Nós já debatemos a importância de registrar todas as transações financeiras para controlar o fluxo de caixa da sua empresa e, com isso, monitorar o desempenho do seu negócio, certo? Mas você saberia detalhar os investimentos que estão dando um bom retorno ou não?
O que você vai encontrar?
ToggleAtravés de análise e cálculo, o retorno sobre o investimento (ROI) mostra quais investimentos estão sendo mais vantajosos para o sucesso da sua empresa. Quer saber mais? Então nos acompanhe!
O que é ROI?
ROI é a sigla em inglês para “Return on Invesment”, que em português significa “Retorno sobre o investimento”. Portanto, ROI é a relação entre o dinheiro perdido ou ganho através de um investimento e o lucro obtido com dinheiro investido.
Os investimentos englobam todas as ações da sua empresa visando algum lucro futuro como treinamento interno, campanhas de marketing, aquisição de novas tecnologias, etc.
Por que é importante calcular o ROI?
A saúde financeira de uma empresa é resultado de um ganho maior do que o gasto e, sem medir os investimentos, fica difícil visualizar o que está, realmente, dando certo. Um gestor não pode correr o risco de repetir investimentos em ações que estão causando prejuízos para o seu negócio.
A partir do cálculo do ROI as empresas podem reavaliar suas metas e objetivos, redefinir suas estratégias de marketing e venda, além de planejar cautelosamente o que deve ser investido e o valor investido.
O planejamento adequado e os investimentos certos podem melhorar o faturamento da sua empresa e o acompanhamento do ROI contribui para avaliar se a sua empresa está no caminho certo e se está alcançando os seus objetivos.
Como calcular o ROI
ROI = (Ganho obtido – Investimento Inicial) / Investimento inicial
Por exemplo, se o ganho obtido de um investimento em marketing digital foi 10.000 e o investimento inicial foi 2.000, então:
(10.000 – 2.000) / 2.000 = 4.000
Sendo assim, o ROI obtido na sua campanha foi de R$4.000.
Ferramentas para o cálculo
Para obter resultados mais precisos no cálculo de ROI, utiliza ferramentas para o controle de finanças. Relatórios detalhados de vendas, por exemplo, permite analisar os períodos mais lucrativos, bem como, avaliar os investimentos feitos para o retorno financeiro positivo.
Portanto, reforçamos que os gestores devem registrar as atividades de todos os seus setores para ponderar os pontos fortes e fracos da sua empresa através de informações consistentes que os irá ajudar a melhor direcionar o dinheiro investido em sua empresa.
E você, já calculou o ROI do seu negócio? Compartilhe conosco suas impressões para o sucesso da sua empresa!