Conecte-se ao empreendedorismo

Quem pode fazer a antecipação de recebíveis online?

Tempo de Leitura: 8 minutos
Sabemos que muitas vezes, na organização de um negócio às contas fogem ao nosso controle e nós precisamos optar por outras saídas, não é mesmo? Além disso, sabemos também que um empréstimo não é uma saída tão simples assim.
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Imprevistos acontecem e os empreendedores também estão sujeitos a isso. Logo, conhecer soluções para lidar com questões financeiras é essencial para manter o controle do seu empreendimento. 

Dito isso, é preciso reforçar que existem diversas maneiras de conseguir capital de giro para a sua empresa e, a mais comum delas é o empréstimo. Todavia, existem outras saídas, como a antecipação de recebíveis que podem te ajudar na gestão do seu negócio.

Pensando nisso, escrevemos esse artigo, em que iremos te explicar tudo sobre este assunto e principalmente se a antecipação de recebíveis é uma boa solução para o seu caso, acompanhe este artigo 🙂

Como funciona a antecipação de recebíveis?

De maneira simplificada, podemos dizer que a antecipação de recebíveis online é uma forma de receber antecipadamente um valor que já seria seu no futuro. 

Essa prática é muito útil para empresas que trabalham com prazos de pagamentos mais longos ou que o fluxo de caixa é mais limitado. Ao antecipar esses valores, é possível ter mais recursos para capital de giro, investir em novos projetos ou até mesmo fazer melhorias dentro do negócio.

Optando por essa antecipação o empreendedor paga taxas menores do que pagaria ao contratar um empréstimo e ainda cobre as despesas com uma solução a curto prazo. 

Entretanto, é necessário estar atento às consequências da antecipação de recebíveis. Isso porque, ao receber adiantado um valor que só seria seu futuramente, você deixará de receber esse valor no futuro e para que isso não se torne uma bola de neve é preciso ter muito planejamento financeiro.

Por esse motivo, procure pelas menores taxas ao contratar o serviço de antecipação de recebíveis, este passo será de grande ajuda para encontrar a forma mais rentável.

Mas, quem pode fazer a antecipação dos recebíveis? Falamos melhor sobre o assunto em seguida!

Quem pode antecipar recebíveis?

A resposta é simples: qualquer empresa que possua valores a receber pode antecipar seus recebíveis. Incluindo desde pequenos negócios até grandes corporações de diferentes segmentos.

Como falamos anteriormente, esse recurso é bastante interessante para empresas que enfrentam dificuldades no fluxo de caixa, mas que não querem recorrer a empréstimos ou outros financiamentos e linhas de crédito que envolvam juros e encargos. 

Além disso, a antecipação pode ser uma alternativa para quem procura trazer inovações para o negócio, como ações de marketing, investimento em tecnologia e outros, sem comprometer o capital de giro.

No entanto, essa prática não é indicada para algumas situações, afinal, é preciso ter uma boa gestão de contas para não se perder neste fluxo. Por isso, antes de optar pela modalidade, é preciso avaliar as condições oferecidas pelos bancos e instituições financeiras.

Calcule os custos que estão envolvidos e analise se essa operação é vantajosa a longo prazo. Além disso, não esqueça de fazer a gestão de contas sempre para que essa decisão não se torne uma bola de neve.

Agora, você deve estar se perguntando: qual o valor das taxas cobradas para antecipar as contas a receber?

Geralmente, as taxas são calculadas em cima do valor dos recebíveis e variam de 1% a 5% ao mês, tudo depende do prazo de antecipação, do risco da operação e, é claro, do valor envolvido na transação

Além da taxa de antecipação, é comum que outras tarifas sejam cobradas, a depender da instituição financeira escolhida, entre elas estão a tarifa de análise de crédito, tarifa de registro do contrato e taxas de emissão de boleto. 

Como fazer antecipação de recebíveis?

Agora que você já sabe como funciona a antecipação de recebíveis, chegou o momento de entender como fazer esse pedido. 

Para te ajudar a entender melhor como colocar em prática, elencamos algumas opções para antecipação de valores, bem como alguns passos para fazê-lo. Confira:

  • Antecipação de cheques

Quando o assunto são cheques pré-datados, as empresas que recebem esse tipo de pagamento de seus clientes podem fazer a antecipação do recebimento desses cheques em uma instituição financeira.

Neste caso, a empresa receberá o dinheiro do cheque, menos uma taxa de desconto que é cobrada pela instituição financeira escolhida.

  • Fatoração

 A fatoração é uma opção para empresas que vendem a prazo para outras empresas. 

Neste caso, a empresa vende suas faturas para uma empresa de factoring, que então assume a responsabilidade de cobrar o valor das faturas dos clientes.

Dessa forma, a empresa receberá um adiantamento do valor da fatura, geralmente, em torno de 80% a 90% do valor total. Quando a fatura for paga pelo cliente, a empresa receberá o valor restante, menos uma taxa de desconto.

  • Antecipação de vendas no cartão de crédito

Essa é uma das antecipações mais comuns, pois quase todos os empreendimentos trabalham com maquininhas de cartão. 

Neste caso, é possível antecipar o recebimento dessas vendas em uma instituição financeira. Dessa forma, a empresa receberá o valor das vendas, menos uma taxa de desconto que é cobrada pela instituição financeira escolhida.

Em todos os casos, para escolher a melhor opção de antecipação de recebíveis, a empresa deve levar em consideração o custo das taxas de desconto, o tempo que leva para receber o dinheiro, a reputação da instituição financeira e suas necessidades de financiamento.

É importante lembrar que a antecipação de recebíveis não é uma solução de longo prazo para problemas financeiros. 

É uma opção para ajudar a empresa a lidar com necessidades de curto prazo, por isso, a empresa deve investir em um plano para lidar com seus problemas financeiros de maneira mais abrangente.

Se para o caso da sua empresa ainda for viável antecipar valores, o processo acontece em alguns passos, que geralmente são esses: 

  • Identificação das faturas que podem ser antecipadas ou os cheques pré-datados que serão recebidos em breve.
  • Contato com as instituições financeiras para obter informações sobre as opções de antecipação de recebíveis que estão disponíveis para o negócio.
  • Comparação das taxas de desconto e as condições oferecidas pelas diferentes instituições financeiras.
  • Escolha da melhor opção de antecipação de recebíveis para a empresa.
  • Envio das faturas ou os cheques pré-datados para a instituição financeira escolhida.
  • Recebimento do dinheiro da antecipação de recebíveis, que será depositado na conta da empresa.
Quem pode fazer a antecipação de recebíveis online?

Como fazer antecipação de recebíveis?

Nós da vhsys estamos sempre em busca de proporcionar as melhores oportunidades para os nossos clientes e, se tratando de questões financeiras, não seria diferente. 

Pensando nisso, começamos uma nova parceria com a Recebíveis Adiante, com o intuito de clarear o seu horizonte sobre o universo da antecipação de recebíveis. 

Portanto, agora que você já sabe mais sobre o assunto e conhece a Recebíveis Adiante, você deve estar se perguntando quais as vantagens de contratar esse serviço com a gente. 

Bem, pensando nisso, elaboramos uma listinha com todos os prós de fechar esse negócio:

  • Garantia de Segurança: a vhsys entende que ter segurança é fundamental para um empreendedor, ainda mais se falarmos sobre questão financeira. Por isso, nossa parceria com a Adiante proporciona ao cliente a tranquilidade que ele merece;
  • Antecipação de Recebíveis: com a Adiante recebíveis a Antecipação de Recebíveis fica mais simples e você pode aproveitar esse benefício antecipando até quatro parcelas;
  • Taxas baixas: a taxa pode variar de acordo com a análise feita. Mas, de acordo com o que temos observado, ela gira em torno de apenas 0,5%. Esse valor pode aumentar ou diminuir, tudo depende do histórico do beneficiário e do sacador;
  • Análise de histórico: como já dissemos anteriormente a Adiante Recebíveis está sempre preocupada com a segurança dos seus clientes, por isso fazemos uma análise do histórico antes de prosseguir com os procedimentos necessários. Por isso, tanto o beneficiário quanto o sacador passam por essa etapa; 
  • Rapidez: a análise do benefício é realizada em até 10 segundos e, para melhorar ainda mais, o valor do adiantamento cai na conta em até 1 hora.

E aí gostou da nossa parceria? O intuito da vhsys e da Adiante Recebíveis é sempre facilitar a vida do cliente, por isso, com a nossa união todo mundo sai ganhando 🙂 Se interessou basta clicar abaixo e realizar seu cadastro.

5 dicas para a sua antecipação de recebíveis ser um sucesso

Por mais que este recurso seja bastante benéfico e tenha suas vantagens perante a outras formas de gerar capital, é importante – assim como em qualquer transação financeira – que as empresas sigam algumas recomendações.

Isso porque, antes de qualquer ação, é preciso avaliar se gerar esse capital será realmente vantajoso para o momento da empresa.

Por esse motivo, elencamos 5 dicas para que sua antecipação de recebíveis seja bem sucedida! Confira:

  • Faça um levantamento dos seus recebíveis nos próximos meses

Antes de decidir por utilizar o recurso, é preciso evitar “tiros no escuro”. Como sua empresa saberá se a transação é vantajosa sem saber quanto tem a receber? 

É impossível fazer um bom negócio sem análises, por isso, faça um levantamento completo de todos os créditos a receber. Dessa maneira, é possível calcular o valor total a ser antecipado, bem como se as taxas cobradas pela antecipação fazem sentido para o momento do negócio. 

  • Verifique o quanto de recursos você quer antecipar

Para antecipar os recebíveis é preciso ter objetivos. Então, pergunte-se: de que maneira esse dinheiro vai me ajudar? 

Existem inúmeras possibilidades, desde novos projetos dentro do negócio até dinheiro para capital de giro. Neste sentido, após saber o objetivo e onde se quer chegar com o dinheiro antecipado, é hora de verificar quanto você quer obter nessa transação.

Seja firme e antecipe só aquilo que condiz com seu objetivo e necessidade da empresa. Faça um planejamento financeiro e mantenha o foco nas suas metas para não criar bolas de neve. 

  • Planeje-se financeiramente para não ficar desfalcado no futuro

Complementando as dicas anteriores, o planejamento é o melhor caminho para antecipar recebimentos e não sentir o impacto dessa escolha no futuro. 

Afinal, o dinheiro antecipado vai deixar de chegar no futuro próximo, então, é preciso pensar no longo prazo e qual o impacto isso terá na sua empresa daqui algum tempo. 

Por isso, planeje-se e antecipe só o que for necessário para o momento presente, isso evitará desfalques no futuro.

  • Faça o cálculo de juros

Essa dica complementa o planejamento financeiro, afinal, calcular as taxas de juros é pensar no futuro e se a escolha de antecipação de recebíveis é viável. Por esse motivo, antes de bater o martelo calcule e pesquise pelas melhores opções de juros.

Afinal, as taxas variam de acordo com a instituição financeira e devido às condições da operação, por isso, é importante que a empresa faça uma análise das melhores opções de taxas e encargos. 

  • Pesquise empresas com credibilidade e melhor custo-benefício

Durante a pesquisa da dica anterior, avalie se a instituição que mais faz sentido tem credibilidade. Afinal, nada adianta uma boa taxa de juros para antecipar os valores, mas, em uma instituição que não transmite confiança.

Quando o assunto é antecipação de recebíveis, não vale tudo para sair com a taxa de juros mais baixa do mercado. Sendo assim, para evitar problemas futuros, é importante que a empresa escolha uma instituição financeira de confiança e credibilidade.

Mas, como fazer isso? Faça uma pesquisa na internet em sites confiáveis como o Reclame Aqui, consulte outras empresas que já utilizaram esse serviço e busque por recomendações de especialistas no assunto.

Parceria Adiante e vhsys com condições especiais ao empreendedor

Agora que você já têm mais conhecimento sobre o assunto é a sua vez de fazer uma escolha, mas, nós podemos te ajudar! Continue a leitura abaixo e entenda como a vhsys e a Recebíveis Adiante podem ser a solução para o seu negócio! 

Nós da vhsys estamos sempre em busca de proporcionar as melhores oportunidades para os nossos clientes e, se tratando de questões financeiras, não seria diferente. 

Pensando nisso, começamos uma nova parceria com a Recebíveis Adiante, com o intuito de clarear o seu horizonte sobre o universo da antecipação de recebíveis. 

Portanto, agora que você já sabe mais sobre o assunto e conhece a Recebíveis Adiante, você deve estar se perguntando quais as vantagens de contratar esse serviço com a gente. 

Bem, pensando nisso, elaboramos uma listinha com todos os prós de fechar esse negócio:

  • Garantia de Segurança: a vhsys entende que ter segurança é fundamental para um empreendedor, ainda mais se falarmos sobre questão financeira. Por isso, nossa parceria com a Adiante proporciona ao cliente a tranquilidade que ele merece;
  • Antecipação de Recebíveis: com a Adiante recebíveis a Antecipação de Recebíveis fica mais simples e você pode aproveitar esse benefício antecipando até quatro parcelas;
  • Taxas baixas: a taxa pode variar de acordo com a análise feita. Mas, de acordo com o que temos observado, ela gira em torno de apenas 0,5%. Esse valor pode aumentar ou diminuir, tudo depende do histórico do beneficiário e do sacador;
  • Análise de histórico: como já dissemos anteriormente a Adiante Recebíveis está sempre preocupada com a segurança dos seus clientes, por isso fazemos uma análise do histórico antes de prosseguir com os procedimentos necessários. Por isso, tanto o beneficiário quanto o sacador passam por essa etapa; 
  • Rapidez: a análise do benefício é realizada em até 10 segundos e, para melhorar ainda mais, o valor do adiantamento cai na conta em até 1 hora.

E aí gostou da nossa parceria? O intuito da vhsys e Adiante Recebíveis é sempre facilitar a vida do cliente, por isso, com a nossa união todo mundo sai ganhando!

Se interessou? Clique aqui e faça seu cadastro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!