Conecte-se ao empreendedorismo

Técnicas de como negociar e aprimorar suas vendas

Tempo de Leitura: 3 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

O objetivo de toda empresa é fechar negócios. As vendas são essenciais para atingir esse objetivo, no entanto, para vender é preciso saber como negociar. Para ajudá-lo, nesse artigo vamos falar sobre o que é negociação, sua importância e algumas técnicas que você pode usar na sua empresa.

Negociação

Todos os aspectos de nossa vida são permeados pelas relações, sejam pessoais ou profissionais. Para manter os relacionamentos, independente de sua natureza, é importante aprender a negociar para encontrar o melhor acordo para as partes envolvidas.

como-negociar-blog-vhsys-05-09_02

A negociação é entendida como um processo de comunicação que tem o objetivo de fazer com que os interesses se encontrem em um ponto, em casos onde esses interesses e expectativas sejam divergentes. Em outras palavras, é na conversa em que, por fim, todos se entendem, sem prejuízo para ninguém.

Em uma empresa a negociação está em todos os setores: na produção; na venda; na relação entre os colaboradores; entre o empreendedor e os fornecedores, e outros contatos. Então, como desenvolver a habilidade de negociação e manter relacionamentos saudáveis?

Qualidades de um bom negociador

Um bom negociador é antes de tudo um excelente ouvinte. Isso implica conseguir ouvir para além do que o outro – que pode ser o cliente ou o colaborador – tem a dizer. Ao aprender a identificar as expectativas do seu interlocutor, é possível construir um arranjo em que os dois saiam satisfeitos. Também é importante saber ouvir um não de modo sereno. Esse é o caminho para o sucesso. Nada pior do que reagir de modo impulsivo.

Conheça o VHSYS e facilite a gestão da sua empresa!

Ter empatia é outra habilidade a ser desenvolvida. Como no item exposto no parágrafo anterior, essa característica significa ter a capacidade de se colocar no lugar do outro. Desse modo, é fácil identificar o que ele espera de você e, no caso das vendas, de seu produto ou serviço. Assumir essa outra perspectiva ajuda a oferecer ou construir uma visão compartilhada.

Outros fatores que influenciam em uma negociação são a ordem de fala e de escuta. Deixe que seu interlocutor fale primeiro. Ao passo que ele se expressa e expõe suas intenções, você pode especificar quais pontos são interessantes para seu objetivo na negociação. Agindo assim, fica mais fácil mostrar ao outro o porquê da sua oferta ser condizente com o que ele espera. O contrário também é válido: uma vez que ao ouvi-lo, será possível identificar quais itens precisam ser reavaliados entre as partes.

Conclusão

Apesar de simples, essas dicas são importantes para uma boa negociação – seja com seus clientes, funcionários, sócios, fornecedores ou outros públicos. Alguns vendedores e gestores, na correria e cobranças do dia a dia, acabam se esquecendo de se colocar no lugar do outro, de realmente ouvir seus interlocutores e permitir que seu contato se expresse corretamente. Nenhum comprador gosta quando o vendedor não para de falar, sem deixá-lo ter vez; nenhum colaborador, fornecedor, sócio ou qualquer pessoa com interesse na empresa gosta de ser ignorado. Portanto, para evitar problemas futuros e fortalecer os relacionamentos, invista tempo e energia em cada relação.

Mas como fazer isso se, como empreendedor, há tantos processos que precisam ser realizados e dependem do seu acompanhamento? Uma solução: aproveite os recursos tecnológicos para automatizar algumas operações, tornando-as mais ágeis e eficientes.

Com o sistema de gestão empresarial VHSYS é possível fazer diversas tarefas administrativas em um único software, tendo o controle das áreas de vendas, financeira, compras, estoque e serviços. Realize várias atividades como emissão de notas fiscais e boletos, fluxo de caixa, contas a pagar e receber, giro de estoque, serviços recorrentes e outros processos – tudo com a praticidade de apenas alguns cliques.

Automatize a gestão da sua empresa e tenha mais tempo para cultivar os relacionamentos com seus clientes, colaboradores, sócios e fornecedores. Faça um teste gratuito com o VHSYS e otimize os processos do seu negócio!

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!