O objetivo de toda empresa é fechar negócios. As vendas são essenciais para atingir esse objetivo, no entanto, para vender é preciso saber como negociar. Para ajudá-lo, nesse artigo vamos falar sobre o que é negociação, sua importância e algumas técnicas que você pode usar na sua empresa.
O que você vai encontrar?
ToggleNegociação
Todos os aspectos de nossa vida são permeados pelas relações, sejam pessoais ou profissionais. Para manter os relacionamentos, independente de sua natureza, é importante aprender a negociar para encontrar o melhor acordo para as partes envolvidas.
A negociação é entendida como um processo de comunicação que tem o objetivo de fazer com que os interesses se encontrem em um ponto, em casos onde esses interesses e expectativas sejam divergentes. Em outras palavras, é na conversa em que, por fim, todos se entendem, sem prejuízo para ninguém.
Em uma empresa a negociação está em todos os setores: na produção; na venda; na relação entre os colaboradores; entre o empreendedor e os fornecedores, e outros contatos. Então, como desenvolver a habilidade de negociação e manter relacionamentos saudáveis?
Qualidades de um bom negociador
Um bom negociador é antes de tudo um excelente ouvinte. Isso implica conseguir ouvir para além do que o outro – que pode ser o cliente ou o colaborador – tem a dizer. Ao aprender a identificar as expectativas do seu interlocutor, é possível construir um arranjo em que os dois saiam satisfeitos. Também é importante saber ouvir um não de modo sereno. Esse é o caminho para o sucesso. Nada pior do que reagir de modo impulsivo.
Ter empatia é outra habilidade a ser desenvolvida. Como no item exposto no parágrafo anterior, essa característica significa ter a capacidade de se colocar no lugar do outro. Desse modo, é fácil identificar o que ele espera de você e, no caso das vendas, de seu produto ou serviço. Assumir essa outra perspectiva ajuda a oferecer ou construir uma visão compartilhada.
Outros fatores que influenciam em uma negociação são a ordem de fala e de escuta. Deixe que seu interlocutor fale primeiro. Ao passo que ele se expressa e expõe suas intenções, você pode especificar quais pontos são interessantes para seu objetivo na negociação. Agindo assim, fica mais fácil mostrar ao outro o porquê da sua oferta ser condizente com o que ele espera. O contrário também é válido: uma vez que ao ouvi-lo, será possível identificar quais itens precisam ser reavaliados entre as partes.
Conclusão
Apesar de simples, essas dicas são importantes para uma boa negociação – seja com seus clientes, funcionários, sócios, fornecedores ou outros públicos. Alguns vendedores e gestores, na correria e cobranças do dia a dia, acabam se esquecendo de se colocar no lugar do outro, de realmente ouvir seus interlocutores e permitir que seu contato se expresse corretamente. Nenhum comprador gosta quando o vendedor não para de falar, sem deixá-lo ter vez; nenhum colaborador, fornecedor, sócio ou qualquer pessoa com interesse na empresa gosta de ser ignorado. Portanto, para evitar problemas futuros e fortalecer os relacionamentos, invista tempo e energia em cada relação.
Mas como fazer isso se, como empreendedor, há tantos processos que precisam ser realizados e dependem do seu acompanhamento? Uma solução: aproveite os recursos tecnológicos para automatizar algumas operações, tornando-as mais ágeis e eficientes.
Com o sistema de gestão empresarial VHSYS é possível fazer diversas tarefas administrativas em um único software, tendo o controle das áreas de vendas, financeira, compras, estoque e serviços. Realize várias atividades como emissão de notas fiscais e boletos, fluxo de caixa, contas a pagar e receber, giro de estoque, serviços recorrentes e outros processos – tudo com a praticidade de apenas alguns cliques.
Automatize a gestão da sua empresa e tenha mais tempo para cultivar os relacionamentos com seus clientes, colaboradores, sócios e fornecedores. Faça um teste gratuito com o VHSYS e otimize os processos do seu negócio!