da empresa. Por isso o relacionamento entre as partes deve ser de confiança, profissionalismo e proximidade.

– Além dessas funções, o CEO deve supervisionar a performance dos seus gestores, acompanhar a situação financeira do negócio e também estar de olho no cenário externo à empresa: prestando atenção nos concorrentes e nas mudanças, tendências e oportunidades de mercado.

Habilidades de um CEO

Por ser um cargo de grande visibilidade e importância, há algumas habilidades que são necessárias este profissional. Um CEO deve ter facilidade de comunicação com diversos públicos – seja para conversar com os colaboradores, acompanhar o desempenho da empresa com os gestores, reportar ao conselho e diretores, falar com a imprensa e apresentar o pitch aos investidores em potencial -, ter visão macro do negócio, apresentando novas soluções aos desafios cotidianos, e a capacidade de tomar decisões estratégicas, além de saber gerir as pessoas e de ser exemplo para a equipe.

Este profissional deve possuir essas características e habilidades para exercer o cargo com eficiência. No entanto, também deve estar preparado para lidar com situações inesperadas e aprender conforme a empresa vai se desenvolvendo, ainda mais se atuar em uma startup.

Tenha dados precisos para a tomada de decisões da sua empresa

Para agir com eficiência, o CEO precisa ter em mãos relatórios detalhados da performance dos diversos setores da empresa e que seus processos estejam funcionando corretamente. Com tantas responsabilidades, não só deste profissional, mas como dos gestores e colaboradores, fica difícil ter o controle sobre as áreas caso ainda sejam usados métodos manuais, como planilhas e livros, para fazer esse acompanhamento.

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Rosana Moraes
Sobre o autor
Rosana Moraes
Assistente de Marketing de Conteúdo na VHSYS. Formada em Jornalismo pela PUCPR, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Positivo.