Conecte-se ao empreendedorismo

Gestão de pessoas: como contratar bons funcionários para a sua empresa

Tempo de Leitura: 3 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Contratar um funcionário é um processo extenso e trabalhoso. Para reter um colaborador eficiente para a sua empresa, é necessário estar atento não apenas no que sua empresa precisa, mas no que o seu candidato pode oferecer.
Mas por que se preocupar com a contratação de um novo colaborador? Acompanhe nosso artigo para saber.

Produtividade comprometida

Nós já falamos em outro artigo o quão prejudicial para a sua empresa é o turnover, a rotatividade de funcionários. Além das despesas econômicas com as verbas rescisórias, trocar funcionários requer tempo e paciência.

Se um funcionário que já cumpriu o aviso prévio saiu da empresa sem antes ter a garantia da entrada de um substituto, significa que não haverá ninguém produzindo naquela função. A vaga ficará desocupada e sua empresa sofrerá um desequilíbrio estrutural.

Além disso, se você incumbir as tarefas do seu ex-funcionário para outra pessoa em outra posição, haverá o acúmulo de tarefas que, além de prejudicar o desempenho do seu colaborador, também pode resultar em uma ação trabalhista.

O que sua empresa precisa

Ao abrir uma vaga, não basta apenas pensar na ocupação que o futuro colaborador deve desempenhar. Estar inserido em uma empresa significa fazer parte de todos os processos que compõe a sua empresa, bem como sua cultura e seus objetivos.

O futuro colaborador deve estar preparado para as adversidades que a empresa exige – relacionamento com cliente, atendimento, vendas, comunicação interna, entre outras funções que podem ser necessárias em uma emergência, por exemplo.

Conheça o sistema de gestão empresaria VHSYS!

O colaborador ideal para o cargo certo

Atendimento, suporte e vendas são cargos que requerem pessoas atenciosas, pacientes, comunicativas e com boa dicção para lidar com os clientes. Sendo assim, não faz sentido colocar uma pessoa completamente tímida para essas ocupações.

Já cargos “internos”, como estoque, social media, contabilidade e outras funções internas da empresa podem, sim, ter pessoas tímidas, pois isso não irá afetar o seu trabalho.

No entanto, o que também pode acontecer é ter um candidato com pouco conhecimento para um determinado cargo mas que possui o perfil certo para ele, nada que um bom treinamento não
Portanto, na hora de escolher um candidato, analise sua personalidade para saber em qual cargo ele irá se destacar e mais poderá contribuir.

Capacitação

Como falamos acima, outra parte fundamental para ter bons colaboradores, é investir em sua capacitação. Ofereça treinamentos, cursos, workshops, toda e qualquer processo de aprendizagem que contribua de forma significativa para sua performance na empresa.

Além disso, informe corretamente sobre as funções, responsabilidades, método de trabalho, recursos disponíveis e resultados que devem ser apresentados por seu colaborador. Acompanhe o desempenho do colaborador e realize feedbacks esporádicos.

Resultado

Gestão de pessoas: como contratar bons funcionários para a sua empresaCom o feedback o seu colaborador já saberá o que está indo bem, o que precisa melhorar e o que deve fazer para melhorar os resultados. No entanto, faça com que ele saiba que seu trabalho é valorizado e que empresa e colaborador crescem juntos.

A contratação de funcionários não deve ser negligenciado para apenas preencher uma vaga. Tenha em mente que um novo colaborador é um investimento para a sua empresa que, da mesma forma que você cuida e capacita, também deve apresentar resultados e se encaixar na sua empresa.

O VHSYS é um software de gestão empresarial completo que possibilita ao empresário a integração de diversos setores da empresa, trazendo maior agilidade e segurança na hora de emitir notas fiscais, controlar o fluxo de caixa, a entrada e saída e produtos do estoque e muito mais. Clique aqui e experimente grátis.

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!