A importância do cálculo de ROI para a sua empresa

Fernando

 A importância do cálculo de ROI para a sua empresa

Nós já debatemos a importância de registrar todas as transações financeiras para controlar o fluxo de caixa da sua empresa e, com isso, monitorar o desempenho do seu negócio, certo? Mas você saberia detalhar os investimentos que estão dando um bom retorno ou não?

Através de análise e cálculo, o retorno sobre o investimento (ROI) mostra quais investimentos estão sendo mais vantajosos para o sucesso da sua empresa. Quer saber mais? Então nos acompanhe!

O que é ROI?

ROI é a sigla em inglês para “Return on  Invesment”, que em português significa “Retorno sobre o investimento”. Portanto, ROI é a relação entre o dinheiro perdido ou ganho através de um investimento e o lucro obtido com dinheiro investido.

Os investimentos englobam todas as ações da sua empresa visando algum lucro futuro como treinamento interno, campanhas de marketing, aquisição de novas tecnologias, etc.

Conheça o VHSYS e facilite a gestão da sua empresa!

Por que é importante calcular o ROI?

A saúde financeira de uma empresa é resultado de um ganho maior do que o gasto e, sem medir os investimentos, fica difícil visualizar o que está, realmente, dando certo. Um gestor não pode correr o risco de repetir investimentos em ações que estão causando prejuízos para o seu negócio.

A partir do cálculo do ROI as empresas podem reavaliar suas metas e objetivos, redefinir suas estratégias de marketing e venda, além de planejar cautelosamente o que deve ser investido e o valor investido.

O planejamento adequado e os investimentos certos podem melhorar o faturamento da sua empresa e o acompanhamento do ROI contribui para avaliar se a sua empresa está no caminho certo e se está alcançando os seus objetivos.

Como calcular o ROI

ROI = (Ganho obtido – Investimento Inicial) / Investimento inicial

Por exemplo, se o ganho obtido de um investimento em marketing digital foi 10.000 e o investimento inicial foi 2.000, então:

(10.000 – 2.000) / 2.000 = 4.000

Sendo assim, o ROI obtido na sua campanha foi de R$4.000.

Ferramentas para o cálculo

Para obter resultados mais precisos no cálculo de ROI, utiliza ferramentas para o controle de finanças. Relatórios detalhados de vendas, por exemplo, permite analisar os períodos mais lucrativos, bem como, avaliar os investimentos feitos para o retorno financeiro positivo.

Portanto, reforçamos que os gestores devem registrar as atividades de todos os seus setores para   ponderar os pontos fortes e fracos da sua empresa através de informações consistentes que os irá ajudar a melhor direcionar o dinheiro investido em sua empresa.

E você, já calculou o ROI do seu negócio? Compartilhe conosco suas impressões para o sucesso da sua empresa!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações